Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

O ” SCRUM ” nosso de cada dia…

publicado por Fabiano Paul

Todos os dias somos convidados a conectar com o mundo acelerando em ritmo frenético nas afirmações, contradições ou indagações cotidianas que como qualquer cenário complexo exige um alto nível de análise e adaptabilidade. Será o SCRUM um framework que melhor descreve nosso dia? Vejamos!

Podemos começar pelo papel que conhece como ninguém a necessidade de nossos “clientes”, aquele que tem a visão holística necessária capaz de detalhar o que precisa ser feito para realmente agregar valor neste projeto maravilhoso do ciclo da vida. O Product Owner (PO) que alimenta os sprints com tarefas ambiciosas e desafiadoras: nós mesmos.

Somos o PO de nossas vidas e por isso somente nós podemos priorizar nossos backlogs

Quando acordamos temos nossa Planning mental para prepararmos nosso SPRINT que acaba tendo um micro-ciclo diário em virtude desta dinâmica incrível que denominamos VIDA. Separamos e priorizamos nosso Sprint Backlog com atividades e clareamos o Sprint Goal com nosso Dev Team ou seja, nossos diversos papeis que exercemos durante o dia nas mais variadas perspectivas (familiar, social, corporativa).

E assim segue o dia cada vez mais intenso e exigido, mas sempre com um tempo ou outro para termos nossa Daily com tantas pessoas que acabam nos lembrando de nossos impedimentos que precisamos tratar de resolver.

Tantas dificuldades, tantas situações que por muitas vezes recorremos ao nosso Scrum Master, ou será que todos não temos aquela pessoa que, com sua personalidade de líder servidor sempre disposto a ajudar, consegue colocar nosso pensamento no caminho novamente nos impulsionando a removermos as barreiras para seguirmos em frente.

scrum master

No final do dia podemos contemplar os resultados obtidos que satisfazem ou não o Definition of Done para apontarmos como finalizadas nossas pendências diárias dando vida a nossa tão importante Review levando ou não tarefas para o próximo Sprint até darmos como concluídas. Acima de tudo prestamos contas a nós mesmos, pois quem seria o maior interessado em nossos sonhos ou objetivos de vida que alimentam nossa Release?

E a tão famosa Retrospective? Ah, essa é uma reunião tão interessante de avaliações e oportunidades de melhoria que merece um momento todo especial, aquele em que deitamos com a cabeça no travesseiro e visitamos nosso dia mentalmente com o julgamento preciso de nossa consciência estudando e respondendo onde e como podemos melhorar. É claro que este momento assim como tantos outros precisam acompanhar uma dinâmica ágil, afinal de contas, amanhã é um novo dia. 😉

Autor

Scrum Master / Gestor de Desenvolvimento e TI / Gerente de Projetos Graduado em Sistemas de Informação e Pós-graduado em Gestão de TI com certificação CSM. Mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software com atuação em empresa multinacional e outras nacionais de diversos segmentos. Entusiasta da colaboração e métodos ágeis acreditando na troca de conhecimentos para evoluirmos a cada dia.

Fabiano Paul

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes