Marketing & Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Por que o Marketing de Conteúdo é fundamental para o SEO?

publicado por Mateus Rosa

Figura - Por que o Marketing de Conteúdo é fundamental para o SEO?O mercado digital é um dos setores que mais cresce e naturalmente o volume de buscas orgânicas são responsáveis por mais de 30% do tráfego da Internet no Brasil. Neste contexto a otimização para mecanismos de busca ganha suma importância.

Porém, ainda evidencio certa confusão quando se trata de Search Engine Optimization e Marketing de conteúdo. Principalmente em entender como SEO e Content Marketing se complementam. Mas na sua opinião, será que eles se encaixam? Eles estão em desacordo com o outro? Se assim for, é possível forçá-los juntos?

Há muitas pessoas que pensam que o Marketing de Conteúdo elimina a necessidade de SEO.

O marketing de conteúdo é de suma importância para um bom trabalho de SEO. O conteúdo precisa ser altamente relevante, engajador e próprio. Sem esquecer, de inserir imagens e vídeos, os mecanismos de buscas valorizam conteúdos multimídia.
Portanto, é importante trazer o SEO para dentro de sua estratégia de marketing digital, pois atingir um público alvo qualificado é primordial nos dias de hoje.

Portanto, é importante trazer o SEO para dentro de sua estratégia de marketing digital, pois atingir um público alvo qualificado é primordial nos dias de hoje.

Entretanto, estar entre os primeiros resultados é uma tarefa bastante difícil, principalmente em mercados altamente competitivos, não acontece da noite para o dia, é fruto de muito trabalho e ações de SEO de longo prazo.

Se as técnicas e táticas de SEO se modificam e evoluem o tempo todo, como os sites e lojas virtuais poderiam tirar proveito dessas tendências e se diferenciar?

  1. SEO exige conteúdo e o Marketing de conteúdo é o conteúdo.
  2. Não existe SEO sem conteúdo.
  3. Você precisa de artigos próprio, palavras-chaves.

Esses três pontos já evidenciam a ligação entre SEO e conteúdo é inextricável. Por que você quer um bom mapa do site? Então, as pessoas podem mais facilmente encontrar e acessar seu conteúdo. Por que você quer um robots.txt otimizado? Assim, os motores de busca podem melhor rastrear o seu site, e assim os leitores podem ver o conteúdo. Por que você quer as tags certas nos lugares certos? Portanto, o seu conteúdo pode obter indexação estelar, resultados de pesquisa precisos, e mais leitores do seu conteúdo.

O seu Marketing de Conteúdo precisa de SEO, e seu SEO precisa de Marketing de Conteúdo. Estes são os departamentos não díspares com esforços desconexos. Um SEO precisa saber sobre marketing de conteúdo, e vice-versa.

Dentro deste contexto, é importante gerar muito conteúdo que te dê relevância e destaque entre os concorrentes. Os sites de busca mais visitado no mundo nos apresentam em alguns dados que mais de 60% das pessoas que buscam informações na internet, não passam da primeira página de resultados, o que significa que se você não gerar assuntos relevantes e não se manter entre os primeiros da página, vai ser muito difícil de um usuário te encontrar. O SEO bem planejado, principalmente atento às palavras-chaves, te possibilita a melhor posição nas buscas.

Para finalizar essa reflexão, percebemos neste texto os inúmeros benefícios através do SEO que se for bem estruturado te proporciona à geração de muitos leads potenciais, afinal o mesmo te possibilita conhecer e compilar as informações mais relevantes para suas estratégias e principalmente identificar a sua audiência na internet, e isso te direcionar melhor nas suas campanhas de marketing.

[Crédito da Imagem: Marketing de Conteúdo – ShutterStock]

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes