Carreira

Ξ Deixe um comentário

Agilidade para simplificar os processos e ampliar os resultados

publicado por Elsa Ferreira

Figura - Agilidade para simplificar os processos e ampliar os resultados Empresas de TI focam na cultura organizacional para entregar soluções melhores

O cenário atual de constantes mudanças e interdependência de mercados instaura no meio tecnológico a necessidade de processos modernos e adaptáveis. A demanda por versatilidade e aquisição de novas e complexas habilidades cria a exigência de sistemas mais auto-organizados e suscetíveis à mudança, capazes de adequar a companhia a contextos variados. Para minimizar desafios e implantar uma cultura mais integrativa, os métodos ágeis têm sido adotados em empresas de diferentes portes e segmentos, interferindo em produtividade e sinergia.

A implantação de uma gestão mais ágil concentra o foco na cultura organizacional, considerando a satisfação do cliente e o lucro como consequências de uma rede de colaboração e pró-atividade. Focado em valor, qualidade e negociando restrições (escopo, custo e prazo), o método ágil reflete tanto na estrutura da organização quanto em processos e ferramentas para a transformação pessoal de todos os colaboradores enquanto indivíduos.

No segmento de tecnologia, criar soluções que se adequem às demandas do cliente exige das empresas conhecimento amplo de técnicas, além de integração entre equipes e inteligência para prever eventuais cenários. Para que os processos funcionem com fluidez e alcancem os resultados esperados, valores internos e implantação de novos hábitos precisam envolver toda a estrutura, estabelecendo rotinas baseadas na colaboração, transparência e parceria do cliente.

A metodologia Lean Ágil atua na busca pela simplificação dos procedimentos e, entre outros princípios, pela valorização dos indivíduos e das interações acima dos processos e das ferramentas. Seus valores pregam a rápida resposta às mudanças, em detrimento da burocracia e do planejamento em excesso. A partir dela, é possível gerar uma transformação de atitude, fomentando mudanças na forma de fazer e no comportamento, tanto quanto nos processos.

Entre os principais resultados notados após a adoção do método está a retenção e a motivação dos colaboradores para a solução de problemas. Uma vez que a cultura é disseminada e bem aceita por todas as equipes, as prioridades passam a ser mais bem definidas, a produtividade dos times aumenta e a visibilidade dos projetos é ampliada. Com isso, eleva-se também o nível de envolvimento da equipe e a qualidade das soluções, resultando em um aumento da confiança, do reconhecimento e do apoio por parte dos clientes.

Autor

Elsa Ferreira, Lean-Agile Coach da HBSIS

Elsa Ferreira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes