Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

GIT (Overview)

publicado por Wanderson Aldo

Figura - GIT (Overview)Conceito Simplificado, Aplicabilidade e Dependências Mínimas. 

Versionamento!!!!

O Git é um sistema de controle de versão distribuída, projetado para controlar as versões de projetos.

Ele utiliza um repositório local para controlar as versões dos arquivos. Essas alterações são compartilhadas em um repositório compartilhada com outros desenvolvedores,empurrando(pushing) e puxando(pulling) as mudanças de maneira remota.

Em resumo, o GIT faz o papel de “juntar” as partes do projeto, de modo que, cada membro da equipe faça uma parte, e, utilizando este sistema seja possível juntar tudo no final.

Onde ela pode nos ajudar?

O uso mais comum do GIT é facilitar tarefas de projetos executadas em equipe, ou seja, ele permite que duas ou mais pessoas trabalhem em equipe. Mas também pode ser utilizado individualmente.

git_comofunciona

Algumas outras vantagens:

Descentralizado – Permite controlar o projeto de forma descentralizada, ou seja, sem a exigência de um servidor Mestre.

WorkStations – Crie muitas ‘Áreas de trabalhos’, ou seja, crie para o mesmo projeto, uma pasta para o site em desenvolvimento, outra para testes e outra oficial, onde fica o projeto em produção. Com isto, podemos testar um projeto antes de entrar em produção, e não temos o risco de alguma funcionalidade que não esteja concluída aparecer para seus visitantes.

Históricos – Como o GIT armazena histórico de cada alteração, com o projeto em execução, mesmo que seja necessário efetuar alterações, é possível desfazê-las com um único comando, como se fosse um “CTRL+Z”, caso algo dê errado.

Trabalho em equipe – Torna mais seguro e divertido os projetos. Podemos separar a equipe em desenvolvedores e desenvolvedores front-end, com isto, conseguimos que, durante o mesmo período, pessoas diferentes criem a programação e o visual do site. 

No final do dia o GIT faz todo o trabalho de juntar os arquivos, mostrar se existe algum conflito e em seguida realizar o deploy.

Cada membro da equipe tem sua pasta do Site, trabalha durante o dia, e no final o GIT junta tudo em uma pasta no servidor ‘Principal’, evitando que arquivos sejam sobrescritos e também armazenando históricos e logs individuais de cada membro da equipe. 

Dependências Mínimas

 Faça um download do programa.

Utilize uma hospedagem com suporte a GIT e tenha segurança no desenvolvimento, e na manutenção do projeto após ele estar em produção.

Autor

Desenvolvedor, Testador e Agilista. Apaixonado e Entusiasta em novos conceitos e tecnologias voltadas para a plataforma Web & Mobile. Xamarin, C#, Testes, MongoDB, NodeJS, DevOps, Azure e TypeScript.

Wanderson Aldo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes