Mercado

Ξ Leave a comment

Ericsson: Futuros consumidores querem mais planos de dados compartilhados

posted by Ericsson

Ericsson: Futuros consumidores querem mais planos de dados compartilhados

  • Consumidores demandarão novos serviços e mais capacidade de planos de dados compartilhados
  • Relatório da Ericsson mostra que o assinante desse tipo de plano será diferente e mais comum no futuro
  • Planos de dados compartilhados ainda são relativamente novos, no Brasil, 5% dos usuários de smartphones utilizam esse tipo de plano

O estudo da Ericsson (NASDAQ: ERIC) “Adotando o compartilhamento de dados”, produzido pelo ConsumerLab, área que estuda o comportamento do usuário, explora tendências de consumo de planos de dados compartilhados em diversos países, entre eles, o Brasil. O estudo traz também análises sobre como esse tipo de serviço impacta no comportamento dos consumidores e quais são as barreiras a adoção desse produto.

Usuários de smartphones buscam planos que ofereçam grandes pacotes de dados, mas também procuram por mensagens de texto e voz ilimitados. No entanto, 20% dos usuários já começaram a olhar além destes serviços e esperam novas capacidades do pacote – como conectar suas licenças de dados de banda larga fixa a tais planos – e acesso gratuito a conteúdo exclusivo de TV e filmes.

Quando se trata da adoção de planos de dados compartilhados, há uma grande variação entre os mercados estudados. Nos Estados Unidos, por exemplo, 26% dos usuários de smartphones pesquisados usam tais planos, enquanto que esse número na Índia e no Brasil é de apenas 5%. E uma das conclusões mais importantes da pesquisa é que os futuros usuários de planos de dados compartilhados serão muito diferentes dos que os assinam hoje e que isso exigirá novos serviços das operadoras.

“Descobrimos também que cerca de um quarto dos usuários de smartphones que hoje têm planos de dados compartilhados são power users, ou seja, pessoas que utilizam bastante o serviço e consomem grandes quantidades de dados móveis”, afirma Julia Casagrande, especialista do ConsumerLab da Ericsson para América Latina.

“No futuro, essa proporção deve aumentar 42%, o que seria equivalente a 40% de todos os usuários de planos de dados compartilhados nos seis mercados estudados: Brasil, Índia, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos”, completa Júlia.

O relatório descobriu que os consumidores têm várias expectativas sobre seus planos de dados compartilhados. Eles querem:

  • Compreensão clara dos custos envolvidos
  • Oferta simples, alinhada e que permaneça inalterada, mesmo em caso de promoções
  • Transparência e gerenciamento de planos em tempo real
  • Disposição para pagar, mas por um plano que possa incluir novos dispositivos, como os vestíveis
  • Otimização da cobertura de aplicativos (para usuários mais frequentes)

Os consumidores estão encontrando dificuldades para entender os planos compartilhados e precisam de transparência em tempo real. 46% estão descontentes com o entendimento e com as opções de preços de planos e cobrança, enquanto que dois em cada cinco estão insatisfeitos com a possibilidade de rastrear, modificar e monitorar o uso.

Nos mercados estudados, a casa de um típico usuário de smartphone tem, pelo menos, seis assinaturas digitais: três usuários de internet, duas assinaturas de internet móvel e uma opção adicional de conectividade, como banda larga fixa. Isso resulta em múltiplas contas e planos de dados.

“As muitas opções disponíveis criam um alto nível de complexidade na gestão de múltiplas assinaturas e os usuários acreditam que ofertas de dados compartilhados podem ajudar a resolver este enigma de conectividade digital. Os consumidores estão prontos para adotar os planos de dados compartilhados, mas é necessário que as operadoras entendam as necessidades e as expectativas dos usuários para ajudar a maximizar sua satisfação”, finaliza Júlia.

[Crédito da Imagem: Planos de Dados Compartilhados – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

A Ericsson é a impulsionadora da Sociedade Conectada – uma empresa líder em tecnologia da comunicação e serviços. Nosso relacionamento a longo prazo com todas as maiores operadoras no mundo permite que pessoas, negócios e sociedades alcancem seu potencial e criem um futuro mais sustentável. Nossos serviços de softwares e soluções de infraestrutura – especialmente nos setores de mobilidade, banda larga e na nuvem – permitem à indústria de telecomunicações e outros setores a concretizar melhores negócios, aumentar a eficiência, melhorar a experiência do usuário e captar novas oportunidades. Com mais de 110 mil profissionais e clientes em 180 países, combinamos tecnologias em escala global e liderança em serviços. Damos suporte a redes que conectam mais de 2,5 bilhões de assinantes. De todo o tráfego mundial de dados, 40% deles passa pelas redes da Ericsson. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento garante que nossas soluções – e nossos clientes – estejam sempre na frente. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2013, a empresa gerou receitas de 227,8 bilhões de coroas suecas (US$ 34,9 bilhões). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York). Na América Latina estamos presentes desde 1896, quando entregamos equipamentos pela primeira vez na Colômbia, e este ano completamos 90 anos de presença no Brasil. No início do século XX, aumentamos nossa presença na região ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em mais de 50 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como duas unidades de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder do setor de telecomunicações com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região.

Ericsson

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes