Carreira

Ξ 6 comentários

Dicas para “aparecer” no mercado de TI

publicado por Douglas Falsarella

Figura - Dicas para "aparecer" no mercado de TIAs condições continuam difíceis para os profissionais de TI que procuram trabalho, mas diversos sinais apontam que as contratações podem melhorar em breve.

Segundo pesquisas , 82% dos CIOs entrevistados estão confiantes sobre as perspectivas  de crescimento de suas empresas para o terceiro trimestre de 2010. Para o terceiro trimestre eles também estão esperando pessoal qualificado. A maioria dos CIOs (63%) diz que é falta de pessoal que afeta a capacidade de implementar tecnologias inovadoras ou emergentes.

Muitos empregadores, no entanto, ainda estão tomando mais tempo para identificar e assegurar os melhores candidatos. Eles sabem que o mercado de trabalho vai demandar mais profissionais em breve.

Num ambiente tão competitivo, se exige mais esforço do que no passado. Mesmo profissionais de TI altamente qualificados devem tomar medidas para garantir que suas habilidades e experiência – e como eles apresentam os ativos – atender às necessidades dos empregadores.

Competências em TI

Como as empresas surgem de um período de gastos que há pouco eram limitados, elas estão focando principalmente em contratações de  profissionais que podem apoiar fundamentalmente em funções de TI, tais como redes e suporte, mesmo estando cientes de que tais profissionais terão um custo mais elevado. Questionados sobre a habilidade técnica que mais precisam, os CIOs escolheram a administração da rede mais do que qualquer outra habilidade.

Como a demanda do usuário em redes continua a crescer, as empresas estão confiando em administradores qualificados para mantê-las funcionando bem e para incorporar novas tecnologias, conforme a demanda.

Além disso, o suporte a sistemas (PC) foi o conjunto de habilidades mais próximo em demanda, chegando a 55%. Suporte a clientes e usuários finais é imprescindível em quaisquer condições, mas principalmente como aceleração e o crescimento dos negócios. Outros conjuntos de habilidades em alta demanda de administração incluem o Windows (51 %) e gestão de banco de dados (48 %).

Os líderes de TI também foram convidados a nomear a sua maior necessidade funcional. CIOs novamente escolheram rede acima todas as outras áreas, em 19 por cento, acima dos 14 por cento na pesquisa do trimestre anterior. Desenvolvimento de aplicações e segurança foram as escolhas mais comum, menos 12 por cento cada. Outras áreas incluem a necessidade de desenvolvimento de software, dados / gerenciamento de banco de dados e helpdesk / suporte técnico, em 9% cada.

Marketing Yourself

Inundado com currículos de candidatos sem qualificação, os empregadores continuam a alavanca da rede, referências e ferramentas de mídia social para identificar e interagir com os candidatos melhor trabalho. Como resultado, os candidatos necessitam de uma abordagem diversificada para ter sucesso na busca de emprego.

Aqui estão cinco dicas para se destacar no mercado eficazmente:

  1. Concentre-se no retorno do investimento. Em seu currículo online, e qualquer discussão com os gerentes de contratação, explicar como você contribuiu para  as empresas anteriores. Como você tem ajudado as empresas a economizar dinheiro ou aumentar os lucros.
  2. Revigorar sua rede. É cada vez mais importante construir e manter networking ativo. Não confie apenas em esforços online, o  contato mais eficaz ainda é feito pessoalmente. Frequentar congressos do setor e outros eventos, por exemplo, pode ser uma “vitrine”, falando, muitas vezes, muito mais alto do que contatos eletrônicos. Mesmo que seus esforços ainda não resultaram em benefícios concretos, não se desespere. A posição que você procura pode depender apenas da distância existente entre a empresa que precisa contratá-lo, e você, bastando apenas um encontrar o outro, e é nesse momento que um bom networking fa z a diferença.
  3. Intensificar a sua campanha online, (ferramentas de mídia social) não são suscetíveis de ajudar você a se destacar, se você apenas atualizar seus perfis online todos os meses. Verifique se o seu perfil do Linkedin inclui anúncios em outros idiomas, que é comum entre os anúncios de emprego que lhe interessam, por exemplo, e solicitar as recomendações de colegas e gestores de empregos passados. Siga no Facebook ou Twitter feeds de empregadores no intuito de  saber mais sobre eles e como suas habilidades podem ser benéficas para as organizações.
  4. Sempre se atualize. Identifique lacunas no seu conjunto de habilidades e maneiras que você pode preenchê-las. Além de cursos de educação profissional, explore projetos ou trabalho temporários. Você pode construir novas competências com esses tipos de oportunidades, e muitas empresas de recursos humanos também oferecem treinamento gratuito e ferramentas de preparação para a certificação.
  5. Encontrar maneiras de ajudar os outros. Num momento em que tantos no mercado de trabalho estão buscando ajuda, uma maneira de destacar-se para dar uma mão, aconselhamento, a partilha de suas experiências e ajudar outras pessoas a fazer novas conexões profissionais são maneiras fáceis de fazer a diferença. Fazer isso demonstra que você é um profissional envolvido, que não é focado exclusivamente em suas próprias necessidades. Seus esforços também aumentam a probabilidade de que alguém venha em seu auxílio quando você precisar de ajuda.

O mercado de trabalho muda rapidamente, e as condições de negócio flutuam. Se escolherem a contratação gradualmente ou subitamente, os mais bem posicionados profissionais de TI serão aqueles que continuamente aprimoram suas habilidades, constróem as suas redes e mantêm-se visível para os empregadores.

Não perca tempo.

Até a próxima

Autor

Douglas Falsarella é formado em Ciências da Computação e especialista em Routing & Switching, bem como em projetos de Rede e Telecom. Atuou em empresas como Alcatel-Lucent, AT&T, CTBC, Telefônica Internacional. dfalsarella@gmail.com

Douglas Falsarella

Comentários

6 Comments

  • Boas dicas Douglas.

    Coisas obvias que realmente esquecemos na correria do dia-a-dia

  • Excelente suas dicas, normalmente nos focamos em encontrar colocação no mercado e esquecemos do restante.
    Parabéns, continue nos brindando com textos nesse nível.

  • Douglas,

    Excelente matéria, parabens!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes