Carreira

Ξ Deixe um comentário

Como o esporte pode ajudá-lo a ser mais produtivo!

publicado por Fernando Sampaio, PMP

Tenho praticado atividades físicas a quase uma década, algumas vezes com mais intensidade e outras apenas para tentar manter a “forma”. Tudo começou com uma ideia fixa de eliminar um peso extra, estava com quase 100 kilos e percebi que não seria uma “referência de boa saúde” para o meu filho, que na ocasião era recém-nascido.

Houve uma série de acontecimentos no ano de 2006 que me fizeram levar adiante a ideia de cuidar da minha saúde, mas o maior deles eu ainda estava por descobrir, que era exatamente poder cuidar da minha saúde e ser mais produtivo e ativo durante quase todo o dia, inclusive no período em que eu estava no escritório.

Tenha a mente aberta ao ler este post, vale lembrar, sair da zona de conforto e realizar mudanças em nossa vida não é fácil e não ocorrem como um passe de mágica ou do dia para a noite, você precisa insistir e persistir; nos primeiros dias você se sentirá muito cansado e qualquer assento, numa recepção qualquer, se torna um excelente dormitório; a boa notícia é que este cansaço é temporário e em aproximadamente 2 semanas eles desaparecem e você já poderá sentir os benefícios.

Passado o período de adaptação, aonde você tira o seu corpo da zona de conforto, os exercícios passam a fazer parte de sua rotina, tornam-se quase uma religião, e assim como um “viciado” você passa a ser um “usuário” frequente, e será exatamente neste momento que você sentirá a grande diferença em suas rotinas.

Os exercícios oxigenam melhor o cérebro, assim ajudam a organizar as suas ideias enxergando oportunidades ou soluções que antes estavam escondidas nas profundezas do subconsciente.

Quando praticamos qualquer esporte, o músculo que recebe os primeiros benefícios é o coração, pois este terá uma rápida adaptação ocorrendo um leve “inchaço”, ou seja, seu coração ficará “maior” e os efeitos serão sentidos na frequência dos batimentos cardíacos em repouso; o coração de um atleta profissional, em repouso, bate em média 40 vezes por minuto, de um mero mortal de 72 a 78 vezes. Mas se você, praticando atividade física conseguir estabelecer uma média de 60 batimentos cardíacos por minuto, imagine o quão mais calmo você não ficaria, ou seja, é exatamente aquela paciência extra para tratar aquele big problema com aquele usuário/fornecedor chato.

Acredite, será durante a pratica da atividade esportiva que você encontrará a solução para aquele problema que parecia não ter fim. Com a prática frequente de exercícios este tipo de situação passará a ser mais comum do que você possa imaginar. Veja, isto irá ocorrer porque aquele será o seu momento, aonde a cabeça fica mais vazia, e mais uma vez você poderá acessar aquela área do cérebro que antes estava trancada, impossibilitando que você pudesse ver as outras possíveis saídas.

Sabemos que a maioria das pessoas bem-sucedidas praticam alguma atividade física pelo menos 3 vezes na semana; o melhor exemplo de pessoa que devemos nos espelhar é no inigualável Abílio Diniz, hoje com 78 anos de idade tem saúde e disposição de fazer inveja à muitas pessoas. Que tal seguir o exemplo? Aproveito para sugerir que o sigam no Facebook, há informações valiosas que ele tem compartilhado frequentemente em seu perfil.

A pratica de esporte traz uma série de benefícios que seriam necessários pelo menos 3 ou 4 posts para falar sobre uma pequena quantidade, mas os principais que eu listo abaixo são:

  1. Você não será mais um Sedentário: A ausência de exercícios causa lentidão no metabolismo, acumula gordura corporal (a famosa pochete) e causa a perda de massa muscular.
  2. Afasta Doenças Cardiovasculares: Diminui significativamente as chances de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Infarto ou desenvolver Hipertensão Arterial. Cardiologistas afirmam que a prática de atividade física diminuiu em até 54% as chances de morte por doença cardíaca;
  3. Aumenta a Autoestima: a perda de peso afeta diretamente o seu desempenho e a integração com os colegas.
  4. Conhecer novos lugares: Imagine poder conhecer lugares por todo o Brasil e o Mundo aonde você nunca imaginou ir. A corrida, por exemplo, proporciona este prazer, aonde você viaja e faz turismo ao mesmo tempo.

Quando você está envolvido com o esporte, você se torna uma pessoa mais saudável e assim cria novas amizades, novos hábitos de vida, irá dormir melhor com um sono de qualidade superior e assim acordará mais disposto.

Sentiu-se motivado? A primeira coisa que você deve fazer é procurar um cardiologista, peça para fazer todos os exames necessários e informe que você deseja iniciar a prática de atividades físicas.

De posse dos exames e a liberação do médico, procure um esporte que você se identifique, não adianta praticar corrida porque é o esporte da moda e aquele seu colega da baia ao lado é um maratonista admirado na empresa porque corre a São Silvestre todo ano. (Vale lembrar, São Silvestre não é Maratona). Há diversos esportes como Natação, Squash, Tênis, Ciclismo, Bike Indoor, Musculação, Cross-Fit e outros que, tenho certeza, há algum que você tenha alguma afinidade. Obs: Levantamento de garfo e habilidades ímpar com o controle remoto não são consideradas atividades físicas.

O segredo está em fazer com que o esporte se encaixe na sua rotina, ou seja, mesmo que você acorde 1 ou 2 horas mais cedo, possa esporadicamente esticar a hora do almoço, ou ainda que seja após o expediente, isto com certeza deve lhe trará benefícios. Lembre-se que a atividade física não pode atrapalhar ou mudar substancialmente sua rotina, ele deve agregar valor à sua vida sem causar impacto no trabalho ou à família.

A recomendação geral é que, praticando exercícios regularmente 3 vezes durante a semana em sessões de 30 minutos a 1 hora, já é mais do que o necessário para mudar a sua vida. Não se iluda achando que verdadeiros maratonistas, ultramaratonistas e triatletas de longa distância terão uma vida mais saudável que a sua; na verdade quando há a prática de exercícios por longos períodos, estes passam a causar malefícios e trazem muito pouco benefício. O doutor Drauzio Varella já havia dito: “Água em excesso causa problemas!”.

Recomendo um esporte que você possa interagir com as pessoas, isto vai mantê-lo motivado; lembre-se de que os gansos voam em formação de “V” porque assim eles conseguem ir mais longe. Há diversos clubes de corrida espalhados por todo o Brasil. E não menos importante, conhecendo novas pessoas o seu network aumenta e o seu perfil no Linkedin agradece.

Para ajudar a alcançar mais rapidamente os seus objetivos, procure um profissional nutricionista e faça uma reeducação alimentar. Um profissional de educação física poderá ajudá-lo a se exercitar corretamente, evitando lesões e treinos em excesso, levando-o mais longe no esporte

Espero que este post possa ajudá-lo a entender que o maior bem que existe na vida é poder usufruir da vida com uma boa saúde.

O jogador de futebol americano Jim Brown escreveu: “Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido”

MaratonaSP

Em 2008 completando a primeira Maratona – 42km.

Se 2 anos antes me perguntassem se isto seria possível, eu diria: “Jamais!”. Acredite em você!

          Havendo curiosidade, saber sobre desafios, metas ou assunto relacionado, ou ainda caso queira deixar sua mensagem sobre como o esporte mudou sua vida, por favor, deixe um comentário!

 Muito obrigado pela leitura. Vejo você no próximo post! Até lá.

Curioso? Leia mais: 3 Tips for Winning at Work and Triathlon

 

Autor

Profissional de Gerência de Projetos Certificado PMP com uma carreira de mais de 18 anos em Tecnologia da Informação focada em Infraestrutura Lógica e Física de grandes Data Centers em todo o Brasil. Principal atuação em Gerência de Projetos e Serviços e assim como a maioria dos profissionais teve seu início de carreira em suporte técnico; quase um “dinossauro” achando que era feliz com comandos em DOS, SCO-UNIX e Lotus 123, tendo inclusive em sua coleção de certificados um MCP Windows 2000. Durante todo este período pôde vivenciar diversas tecnologias, metodologias e melhores práticas nas principais empresas de Serviços de Outsourcing, Manufatura e Financeiro e isto contribuiu de forma edificante e expressiva para a atual carreira em Gerência de Projetos. Atualmente tem dividido o seu tempo entre o Trabalho, Estudos, Família e o Triathlon; considera este último sua “válvula de escape” para os problemas diários; caso contrário já não estaria mais entre os profissionais de TI. Atleta amador, sendo Ironman Finisher por 10 vezes. Sua mais recente conquista foi a Certificação PMP do PMI.

Fernando Sampaio, PMP

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes