Carreira

Ξ Deixe um comentário

Dicas para a certificação Oracle Java 7 Programmer I

publicado por Allan Romanato

OCA Java7Desde a época que iniciei a programar ouço pessoas falando que a linguagem Java é fácil, que o Google tem os códigos prontos e entre outros exemplos que se citados a lista ficaria enorme.

Sempre defendi o desenvolvimento em Java, justamente pelo conceito de write once run everywhere, que permite seu código ser escrito apenas uma vez e poder ser executado em qualquer plataforma, e também pela sua facilidade que a partir do momento que instalar uma IDE em sua maquina é só desenvolver.

No final de 2015, já que tinha uma boa experiência com a linguagem, decidi tirar a Certificação Java 7 programmer I. Pensei comigo mesmo: será fácil, já programo a muito tempo. Comprei um livro preparatório para a Certificação aprovado pela Oracle (apenas por desencargo de consciência). Quando comecei a ler tive uma surpresa fora do comum, eu não sabia nada, os exercícios preparatórios eram de extrema complexidade, os conceitos muito profundos, algo que jamais poderia imaginar. Então a solução foi a mais lógica: começar a estudar.

Minha rotina de estudos foi bem intensa, pois queria ter a minha certificação Java o mais rápido possível. Todas as noites, durante mais ou menos 2 horas, eu me dedicava única e exclusivamente aos estudos, tanto teóricos quanto práticos. Não adianta apenas ler os capítulos do livro, os conceitos são fixados apenas quando simulamos, ou seja, fazemos exercícios, compilamos alguns códigos e observamos o comportamento do compilador e o resultado exibido no console. Outra coisa importante: esqueçam o uso de IDEs, durante o processo de estudos se estiverem no MAC usem o Sublime como editor de texto; no Windows, o Notepad++ ; no Linux o VI ou Gedit (apenas alguns exemplos). Compilem seus códigos via console e lá mesmo irão ver os resultados de seus testes.

Acredito que o ponto principal na fase de estudos é a realização de MOCKs, que nada mais são que simulados da prova, com o mesmo número de questões e tempo da prova original. Esses MOCKs ajudam, e muito, quem vai fazer a prova a ter uma ideia de seu desempenho.

A prova tem duração de 120 minutos e um total de 70 questões, você tem cerca de 1,7 minutos por questão, algumas com certeza serão resolvidas em poucos segundos, já outras podem levar mais de 2 minutos, tudo isso dependo do grau de preparo do candidato. É uma prova muita cansativa. Quando as últimas 20 questões chegam, você já não aguenta mais ver códigos ou algo relacionado a Java, e é exatamente nessa hora que tendemos a fazer mais rápido para terminar o quanto antes.

Ao terminar a prova, uma mensagem na tela do computador será exibida, dizendo que seus resultados chegarão em até 30 minutos, acreditem em mim, são os 30 minutos mais longos que já passei.

Dia 11 de abril de 2016, eu fiz a prova 1Z0-803 OCA Java 7 Programmer I e fui aprovado! O caminho é difícil, requer muita dedicação e esforço, os estudos consomem um bom tempo, não porque os conceitos são de extrema dificuldade, mas sim porque o foco é nos detalhes, as perguntas são criadas visando os detalhes da linguagem, tornando a prova difícil e cansativa de ser realizada.

Espero que eu possa ter ajudado em alguma coisa compartilhando um pouco dessa minha experiência com a certificação Java 7.

Segue abaixo os links do Livro que utilizei para minha preparação o os MOCks.

Um grande abraço.

Links.
Livro da Certificação Java 7 programmer I e II

Site dos Mocks da Java 7

Autor

Engenheiro de Computação, pós graduando em Projeto de Aplicações Java. Atualmente trabalha como desenvolvedor Java na IBM e instrutor Caelum, possui a certificação Java 7 Programmer I

Allan Romanato

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes