Banco de Dados

Ξ Deixe um comentário

SQL Server – Recursos para aprimorar o desempenho das aplicações

publicado por Paulo Planez

Figura - SQL Server - Recursos para aprimorar o desempenho das aplicaçõesOs sistemas gerenciadores de banco de dados constituem recursos importante dos sistemas de informação. A facilidade e a eficiência em líder com arquivos contendo dados do sistema permite o desenvolvimento de grandes bancos de dados que lidam com grandes volumes de informação. Porém, a economicidade dos sistemas é fundamental para melhorar a rentabilidade dos investimentos em sistemas de informação. Um banco de dados bem estruturado e bem modelado pode custar bem menos do que um banco de dados mal estruturado e mal modelado.

Uma modelagem de dados de qualidade permite reduzir a necessidade de espaço de armazenamento, reduzir o custo de processamento dos registros, reduzindo o TCO (Custo total de propriedade em português) do sistema de informação. Infelizmente poucas empresas pensa seus sistemas de informação com a visão econômica, visto que, segundo muitos, o custo de armazenamento é relativamente baixo para nos preocuparmos com isto. Este é um pensamento errado que afeta não somente os custos relacionados, mas também a qualidade dos sistemas desenvolvidos. E se o seu sistema pudesse rodar na mesma plataforma de hardware por 20 anos seguidos mantendo o mesmo desempenho e a mesma confiabilidade, independente do volume de dados que foi agregado? Com certeza você pode vislumbrar muitos benefícios neste cenário, não somente financeiros, que poderiam justificar um investimento de tempo no planejamento adequado do seu sistema de informação e do modelo de dados que irá suportá-lo.

O arquivo listado no link abaixo tem por objetivo listar alguns conceitos que todo analista preocupado com a economicidade de seus sistemas deveria conhecer e ter em mento quando estivesse modelando um sistema. Apesar de se basear em SQL Server, estes conceitos são universais e podem ser encontrados em qualquer SGBD, apenas com diferenças na implementação do recurso.

Baixe o arquivo PDF em https://drive.google.com/file/d/0B7CiEAxBLZeuLW8zRWhLWmVCMHM/view?usp=sharing

Autor

Graduado em administração com especialização em Finanças, atua desde 1990 com sistemas de informação, em sua maioria focado em sistemas de gestão financeira. ♪ Atuou com sistemas de informação proprietários dos mais variados como Sistemas de gestão de Grãos, Sistemas de controle financeiro para transações eletrônicas e, no segmento de governo, com Sistemas Financeiros e de Sanidade Animal e Vegetal e com sistemas para processamento de Malha Fiscal. ♪ Atua por mais de 15 anos com sistemas de gestão (ERP) cobrindo ciclos operacionais como "Quote to Cash" e "Purchase to Pay" utilizando software da Oracle Corporation (Oracle EBS) em empresas como Globo, Motorola, Alcoa e Dell. ♪ Possui como linha de estudo e pesquisa a economicidade dos sistemas de informação, de modo a extrair destes o máximo de benefícios com o mínimo de recursos.♪ Contato: paulo.planez@gmail.com

Paulo Planez

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes