MobileTecnologia

Ξ Leave a comment

WCDMA da Ericsson vai impulsionar banda larga móvel para todos

posted by Ericsson

Figura - WCDMA da Ericsson vai impulsionar banda larga móvel para todos

  • Ericsson lança WCDMA Flow of Users, Zero Touch WCDMA e Mobile Broadband Expander com foco na banda larga móvel para todos
  • Novas ofertas permitem que operadoras dobrem desempenho da rede WCDMA e tripliquem eficiência operacional simultaneamente, ao mesmo tempo em que oferecem possíveis economias de mais de 60% no custo total de propriedade (TCO em inglês)
  • Quase 90% da população mundial terá cobertura de redes banda larga móvel WCDMA/HSPA até 2021

Com a estimativa da Ericsson (NASDAQ: ERIC) de que até 2021, quase 90% da população mundial tenha cobertura de redes de banda larga móvel WCDMA/HSPA, três novas soluções de WCDMA estão sendo disponibilizadas no mercado: WCDMA Flow of Users, Zero Touch WCDMA e Mobile Broadband Expander. Estas soluções, que representam um passo importante em relação à visão da empresa sobre a banda larga móvel para todos, permitem que as operadoras de telecomunicações dobrem o desempenho da rede WCDMA e tripliquem a eficiência operacional, ao mesmo tempo em que oferecem possíveis economias de mais de 60% no custo total de propriedade.

WCDMA Flow of Users

O Ericsson WCDMA Flow of Users permite que as operadoras mantenham um ótimo fluxo de usuários de smartphones através de uma rede 3G/WCDMA. Ele utiliza uma seleção definida de recursos e configurações de software para equilibrar automaticamente a conta ativa do usuário e a experiência do cliente. Dessa forma, as operadoras podem aprimorar a experiência do usuário com o smartphone, mesmo durante momentos de pico de tráfego, garantindo serviços de voz de alta qualidade.

A solução já foi comprovada em campo, com operadoras mundiais dobrando (ou mais) de forma efetiva seus desempenhos em rendimento de uplink e downlink da rede, além de reduzir significantemente as taxas de ligações caídas.

Jose Pedro Nascimento, vice-presidente de Redes da Telefônica | Vivo, disse: “Escolhemos essa solução para fornecermos uma melhor experiência ao cliente, além de um melhor uso dos nossos recursos de rede.”

Zero Touch WCDMA

A abordagem do Zero Touch WCDMA industrializa a solução Flow of Users em todos os recursos e parâmetros em uma rede 3G/WCDMA, resultando no que pode ser chamado de padrão de ouro. A este padrão, baseado nas recomendações da Ericsson, foi introduzido um período de Zero Touch no ciclo de atualização do software da rede de acesso.

Durante esse período de Zero Touch, quase não há a necessidade de uma operadora configurar ou ajustar a rede, exceto para dimensionar ou expandir a cobertura. Isso reduz radicalmente o esforço de gerenciamento para uma instalação 3G/WCDMA, oferece suporte a atualizações mais rápidas e pode até triplicar a eficiência operacional, ao mesmo tempo em que mantém uma cobertura de alta qualidade do aplicativo em momentos de pico de tráfego ou não.

Mobile Broadband Expander com Intelligent Antenna Sharing

Atualmente, centenas de milhares de sites 2G/GSM podem ser atualizados para 3G/WCDMA somente com a adição de uma estação radiobase WCDMA completa ou com a substituição total do site GSM por um site GSM e WCDMA. O Ericsson Intelligent Antenna Sharing, a adição mais recente ao conceito de Mobile Broadband Expander da Ericsson, elimina esse requisito ao permitir a reutilização da antena entre os sites GSM existentes e o novo equipamento WCDMA, bem como a reutilização da energia do site, radio micro-ondas e infraestrutura de transporte. Reutilizar recursos dessa maneira pode reduzir o TCO em mais de 60% comparado à criação de um site convencional, além de suportar implementações aceleradas de tecnologias 3G.

Stéphane Téral, analista da IHS Technology, disse: “Isso aborda um conjunto muito importante de problemas que estavam difíceis de serem solucionados. Existem diversas populações desamparadas e precisando de acesso à Internet, e essa solução traduz muito bem a previsão e a visão da IHS. A reutilização do hardware e outras eficiências oferecidas pela Ericsson são exatamente o que precisamos para ajudar os provedores de serviço a aproveitar seus gastos da melhor forma possível.”

Arun Bansal, vice-presidente de Rádio da Ericsson disse: “O último Relatório de Mobilidade da Ericsson mostra que são ativadas 20 novas assinaturas de banda larga móvel por segundo, chegando a 7,7 bilhões no mundo todo até 2021. As redes 3G/WCDMA continuarão sendo a base conforme a banda larga móvel apresenta novas possibilidades às pessoas e às indústrias no mundo todo.”

“Para as operadoras, capturar essa oportunidade global requer desempenho, eficiência e inovação – exatamente o que o novo lançamento WCDMA da Ericsson oferece. Estamos comprometidos em oferecer a banda larga para todos, e em relação ao suporte para a crescente cobertura, essas soluções representam algumas das adições mais importantes ao nosso portfólio.”

Em 2015, havia 3,6 bilhões de assinaturas de banda larga móvel no mundo, correspondendo a uma taxa de expansão inferior a 50% da população mundial. Esperamos que as assinaturas de banda larga móvel dupliquem (ou mais) até 2021, adicionando 4,1 bilhões de novas conexões em todo o mundo. O aumento do poder aquisitivo, um número maior de dispositivos acessíveis e um custo menor de produção de rede são fatores importantes na disponibilização da banda larga para todos.

Mais sobre a empresa

A Ericsson é a impulsionadora da Sociedade Conectada – uma empresa líder em tecnologia da comunicação e serviços. Nosso relacionamento a longo prazo com todas as maiores operadoras no mundo permite que pessoas, negócios e sociedades alcancem seu potencial e criem um futuro mais sustentável. Nossos serviços de softwares e soluções de infraestrutura – especialmente nos setores de mobilidade, banda larga e na nuvem – permitem à indústria de telecomunicações e outros setores a concretizar melhores negócios, aumentar a eficiência, melhorar a experiência do usuário e captar novas oportunidades. Com mais de 110 mil profissionais e clientes em 180 países, combinamos tecnologias em escala global e liderança em serviços. Damos suporte a redes que conectam mais de 2,5 bilhões de assinantes. De todo o tráfego mundial de dados, 40% deles passa pelas redes da Ericsson. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento garante que nossas soluções – e nossos clientes – estejam sempre na frente. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2013, a empresa gerou receitas de 227,8 bilhões de coroas suecas (US$ 34,9 bilhões). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York). Na América Latina estamos presentes desde 1896, quando entregamos equipamentos pela primeira vez na Colômbia, e este ano completamos 90 anos de presença no Brasil. No início do século XX, aumentamos nossa presença na região ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em mais de 50 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como duas unidades de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder do setor de telecomunicações com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região.

Ericsson

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes