Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Análise e levantamento de requisitos em histórias em quadrinhos – Parte 1: O que são requisitos?

publicado por Jair Jersey Marinho

Figura - Análise e levantamento de requisitos em histórias em quadrinhos – Parte 1: O que são requisitos?O QUE SÃO REQUISITOS?

Tanto Machado (2013) como Bezerra (2007) apontam que os requisitos são o pontapé inicial para a definição do escopo de um sistema. Segue algumas definições importantes:

  • Requisitos representam as necessidades do usuário que resultará em um software a ser desenvolvido para solucionar os problemas encontrados em sua organização.
  • Requisitos são as metas e limites encontrados pelos clientes e usuários do sistema que definem o comportamento e também as características do sistema.
  • Um conjunto de requisitos significa condições, objetivos, serviços, restrições e capacidade necessária que o software deve obter para que os problemas sejam solucionados e as necessidades da organização sejam atendidas. Normalmente os requisitos de um sistema são identificados a partir das informações, processos e atividades específicas realizadas pela área que a organização atua, ou seja, o negócio em que a empresa atua.

Segue abaixo a definição padronizada pela IEEE em seus Padrões, Guidelines e exemplos sobre Engenharia de Requisitos de Sistemas e de Software:

  1. Uma condição ou capacidade necessária a um usuário para resolver um problema ou alcançar um objetivo.
  2. Uma condição ou capacidade que deve ser alcançada ou possuída por um sistema ou por um componente de sistema para satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outros documentos formalmente expostos.
  3. Uma representação documentada de uma condição ou capacidade como a dos itens 1 ou 2. (IEEE 610.12-1990: IEEE Standard Glossary of Software Engineering Terminology, 1990, p. 62)

LEVANTAMENTO DE REQUISITOS

No ponto de vista de Machado (2013) e Bezerra (2007), a atividade de levantamento de requisitos ou elicitação de requisitos correspondem à fase de descobrimento ou extração dos requisitos de um sistema, onde há o entendimento do problema a ser resolvido pelo o auxílio do software que será posteriormente desenvolvido.

O termo para “elicitação” significa trazer à tona, ou melhor, é a técnica de obtenção de dados junto aos usuários detentores das informações, principalmente para a construção de um sistema ou um produto ou, ainda para melhorar um processo de trabalho.

Na fase de levantamento de requisitos, os interessados, desenvolvedores, engenheiros, analistas de requisitos, juntamente com os clientes e usuários, trabalham em conjunto para identificar os atuais problemas, extrair as necessidades futuras do sistema a ser desenvolvido; conhecer o desempenho dos serviços do sistema e até as restrições de hardware. Estas necessidades são denominadas requisitos.

A ideia de levantamento / elicitação de requisitos deveria ser simples como um processo de transferência do conhecimento dos usuários e especialistas do negócio que através da capacidade dos analistas de requisitos de conseguir levantar e documentar esses conhecimentos, mas o processo não é tão simples como aparenta ser, pois os clientes e usuários não conseguem repassar uma visão clara das suas necessidades de negócio. Segue alguns problemas que ocorrem na fase de análise de requisitos:

  • Os requisitos são incompletos e ambíguos;
  • Usuários com visões diferentes e requisitos contraditórios;
  • Usuários conhecem muito do negócio e pouco de sistema, já os analistas conhecem muito de sistemas e pouco do negócio do cliente, consequentemente ocasionando desentendimentos entre eles;
  • Os usuários acabam omitindo algumas informações, acreditando que o assunto é óbvio;
  • Requisitos na maioria das vezes são vagos e incertos;

Os requisitos coletados deverão ser documentados em dois grandes grupos: requisitos FUNCIONAIS, e NÃO FUNCIONAIS.

Os requisitos são normalmente documentados em uma notação informal (escritos em linguagem natural), podendo adicionar diagramas explicativos, para que sejam entendidos, validados, aprovados e utilizados por todos os interessados, sejam eles gerentes do projeto, analistas de sistemas, analistas de testes, desenvolvedores ou até mesmo clientes e usuários.

Para melhorar a compreensão dos conceitos citados anteriormente, desenvolveu-se um estudo de caso através da utilização de histórias em quadrinhos, segue uma prévia e a ilustração à seguir:

A história começa quando um analista de requisitos irá interagir pela primeira vez com o cliente para extrair e descobrir seus requisitos. O cliente é responsável pelo conhecimento do negócio, mas que por sua vez, conhece pouco sobre a área de informática, dificuldade muitas vezes encontrada por analistas de requisitos.

Levantamento de Requisitos

CONCLUSÃO

Resumidamente, um requisito pode ser considerado uma característica do sistema a ser desenvolvido, portanto, a Análise de Requisitos é o estudo das características que o sistema deverá ter para atender às necessidades e expectativas do cliente.

Este artigo destacou a utilização das histórias em quadrinhos como meio de transmitir todas essas informações estrambólicas e experiências vividas de maneira simplista, divertida e mais eficiente que o tradicional livro texto, podendo até serem utilizados por professores em suas didáticas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSIS, Érico. Aprendendo em Quadrinhos. Disponível em < http://www.blogdacompanhia.com.br/2013/02/aprendendo-em-quadrinhos/ >. Acesso em: 05 jan. 2014.

BARBOSA, Alexandre; RAMOS, Paulo; VILELA, Tulio; RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.

BEZERRA, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistema com UML. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 6ª reimpressão.

MACHADO, Felipe Nery Rodrigues. Análise e gestão de requisitos de software: onde nascem os sistemas. 1ª. ed. São Paulo: Érica, 2011.

WIKIPEDIA, Análise de requerimento de software. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_de_requerimento_de_software >. Acesso em: 26 set. 2015.

[Crédito da Imagem: Levantamento de Requisitos – ShutterStock]

Autor

Engenheiro de Software e Analista de Sistemas Sr., atua na área de TI há 8 anos, presentemente prestando serviços para o Governo do Estado de São Paulo. Exerceu atividades como desenvolvimento de sistemas, especificação e levantamento de requisitos para baixa e alta plataforma e liderança de Projeto, atuando em empresas brasileiras, servidores públicos, bancos e multinacionais. Formado em Tecnologia em Desenvolvimento de Software e Pós-Graduado em Engenharia de Software na Universidade Cidade de São Paulo, Certificado ITIL e SCRUM MASTER.

Jair Jersey Marinho

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes