Carreira

Ξ 4 comentários

Certificações na área de Requisitos – CPRE (Certified Professional for Requirements Engineering)

publicado por Bruno Amaral

Sim, nós temos certificações! O mercado ainda não está tão exigente quando falamos de Analistas de Requisitos certificados. Nesse ano de crise, para você que quer se destacar, faça uma certificação CPRE – Certified Professional for Requirements Engineering. Mais de 12.000 profissionais no mundo já possuem essa certificação e é reconhecida mundialmente.

A certificação foi criada por um órgão internacional chamado International Requirements Engineering Board (IREB) e foi fundado em outubro de 2006 por especialistas na área de Engenharia de Requisitos. Hoje possui cerca de 100 voluntários e a instituição não possui empregados. O órgão localiza-se na cidade de Karlsruhe na Alemanha. Por isso, os primeiros módulos e test-drivers da certificação são feitos em Alemão.

As certificações foram criadas para estabelecer um alto padrão de qualidade aprimorando a prática da área.  Abaixo os níveis e módulos da certificação CPRE – Certified Professional for Requirements Engineering:

certificacoes_ireb

Na base da CPRE – Certified Professional for Requirements Engineering existe a CPRE – Foundation Level.  Essa certificação é para aqueles que possuem conhecimento genérico da Engenharia de Requisitos. Não há pré-requisito para fazer essa certificação.  A prova está disponível em português pelo IBQTS – Instituto Brasileiro de Qualidade em Testes de Software.

A CPRE – Foundation Level certifica que o profissional de requisitos compreende os conceitos e técnicas dos fundamentos da Engenharia de Requisitos. O certificado não possui data de expiração.

A segunda certificação é a CPRE – Advanced Level que é dividida em três módulos:

  1. Requirements Elicitation & Consolidation (Francês, Inglês e Alemão)
  2. Requirements Modeling (Inglês e Alemão)
  3. Requirements Management (Alemão)

A CPRE – Advanced Level certifica que o profissional de requisitos compreende os conceitos e técnicas dos fundamentos da Engenharia de Requisitos e também conhece áreas especificas, dividias em três módulos: Elicitation & Consolidation, Requirements Modeling  e Requirements Management.

A terceira certificação é a CPRE – Expert Level. Previsão de estar disponível no mercado no terceiro quarto de 2016.

A CPRE – Expert Level certificará que o profissional de requisitos  possui  amplo conhecimento da Engenharia de Requisitos englobando as quatro atividades de alto nível:

  1. Identificação
  2. Análise e negociação
  3. Especificação e documentação
  4. Validação.

Abaixo um esquema geral da IREB.

ireb-info-grafik-en

Você pode estar se perguntando “Para que serve isso?” Ou você pode me fazer o seguinte questionamento “Já é amplamente utilizado por outros países?” Eu vou responder que sim. Essa certificação foi muito bem recebida na Europa e nos EUA e atualmente soma mais de 46 países.

O IBQTS – Instituto Brasileiro de Qualidade em Testes de Software é reconhecido oficialmente pelo IREB como entidade certificadora no Brasil viabilizando e disponibilizando a certificação CPRE – Foundation Level em português.

Existem cursos oficiais para estas certificações. Entretanto, a IREB disponibiliza material para estudo individual.  Cada nível e módulo possui seu próprio Syllabus e glossário de termos.  Na página da IREB você poderá baixar todo o conteúdo para as provas, assim como os exames (simulados).

Centros de treinamento oficiais – https://www.ireb.org/en/training/cpre-training-providers

Literatura oficial para estudo – https://www.ireb.org/en/service/literature

Exames (simulados) – https://www.ireb.org/en/exams/basics

No próximo artigo, abordaremos o tema “Qualificando-se como Engenheiro de Requisitos”.

Obrigado!

“For every complex problem there is an answer that is clear, simple, and wrong.”

L. Mencken

Autor

PSM I, PACC, SFC, ISMF, SMAC, IPOF, STMAC, ITILv3 e MCTS. Possuo 20 anos de experiência em TI com background em desenvolvimento. Desde 2008 a liderar equipas de performance. Desde 2010 a trabalhar com Scrum, Kanban e XP. Desde 2017 a desempenhar papel de Scrum Master e Agile Coach. Desde 2018 a escrever artigos sobre Scrum, Equipas de Performance e Metodologias Ágeis.

Bruno Amaral

Comentários

4 Comments

  • Quanto custa o exame CPRE?

    • O exame custa R$ 440,00 na ABRAMTI.

  • A certificação possuí validade? Duração do exame e quantas perguntas? Grato. Paulo Carregosa.

    • Nao possui validade. São 45 questões feitas em75 minutos.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes