Gestão

Ξ Leave a comment

As empresas contratam, mas os candidatos é que têm o poder

posted by Landing.jobs

Figura - As empresas contratam, mas os candidatos é que têm o poderOs recrutadores estão frustrados. As estratégias de contratação do passado já não funcionam mais como no auge da crise econômica mundial de 2008, quando as vagas eram escassas e quem estava procurando emprego tinha que se contentar com qualquer oportunidade que aparecesse. Os tempos mudaram – de forma radical, até – e são os trabalhadores do mercado de tecnologia que mais têm se beneficiado disso.

Mercado em alta – habilidades em falta

Você sabia que até 2020 a Europa terá mais de 900 mil vagas não preenchidas no mercado de TI? O setor está aquecido, mas não há candidatos suficientes com as habilidades que o mercado está buscando desesperadamente. Com cada vez menos gente se graduando nas universidades, candidatos qualificados agora têm muito mais chance – e poder – quando o assunto é contratação.

A disputa por talentos está acirrada e tem aumentado com o crescimento exponencial das empresas de TI. Os empregadores agora têm disputado os candidatos mais qualificados e os candidatos estão começando a perceber que a dinâmica do mercado está a seu favor, então eles também têm aumentado suas expectativas com relação às vagas oferecidas.

Os tempos estão mudando

Consultorias de recrutamento e gerentes de recursos humanos estão pouco a pouco percebendo que suas estratégias de contratação não estão adequadas a um mercado em que os candidatos mais qualificados têm sido assediados por empresas desesperadas atrás de habilidades e experiências cada vez mais necessárias.

Descrições de cargo burocráticas, cheias de chavões vazios não vão ser levadas a sério. Conversas e entrevistas iniciais seguidas por um completo silêncio não passarão. Levar três meses para fazer uma oferta de trabalho era uma prática comum no mercado de trabalho – agora isso pode ser prejudicial para o negócio.

Volume de negócios em crescimento

Com a economia em desenvolvimento, a lógica do “pelo menos você tem um emprego” tem feito menos sentido e os trabalhadores do mercado da tecnologia estão percebendo que agora têm mais e melhores opções de vagas em seus países e fora deles. Startups e grandes empresas estão num frenesi para contratar, decididas a pagar bem à oferta limitada de talentos que têm as habilidades necessárias para fazer seus negócios subirem mais um degrau.

Trabalhe onde quiser, como quiser

Assistência ao expatriado, apoio para obtenção de visto e oportunidades de trabalho remoto são benefícios que têm surgido em toda a Europa e os trabalhadores estão percebendo que não precisam mais aceitar condições ruins de trabalho, salários baixos e cargos sem possibilidades de crescimento na empresa.

O nível de exigência está mais alto com relação ao que se espera que o empregador ofereça. Não apenas os salários têm aumentado, como incentivos cada vez melhores têm sido oferecidos aos melhores candidatos. Garantia de home office, políticas de férias ilimitadas, computadores top de linha – esse é o novo padrão.

É verdade que a grama do vizinho é mais verde, então para muitos, está na hora de se mudar para a casa ao lado.

A qualidade do empregador faz diferença

Quando há muita oferta e os candidatos estão no comando, as empresas precisam provar que são opções a serem consideradas. Com as novas gerações dando mais valor a um trabalho que tenha propósito, empregadores que não sabem gerar buzz sobre seus serviços e produtos têm sentido cada vez mais dificuldade de encontrar bons candidatos.

E aqueles que os encontrarem vão redobrar seus esforços de retenção e as contrapropostas para manter os bons talentos que têm.

Dado o poder de escolha do candidato e, com isso, a necessidade de os empregadores se destacarem em meio às ofertas, novas estratégias vêm sendo desenvolvidas para aprimorar o recrutamento. Na Europa, por exemplo, a startup portuguesa Landing.Jobs funciona como uma plataforma de empregos na área de TI. A proposta da Landing.Jobs é facilitar o encontro de talentos com boas oportunidades de trabalho, dando suporte a candidatos e empresas de forma a promover o ‘match’ perfeito. O diferencial da plataforma é o compromisso com a transparência no processo de recrutamento. Eles não apenas se propõem a oferecer vagas realmente interessantes para sua base de talentos cadastrada, como auxiliar no processo, esclarecendo dúvidas e dando feedbacks aos candidatos.

[Crédito da Imagem: Empresas Contratam – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

Landing.jobs é uma plataforma de recrutamento em TI focada em fazer com que os melhores profissionais da área encontrem as ofertas de trabalho das melhores empresas. A carência de mão-de-obra especializada na Europa e em muitos mercados globais tem provocado forte demanda por candidatos altamente qualificados, que não podem ser encontrados através de quadros de vagas generalistas ou recrutadores que não entendem a complexidade deste mercado. Nós viemos preencher essa lacuna.

Landing.jobs

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes