Carreira

Ξ Deixe um comentário

Lean & Agile Coach – A profissão do futuro para uma TI Ágil de verdade

publicado por Douglas Braga

Figura - Para onde caminhará a tecnologia nos próximos anosQuantas vezes contratamos consultorias tradicionais para nos dizerem o que nossa equipe tem que fazer? E quantas vezes temos dinheiro disponível no caixa para contratar consultorias?

“… Consultorias tradicionais, apesar dos resultados, podem ter um custo inviável de implementação dependendo da situação financeira da organização no momento …”

O que é o Lean & Agile Coach?

É um profissional cujo o objetivo é apoiar as equipes a desenvolverem competências de alta performance acessando os recursos internos e atingir objetivos específicos com eficiência. O Lean & Agile Coach é uma mistura de competências de Mentoring com competências de Coaching.

Definição de Coaching

É o processo de apoiar uma pessoa na identificação e realização das metas desejadas, desenvolvendo e utilizando os recursos e competências da própria pessoa.

Definição de Mentoring

O Mentoring é o processo executado por um profissional sênior em um ou mais assunto específicos, que vai dar atenção a profissionais menos experientes mostrando o caminho das pedras. Um mentor tem bastante experiência na área do mentorado.

“… Lean IT & Agile Coach é a junção de técnicas de Coaching e Mentoring …”

Quais são as vantagens de contratar um Lean IT ou Agile Coach?

  1. As pessoas existentes em uma equipe possuem competências imensuráveis, e o Coach irá desenvolver e/ou resgatar as habilidades já existentes em cada membro da equipe afim de gerar o resultado esperado.
  2. Como o Coach utiliza as competências da própria equipe, a quantidade de horas de consultoria necessárias para gerar um resultado também são reduzidas, pois a própria equipe irá realizar os diagnósticos, relatórios e também executar as ações necessárias.
  3. Como é a própria equipe da organização é quem gera os resultados, não são necessárias grandes equipes de consultoria para criar relatórios e/ou dizer o que a equipe do cliente precisa fazer.
  4. O Coach irá desenvolver competências emocionais quando necessário. Por exemplo: Caso algum membro da equipe precise adquirir competências de oratória, mas tenha dificuldades em falar em público, o Coach irá atuar para desenvolver este recurso interno antes de desenvolver as competências técnicas.

Por se tratar de um processo de desenvolvimento interno, o Lean & Agile Coach se torna viável para PMEs por ter um custo de projeto bastante competitivo

Com apenas 10 ou 20 horas de Lean  Coach já é possível obter resultados incríveis

Quem pode se beneficiar das competências de Lean Coaching?

  1. Gerentes de Projetos: Um gerente de projetos que utiliza ferramentas de coaching melhora drasticamente as capacidades de comunicação ( Soft Skills ) e facilita no gerenciamento de stakeholders;
  2. Líderes de Equipes: As ferramentas de Coaching são imprescindíveis para lidar com membros de equipe, motivar e garantir engajamento nos resultados;
  3. Consultores: A consultoria baseada no processo de coaching faz com que as equipes do cliente se auto desenvolvam gerando resultados reais;

Conclusão

Tenho visto algumas empresas criando este perfil profissional dentro da própria organização o que mostra que existe uma forte tendência de se torne uma profissão muito bem remunerada. Para quem gosta de trabalhar com pessoas, é um prato cheio.

“… O mais importante para ter sucesso como Lean IT ou Agile Coach é acreditar que as pessoas podem ser melhores do que elas já são e que cada um tem dentro de sí o recurso necessário para gerar qualquer resultado … “

Autor

16+ anos de experiência em TI, ocupando posições estratégicas em organizações nas áreas de Varejo, Seguros, Indústria, Energia, Telecom e Consultoria de TI. Forte experiência em Gestão de TI, Inovação, Transformação Digital, Gestão de Projetos e PMO, Desenvolvimento de Software, Gestão de Budget, Performance de Operação de TI, Parceiros e Contratos. Responsável por um Portfólio de 100+ Projetos, R$ 100 milhões de Budget de TI, 300+ Contratos. Experiência em Inovação e Programas de Redução de Custos de TI, resolução e gerenciamento de Projetos Problemáticos e Projetos de alta complexidade. Liderança de equipes com de 40+ membros. Especialidades: Estratégia de TI / Inovação Digital / Lean IT & Start-up / COBIT / ITIL / PMBOK / CMMI / BSC / Agile / PMO / ERP / Sistemas e Infraestrutura de TI / Liderança e Gestão de Pessoas

Douglas Braga

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes