84% dos clientes brasileiros confiariam em uma instituição não convencional para ter acesso a produtos financeiros. Já os bancos podem aumentar seus lucros em até 7,4% ao adotar soluções digitais
A Cisco apresentou nesta semana, durante o Fórum de Internet de Todas as Coisas, em Miami, os resultados de um novo estudo global feito com 7,2 mil clientes bancários em 12 países, incluindo o Brasil. O estudo revela uma “lacuna de valor” entre as expectativas dos consumidores digitais e o que os bancos estão oferecendo atualmente. Os clientes estão obtendo cada vez menos benefícios do que esperam e a confiança se deteriorou. Com o objetivo de impulsionar os bancos a recuperarem sua relevância entre seus clientes, a Cisco experimentou cinco conceitos da Internet de Todas as Coisas (do inglês – Internet of Everything: IoE) especializados em serviços bancários e concluiu que ao focar na consultoria virtual e em soluções móveis, os bancos encontram oportunidades imediatas para atrair clientes, aumentar os lucros e a rentabilidade.
Apesar das grandes reservas com a proteção de dados de clientes e transações, muitos bancos conseguiram converter essa informação em um conhecimento profundo sobre o cliente para proporcionar os serviços mais convenientes de acordo com as suas necessidades. Os conceitos bancários habilitados pela IoE se alinham diretamente com as principais fortalezas dos bancos: as agências físicas, conhecimento financeiro e a quantidade de dados dos clientes. O objetivo das experiências é oferecer serviços para proporcionar melhor assessoria (consultoria financeira virtual, consultoria de crédito imobiliário e orientação de investimento automatizado) e serviços móveis mais valiosos (reconhecimento do cliente na agência e pagamentos móveis).
Mediante a implementação desses conceitos em plena digitalização dos processos de negócio, a Cisco encontrou diversas oportunidades, como por exemplo, um banco no Brasil que poderia otimizar seus lucros com um crescimento de cerca de 7,4% em seus ganhos.
As instituições de serviços financeiros têm uma enorme oportunidade de crescimento quando se tornam tão digitalizadas quanto os seus clientes. Mediante a adoção dos conceitos de IoE escaláveis, os bancos criam interações valiosas com mais clientes em mais lugares e em menos tempo.
Os bancos brasileiros poderiam aprimorar muito mais no sentido de atender as necessidades de seus consumidores digitais
Os clientes brasileiros escolheriam bancos com ofertas habilitadas para IoE porque proporcionam alta qualidade, assessoria conveniente e capacidades móveis
A inovação de segurança pode ser uma vantagem competitiva para os bancos
Um ganha-ganha para os bancos e para os clientes
A transformação digital no mercado financeiro é um jogo ganha-ganha. A digitalização de serviço ao cliente e consultoria, aconselhamento e serviços apropriados oferecem aos bancos aumento substancial dos seus rendimentos. No estudo Índice de Valor da Internet de Todas as Coisas, a Cisco estima que o valor em jogo associado com a IoE é de US $ 1,3 bilhões para a indústria de serviços financeiros ao longo dos próximos 10 anos. No setor de serviços financeiros especificamente, 39,5% desse valor não será alcançado. No entanto, os bancos podem começar a capitalizar a sua vantagem através da implementação de tecnologias IoE compatíveis para conectar pessoas, processos, dados e coisas.
Com base na análise de uma instituição financeira brasileira típica, com receita de US $ 5 bilhões, a aplicação das seguintes tecnologias podem aumentar os lucros em milhões de dólares:
A maior parte desses benefícios acumulados (72%) são o resultado de um aumento nos lucros, enquanto a redução de custos operacionais representa 28%. Além do aumento da renda, instituições de serviços financeiros podem alcançar eficiências significativas em suas operações por meio da automação, a adoção da tecnologia, maior produtividade do funcionário, e redução de custos de aquisição de clientes para um 2,3% do total de poupança em geral. Ao adotar um modelo ágil, as empresas podem economizar aproximadamente 7,2% em custos de TI.
O levantamento de Serviços Financeiros para a Internet de Todas as Coisas (realizada pela Cisco Consulting Services) inclui os resultados de Estados Unidos a partir de uma pesquisa global com 7,2 mil usuários de smartphones e clientes bancários (idades acima dos 18 anos) em 12 países (Austrália, Índia, China, Japão, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Rússia).
A margem de erro para todas as questões da pesquisa é de aproximadamente 5%.
[Crédito da Imagem: IoE – ShutterStock]
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