Carreira

Ξ Deixe um comentário

Amanhã vou trabalhar muito!

publicado por Helio Soares

Figura - Amanhã vou trabalhar muito!Não suporto a atitude de alguns profissionais de deixar para amanhã. Mas, por que isto acontece? Na prática, como ser diferente da maioria e ter um desempenho acima da média?

Embora haja dezenas de livros sobre hábitos para ser mais eficiente, vou me arriscar a dizer 5 hábitos que, na prática, tornaram a mim e alguns das equipes que gerenciei serem mais eficientes.

  • Faça o que é seu. Mas faça!Delegar é obviamente importante. Mas algumas atividades são nossas e não devem ser postergadas. Devem ser feitas na ordem de prioridade definida. Se for hoje, tem que feito hoje. Pegue e faça.
  • Priorize sua lista de pendências do dia (espero que ela exista).Escrever no papel os itens a serem feitos é fundamental. Está lendo um e-mail e surgiu uma tarefa nova, escreva na lista. Começar a fazer uma tarefa aleatória, fora da lista ou ordem de prioridade, afeta diretamente a produtividade. O desespero causado pela ansiedade de ver tanta coisa a ser feita deve ser atacado com organização e atitude.
  • Use uma agenda.Já pensei em tirar este hábito da lista, por me parecer óbvio. Mas vi que não é. Rotineiramente recebo respostas do tipo: Putz, esqueci!Por que não anotou? Por que tenho que te lembrar daquilo que voce se comprometeu a fazer? E, pior, por que voce tem que passar esta vergonha por não ter anotado. Coloque na agenda, habilite o alarme 15 minutos antes.
  • Estabeleça a rede do compromisso.Não basta ter um método organizado de trabalho se sua equipe não tem. Garantir uma forma padrão de trabalhar é fundamental para preservar o coração e o estômago. Replique o que voce usa para se organizar, estimule que todos da equipe sigam um padrão, um processo, para que haja um “acordão”. Assim fica mais fácil e quem estiver fora da curva se sentirá mal.
  • Reforce os hábitos, não as atividades.Mais importante que fazer as atividades de hoje, é garantir um processo de trabalho que garanta as atividades. Pessoas mudam, demandas mudam, o tempo muda e a empresa também. Quem tem um processo se adapta melhor. Mas, para ter um processo, é necessário repetição, orientação. Reforce a forma com que as pessoas devem se organizar para realizar o trabalho.Influenciar a hierarquia para cima, não só para baixo também é importante, mesmo não sendo tão fácil. Um ecossistema organizado também depende da chefia.

    E as atividades urgentes e imprevistas não são desculpas para a falta deste processo. Todo bom processo deve ter o fluxo do urgente. E, como já sabemos, quando tudo é urgente, algo está errado e deve ser corrigido.

Voce pode começar agora, ou deixar para começar amanhã!

Autor

CTO do grupo ASOEC de Educação. Transformador de negócios com uso de tecnologia e foco em entrega. Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP, Especialista em Gestão Empresarial pela FGV e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Nos últimos anos, venho atuando fortemente em 3 pilares: Estratégia, Pessoas e Tecnologia.

Helio Soares

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes