Tecnologia

Ξ Leave a comment

Quem ainda não percebeu a importância do Business Intelligence?

posted by Roberto Luciano Clementi

Figura - Quem ainda não percebeu a importância do Business Intelligence?O BI coleta, organiza, controla e compartilha informações para a tomada de decisões estratégicas dentro de uma corporação

Com o aumento do volume de dados e sistemas informatizados nas empresas, há uma necessidade cada vez maior em analisar estes dados de maneira ágil e precisa. Além de planilhas, que já fazem parte do dia a dia das organizações, os dados vêm de diversas plataformas, que precisam ser integrados, armazenados e bem gerenciados. Diante dessa realidade, acompanham o mercado as instituições que entendem a importância dos softwares de Business Intelligence (BI), que ganham espaço e formas diferenciadas de utilização e de performance dentro das empresas.

O BI integra informações dispersas em várias planilhas, sistemas e relatórios, e torna mais rápido o acesso à informação por meio de uma ferramenta com bastante flexibilidade e fácil de usar, de maneira que o usuário adapte ao seu modo. Trata-se de um processo que coleta, organiza, controla e compartilha informações – análise de dados, modelos estatísticos, dados históricos do mercado, pesquisas junto ao público, entre outros -, para a tomada de decisões estratégicas dentro de uma corporação, com foco na eficiência dos resultados.

Roberto Luciano Clementi, diretor de operações da SOFHAR Gestão&Tecnologia – empresa especializada em soluções de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) –, explica que o BI cumpre uma necessidade crescente do mundo corporativo.

“Melhora o desempenho dos negócios, o alinhamento de estratégias e a tomada de decisões na empresa. Com os dados, bem fundamentados e completos, as decisões ajudam a alcançar os objetivos corporativos. Além disso, o sistema possibilita que a empresa gere indicadores para mensuração e aprimoramento contínuo da empresa, além de viabilizar que o gestor, por exemplo, receba as informações do seu interesse, sem depender de outras pessoas”, analisa.

O BI também resulta em economia de custo e tempo, processos mais eficientes, otimização de trabalho, previsão de crescimento, eliminação de tarefas duplicadas, além de melhores estratégias, planos e decisões táticas.

Clementi complementa que o uso do BI pode ser disseminado em todos departamentos de uma organização, além de atender diferentes segmentos no mercado. “Toda informação relevante para o negócio deve passar por uma solução de BI”, avalia.

Novidade

Para aprimorar ainda mais o uso do BI pelas empresas, a Microsoft comprou recentemente o Datazen, aplicativo de BI. Trata-se de uma ferramenta para exploração de dados e criação de painéis (Dashboards) em para mobile (Android, iOS e Windows), Web e Desktop; integrada à plataforma de dados Microsoft.

Clementi destaca que com a nova ferramenta, do BI também no mobile, as empresas ficam ainda mais competitivas. “O país está vivendo um momento delicado, por isso fica ainda mais evidente a importância de empresas estarem mais preparadas para a tomada de decisões, que também resultam na redução de custos e maior produtividade”, esclarece.

BI em pauta

O uso do BI, com a apresentação do Datazen, será o tema de um café da manhã que a SOFHAR Gestão&Tecnologia promove no dia 17 de julho para convidados. O objetivo é reunir especialistas com diretores e gerentes de TI para debater as funcionalidades e vantagens do uso dessas aplicações no dia a dia corporativo.

[Crédito da Imagem: Business Intelligence – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

Roberto Luciano Clementi, diretor de operações da SOFHAR Gestão&Tecnologia.

Roberto Luciano Clementi

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes