Tecnologia

Ξ Leave a comment

TNC e IBM trabalharão juntas pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia

posted by IBM

TNC e IBM trabalharão juntas pelo desenvolvimento sustentável da AmazôniaProjeto de aprimoramento de portal para monitorar o desmatamento contribuirá com a expansão econômica responsável na região

A maior organização ambiental do mundo, a The Nature Conservancy (TNC), e a IBM, trabalharão juntas para reforçar as iniciativas do governo brasileiro pela conservação da Amazônia e pela produção sustentável de alimentos.

Entre 22 de agosto e 20 de setembro, dez especialistas da IBM vindos dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Filipinas, Romênia e Japão vão trabalhar em Belém, no Pará, em conjunto com a equipe da TNC na região. O objetivo será aprimorar o Portal Ambiental Municipal (PAM), uma ferramenta de fácil utilização, que apoia os esforços públicos contra o desmatamento ilegal.

Desenvolvido em 2011 pela TNC e já utilizado por cerca de 20 municípios na Amazônia, o PAM é um portal que contribui para a redução do desmatamento e o planejamento territorial das zonas rurais.

Para os produtores, ele facilita a inserção de dados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma espécie de identidade ambiental das propriedades, que o governo brasileiro tornou obrigatória esse ano, como medida para pôr em prática o Código Florestal. Já para as prefeituras, o PAM dá acesso aos dados sobre as florestas existentes em cada propriedade privada, o que permite que os governos acompanhem a situação ambiental das propriedades de forma individualizada e responsabilizem mais eficientemente quem desrespeita a lei. Ele também ajuda os governantes a tomar decisões sobre como expandir a atividade econômica local sem prejudicar as áreas preservadas.

Planejamento mais inteligente

O PAM já trouxe resultados positivos nos últimos anos e tem contribuído para garantir a conservação das florestas no norte de Mato Grosso e no sudeste do Pará, regiões que apresentam os maiores índices de desmatamento da Amazônia e onde a TNC tem concentrado seus esforços. Um exemplo é São Felix do Xingu, localizado no sudeste paraense. O município tem o maior rebanho bovino do país e já foi o campeão nacional de desmatamento, mas, com o uso da ferramenta, em conjunto com outras iniciativas, conseguiu reduzir o desmatamento ilegal em mais de 60% desde 2011.

Agora, TNC e IBM esperam melhorar a funcionalidade do portal e integrá-lo a outros dois programas criados pelo governo com a mesma função, o Sicar e o Simlam. “Vemos uma enorme oportunidade de expansão do PAM pelo país. Queremos que ele se torne uma ferramenta ainda mais acessível de gestão inteligente do território, porque isso é fundamental para que o Brasil conserve suas florestas e melhore sua produtividade no campo”, explica Marcio Sztutman, gerente de conservação da Amazônia da TNC.

“Através do trabalho conjunto com a TNC, a IBM aporta conhecimento em gestão e tecnologia aos programas de conservação da Amazônia, enquanto desenvolve seus funcionários e os ensina a trabalhar imersos em uma nova realidade e cultura. Quando se trabalha em parceria, toda a sociedade ganha na medida em que surgem soluções inovadoras para apoiar políticas públicas”, ressalta  Alcely Strutz Barroso, Diretora de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.

Saiba mais novidades sobre o projeto e acompanhe seu andamento pelo site http://corporateservicecorps.org/.

Sobre o Corporate Service Corps, da IBM
O trabalho conjunto com a TNC é fruto do Corporate Service Corps (CSC) da IBM, programa global da companhia que alia consultoria e tecnologia a fim contribuir para o desenvolvimento de organizações diversas. A iniciativa consiste em enviar grupos heterogêneos de funcionários de diversos países em desenvolvimento, compartilhando conhecimentos e modelos de gestão com as organizações selecionadas. Os funcionários são expostos a situações novas e, imersos na multiculturalidade, são estimulados a desenvolverem novas capacidades e habilidades como escutar melhor o cliente, criar uma proposta de valor e trabalhar em colaboração. Em seis anos de programa, cerca de 2.500 funcionários da IBM de todo o mundo participaram do Corporate Service Corps em 34 países (entre eles Quênia, Nigéria, Marrocos, Gana, Ucrânia, Turquia, Índia, Filipinas, Vietnã e Sri Lanka), realizando projetos que beneficiaram pelo menos 140 mil pessoas das comunidades envolvidas.

Sobre a TNC
A The Nature Conservancy é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Está em mais de 35 países, adotando diferentes estratégias com a missão  de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há mais de 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. O trabalho da TNC concentra-se em ações ligadas a Agropecuária Sustentável, Segurança Hídrica e Infraestrutura Inteligente. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudam a proteger 130 milhões de hectares em todo o mundo. Saiba mais sobre a TNC em http://tnc.org.br.

[Cŕedito da imagem: Desenvolvimento Sustentável – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

Na IBM, mantemos a liderança em criação, desenvolvimento e manufatura das mais avançadas tecnologias de informação da indústria, incluindo sistemas de computadores, software, sistemas de rede, dispositivos de armazenamento e microeletrônica. E nossa rede mundial de soluções e serviços profissionais IBM traduz estas avançadas tecnologias em negócios para os nossos clientes.

IBM

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes