Freelancer Fast 50 revela mudança acentuada no setor da mídia social, ao mesmo tempo em que líderes disputam domínios e maiores receitas publicitárias.
Conexão com e-commerce e foco em conteúdo visual original têm se tornado crítico para plataformas sociais à medida em que mergulhamos no crescimento meteórico do Pinterest no mercado social; essa demanda por conteúdo original provoca uma onda nos trabalhos criativos e de conteúdo; Apple quebra o que aparentava ser um domínio inabalável do Android com o lançamento do iPhone 6; e Microsoft aparece preparada para um ressurgimento; enquanto isso, todos se perguntam “o que aconteceu com o eBay? O que podemos esperar do Alibaba?”
Este trimestre, o Fast 50 observou dados da avaliação do Freelancer.com sobre 295.259 trabalhos online mostrando as tendências globais que afetam os negócios e o que tem conduzido suas decisões orçamentárias. Os dados do terceiro trimestre (Q3) foram predominados por um crescimento massivo em trabalhos de mídia social, acima dos 63% do observado no segundo trimestre (Q2). Uma infinidade de lançamentos de produtos chamou a atenção diretamente de anunciantes de e-commerce, incluindo a expansão do tão esperado “Promoted Pins”, que fizeram os trabalhos do Pinterest saltarem. Por enquanto, o lançamento do iPhone 6 da Apple finalmente acabou com sete trimestres consecutivos de dominação do Android – mas será que isso vai continuar?
“Em negócios e tecnologia, é comum ver os menores repentinamente crescerem e tirarem o gigante estabelecido da posição do topo que, em troca, sacode a indústria e muda as percepções do consumidor e todo o cenário de negócios. Este Fast 50 mostra Pinterest, Apple, Microsoft e Alibaba se movimentando, apontando alguma mudança de jogo com algo disruptivo e brigando por uma posição no topo. Como resultado, os proprietários de negócios estão mudando percepções e mudando onde e como eles investem para fazer seus negócios crescerem”, diz o CEO do Frelancer.com, Matt Barrie.
O crescimento meteórico do Pinterest está sacodindo as redes sociais e o que elas significam para os negócios. A plataforma está finalmente se movimentando para monetizar através da expansão dos “Promoted Pins”, e os resultados têm sido espantosos – um crescimento massivo de 1.065% para 1.480% em trabalhos relacionados, à medida que anunciantes de e-commerce continuam encorajando resultados. O lançamento de produtos-chave nos últimos meses atingiu diretamente anunciantes de pequenos negócios, incluindo uma vistoria de sua plataforma de análise, anúncios de self-service, uma aba de notícias para acessar conteúdo recente, pesquisa priorizada do Rich Pins e mais.
O que começou como uma plataforma que muitos críticos dispensaram como um site imemorável de scrapbooking tem trabalhado no sentido de ser um dos (se não o maior) players na arena da mídia social. Enquanto as contas de usuários estão relativamente abaixo dos 70 milhões, sua base de usuários atinge um nicho lucrativo – 80% da base de usuários do Pinterest é formada por mulheres. Mas o ingrediente secreto que tem deixado os anunciantes salivando é o engajamento da sua base de usuários – o usuário médio do Pinterest gasta 98 minutos por mês na plataforma.
Indo mais à fundo nas estatísticas, os números crescem em proporções astronômicas. Os usuários do Pinterest criaram mais de 750 milhões de tabuleiros que incluem mais de 30 bilhões de pins individuais e têm alcançado 54 milhões de pins adicionados por dia. Se fosse preciso mais para convencê-lo da força do Pinterest, durante a temporada de feriados em 2013, o Pinterest contabilizou aproximadamente um quarto de toda atividade social de compartilhamento. Pinterest perde apenas para o Facebook entre as redes sociais quando se trata de direcionar o tráfego para websites.
Eles também contrataram um dos executivos de parceria de mídia de alto perfil na Google, o Robert Macdonald, e tem o ex-Diretor de Monetização do Facebook de 2006-2010, Tim Kendall, no board estratégico, uma figura-chave na bem-sucedida estratégia de monetização do Facebook, que tem dito que o Pinterest será maior que o Facebook e o Google. Nós esperamos que a quantidade de trabalhos relacionados do Pinterest, de produção de imagem a anúncios, para o cultivo da comunidade será o mastro maior no Fast-50 por muitos anos.
Google+ tem experimentado também um dramático ressurgimento, aumentando em 532% de 269 trabalhos para 1699 este trimestre e Google AdWords tem tido um menor porém não menos significativo aumento de 22% para 1238 trabalhos. Isso está relacionado ao lançamento de seu Partner Playbook que age como sua melhor referência prática para seus “parceiros” para conseguir mais engajamento usando as plataformas da Google.
A mídia social teve, de modo geral, um trimestre excepcional, com Marketing de Mídia Social aumentando em 96% para 3.755, Twitter saltando em 56% para 3.662 trabalhos, Facebook Marketing crescendo em 20% para 8.571 trabalhos. A tendência geral em direção ao conteúdo visual, engajado e original tem seguido um forte crescimento na arena de design visual, com a Fotografia aumentando em 24% para 1.521 trabalhos, a Edição de Foto crescendo em 29% para 2.199 trabalhos, o Photoshop saltando em 29% para 13.374 trabalhos e os projetos de Ilustração subindo em 22% com 4.730 vagas. O Conteúdo 3D também continua em ascensão, subindo em 20% em 3D rendering e em 14% em Design 3D para, respectivamente, 3.731 e 1.224 trabalhos.
O foco em conteúdo original foi formalizado pela Google, e isso gerou uma onda de trabalhos na indústria de conteúdo. O ‘conteúdo pequeno e não original’ da Webmaster Guidelines da Google foi atualizado, forçando proprietários de sites e blogs a abraçar conteúdo mais relevante e mais original. Produzir conteúdo único e relevante exige planejamento estratégico e talento criativo, e, em relação a isso, nós podemos observar que a demanda por geração de conteúdo original aumentou através da plataforma Freelancer.com. Book Writingaumentou em 30% para 1314 trabalhos, a Fotografia cresce
Apple quebra 7 trimestres consecutivos de dominação do Android com o lançamento do iPhone 6. Sempre especialista em comércio, a Apple foi bem-sucedida ao provocar uma histeria com o lançamento do iPhone 6 e a sua primeira incursão no universo dos phablets com o iPhone 6 Plus. Após meses de agitação, os consumidores se reuniram para comprar o smartphone de ambas séries. A Apple Inc. foi forçada a atrasar a entrega para controlar a demanda. Mesmo depois do assalto do U2 pela iTunes, a Apple está ainda voando alto.
Os investidores têm sido levado a acreditar que o iOS é o sistema operacional em que eles devem continuar investindo seu orçamento à medida em que constroem apps e produtos para o mercado consumidor da Apple, mas seria este novo aparelho o suficiente para permitir que Apple domine o mercado? Os números da Corporação Internacional de Dados não indicam isso. De abril a junho de 2014, 301 milhões de smartphones foram vendidos ao redor do mundo – um recorde trimestral, mas 85% desses eram Android. De fato, a fatia do mercado global da Apple caiu de 13% para 11,7% no mesmo período.
Enquanto os números do Fast 50 não mostram um crescimento significativo na demanda por desenvolvimento do iOS contra o Android, o desenvolvimento de ambos iPhone e iPad subiu acima de 11% para 10161 e 2856 trabalhos respectivamente, e o Android subiu 9,1%. O que é certo é que a disputa está muito próxima. Com a Apple claramente seguindo tendências lançadas pela Samsung, HTC e amigos, isso indica que os consumidores são potencialmente menos fiéis a uma só plataforma e eles devem se deslocar à medida que um novo hardware é lançado.
A Microsoft está preparada para um ressurgimento? Parece que a chaminé da Microsoft está realmente ativa. Ambos SQL Server e ASP.net cresceram em 259% e em 179% para, respectivamente, 1076 e 1935 trabalhos. Teria o compromisso do novo CEO da Microsoft Satya Nadella, com seu foco em computador na nuvem, revigorado a companhia vista por muitos desenvolvedores e consumidores como fora de moda e fora de contato? Em julho de 2014, ele enviou um informe interno detalhando sua visão para o futuro da companhia, colocando sua visão na Microsoft que foca na “Produtividade e Plataformas” – isso nos levaria a crer que sua visão está começando a se estabelecer?
O que aconteceu com o eBay? Alibaba?
A casa de força de tendências online está sentindo a pressão após o forte lançamento do Alibaba? Com a poeira ainda baixando após o lançamento estrondoso do IPO do Alibaba, o eBay anunciou que eles estão rompendo com o débito-grátis da PayPal. Ao mesmo tempo, os trabalhos do eBay no Freelancer.com caíram em 14% neste trimestre. O eBay estaria passando por problemas estruturais ou de marca? O eBay parou de inovar? Estaria o titã do e-commerce atingindo um iceberg, com o PayPal fugindo num bote salva-vidas?
O IPO do Alibaba formalizou o nascimento de um novo titã do comércio eletrônico e apresentou um duro desafio aos precursores eBay e Amazon. Fique atento – 2015 poderá anunciar uma das maiores batalhas de negócio da história. Poderá o eBay sobreviver ao Crocodilo no Yangtze e ao The Everything Store?
Esses dados foram retirados de um total de 295.259 bons trabalhos postados no terceiro trimestre (T3), que representa um aumento de 6,6% dos 276.922 bons trabalhos postados no segundo trimestre (T2). “Bons trabalhos” são considerados aqueles que foram filtrados por spam.
Tipo de trabalho | T3 ‘14 | T2 ’14 | Mudança % |
1480 | 127 | 1065 | |
Google Plus | 1699 | 269 | 532 |
Microsoft SQL Server | 1076 | 300 | 259 |
Video Editing | 1120 | 380 | 195 |
1935 | 693 | 179 | |
Social Media Marketing | 3755 | 1914 | 96 |
3662 | 2345 | 56 | |
Web Security | 1010 | 776 | 30 |
Book Writing | 1314 | 1015 | 29 |
Photo Editing | 2199 | 1699 | 29 |
Photoshop | 13374 | 10356 | 29 |
Photography | 1521 | 1231 | 24 |
Google AdWords | 1238 | 1015 | 22 |
Illustrator | 4730 | 3889 | 22 |
eBooks | 1318 | 1089 | 21 |
Editing | 2449 | 2027 | 21 |
Facebook Marketing | 8571 | 7122 | 20 |
3D Rendering | 3731 | 3112 | 20 |
Objective C | 2292 | 1961 | 17 |
Web Hosting | 2342 | 2016 | 16 |
Graphic Design | 59394 | 51293 | 16 |
Blog | 4290 | 3742 | 15 |
C# Programming | 4707 | 4108 | 15 |
Content Writing | 5547 | 4845 | 14 |
Website Design | 46710 | 40804 | 14 |
3D Design | 1224 | 1070 | 14 |
Copywriting | 9198 | 8204 | 12 |
HTML | 45574 | 40770 | 12 |
iPhone | 10161 | 9148 | 11 |
iPad | 2856 | 2572 | 11 |
3D Animation | 3841 | 3466 | 11 |
Software Testing | 2342 | 2137 | 10 |
Android | 12194 | 11180 | 9 |
PHP | 64006 | 58695 | 9 |
Marketing | 9759 | 9065 | 8 |
Research | 3463 | 3237 | 7 |
Sales | 5097 | 4801 | 6 |
Software Architecture | 14711 | 13898 | 6 |
Articles | 15821 | 14955 | 6 |
Internet Marketing | 17488 | 16666 | 5 |
MySQL | 16236 | 15480 | 5 |
SEO | 13183 | 12624 | 4 |
Project Management | 1200 | 1152 | 4 |
Social Networking | 5359 | 5457 | -2 |
.NET | 4284 | 4397 | -3 |
Business Analysis | 1180 | 1233 | -4 |
C Programming | 3946 | 4270 | -8 |
C++ Programming | 3350 | 3692 | -9 |
SQL | 2151 | 2475 | -13 |
eBay | 990 | 1147 | -14 |
You must be logged in to post a comment.