Banco de Dados

Ξ Deixe um comentário

Transformando conhecimento em dinheiro

publicado por Thiago Cruz

Em pleno século XXl fala-se cada vez mas em empreendedorismo e nos dias de hoje nos deparamos cada vez mas com abertura de startup’s e pequenas empresas e o que muita gente não sabe é que você pode transformar o serviço que você já executa em dinheiro. Eu jamais conseguiria te ensinar o passo a passo para abrir sua própria empresa mas quem sabe não consigo aguçar em você um espírito empreendedor.

No Brasil e no mundo muita gente busca aquele negocio que poderia te enriquecer, mas será que a área de banco de dados pode te levar a algo empreendedor? Este artigo não vem abordar o tema de você criar um novo banco de dados do zero e querer competir com as lideres de mercado Oracle ou SQL Server, mas será que a sua atividade atual não poderia gerar um negocio?

imagesO primeiro passo antes de se aventurar no mundo business é estar preparado, preparado emocionalmente, preparado profissionalmente e na maioria das vezes financeiramente.

Tendo este primeiro passo completo vamos a um segundo ponto antes de pensar em transformar banco de dados em dinheiro, o ponto foco do segundo passo é DEMANDA, seu serviço tem demanda? Você tem um publico em busca dos seus serviços?

Se você não tem demanda ao mesmo tempo você não tem empresa, falando um pouco mas de como ganhar dinheiro com banco de dados, já pensou em ser um consultor? Vender seu serviço como consultoria, a partir do momento em que você não tem a necessidade de estar fisicamente em um cliente e pode prestar o serviço remotamente você já aumenta geograficamente o seu publico.

Terceiro passo, concorrência, qualquer empresa só sobrevive ao mercado sendo melhor que sua concorrência, lógico que seu publico pode ser um publico diferente de uma outra consultoria, dai você deixa de ter um concorrente, já que você não tem a capacidade ainda de atender a um publico muito maior ainda este pode ser um mal favorável.

Quarto passo, você tem que estar preparado e esse é o passo em que os profissionais mas estão caindo no erro, você está preparado para ser Sênior? Se sim será que você está preparado para ser um Consultor? Não se engane, são situações totalmente diferentes e antes de iniciar uma possível consultoria, realize uma analise pessoal sua antes de iniciar essa idéia.

O mercado de banco de dados está caçando bons profissionais no mercado, mas quando digo bons eu quero dizer BONS PROFISSIONAIS, é inevitável deixarmos de citar a crise financeira no país que está levando as empresas a demitirem profissionais e por um outro lado quem não está demitindo está caçando BONS PROFISSIONAIS.

E a falta desses BONS PROFISSIONAIS é a sua oportunidade de iniciar seu negocio em banco de dados, BONS PROFISSIONAIS não são profissionais com 10, 20, 30 certificações,2 graduações ou Pós Graduações, lógico que isso te leva a uma base técnica muito alta, mas o mercado está em busca de solução.

BONS PROFISSIONAIS são aqueles que estão preparados para soluções, tomem muito cuidado ao tentar iniciar sua consultoria em banco de dados, quando uma empresa contrata um consultor ela quer soluções e o que faz você ser um BOM PROFISSIONAL é a experiência.

Uma outra dica é faça um plano de negócios, ele será responsável pela vida da sua empresa, se for ter sócios identifique o melhor nele e trabalhe está parte, não é porque abrimos uma empresa de TI que não podemos ter um sócio especializado na área administrativa, procure sócios que venham fortalecer seu ponto fraco.

images Dica pessoal: Se você pretende abrir um novo negocio e vender seu serviço como consultoria procure conversar com profissionais que já estão neste caminho e faça antes um estudo pessoal, seja franco contigo mesmo e responda para si se está preparado.

No momento em que você se torna um consultor SQL Server você é visto como solução para as empresas, seu serviço é cobiçado pelo mercado e os primeiros passos da sua empresa podem definir se ela vai decolar ou vai afundar.

É acho que com este artigo consegui pontuar alguns detalhes importantes antes de tomar a atitude de sair do CLT para empreender, prepare-se muito profissionalmente pois seus serviços vem para cobrir uma deficiência de mercado e preocupe-se em fazer um serviço com excelência, melhor que sua concorrência, faça analise de mercado e defina um publico alvo.

Autor

Formado em Administração de empresas, trabalho no ramo da TI a cerca de 11 anos, sendo 10 anos como DBA, atualmente trabalhando com DBA e prestando serviço externo como Consultor SQL Server 2008, 2008 R2 e 2014, autor de artigos para Devmedia e Ti Especialistas. Profissional certificado MCP na plataforma de Banco de Dados e co-fundador do site Guia DBA. Site: www.guiadba.com.br

Thiago Cruz

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes