Carreira

Ξ Deixe um comentário

Por que devemos enfrentar a crise?

publicado por Fabio Bahia

Figura - Por que devemos enfrentar a crise?Porque crise = oportunidade. Poderia iniciar este artigo com uma série de clichês do tipo: “Quando se faz algo que se ama não se pensa em como o trabalho nos consome” e pensando na atual conjuntura da economia mundial, seria possível afirmar que esta sensação de cobrança é elevada ao cubo.

Nos momentos de crise, e isto acontece desde o final da década de 70 e início da década de 80 ouvimos falar no palavrão chamado, DOWNSIZING, esta palavra significa redução!

Iniciando pela avaliação de custos e talvez você saiba que, todo bom gestor financeiro sabe que o maior custo de uma empresa está localizada no 5o dia útil do mês, sim, na folha de pagamento. Por isso muitos gestores e clientes afrouxam um pouco as suas exigências em momentos de crise. É possível afirmar que aquele profissional que é considerado IMORTAL, IMEXÍVEL, INSUBSTITUÍVEL, também é cotado para ter a sua vaga fechada. E então aquela boa e velha conversa de que o contrato foi encerrado, para o profissional, símio velho, não cola. É corte de custo mesmo, bom e velho BUDGET. Cortar na própria carne, Sr. fulano temos uma meta de redução de custo de 20%. O que fazer?

Nas empresas onde tive a oportunidade de trabalhar, quando não tínhamos uma visibilidade de longo prazo, tínhamos que partir de uma base histórica e ajustar os desvios, a meta tinha que ser definida e seguida à risca, assim como ocorre com o orçamento doméstico, onde há R$1.000,00 para gastar mensalmente, contando que todos os gastos diretos, como despesas de água, luz, telefone, TV a cabo HD e internet de 100Mb de fibra, os custos estando em dia, sobrariam para compras no supermercado, supérfluos , e passeios, aproximadamente R$500,00.

Se a meta é cortar 20% do custo mensal, logo, R$200,00 – R$1000,00 = R$800,00. Bom, com R$800,00 mantemos os custos diretos da casa, e será necessário cortar os supérfluos, compras no supermercado, isto mesmo, dê adeus ao Frisante Italiano, ou quem sabe ao papel higiênico folha dupla. Será necessário cortar o pacote HD da TV a cabo e reduzir a internet de 100Mb para 20Mb. Aqui não estamos discutindo a qualidade da programação HD versus convencional ou a velocidade da internet de 100MB contra 20Mb, o que estamos discutindo é a continuidade do serviço prestado.

Em tempos de crise temos que apertar o cinto e sinto muito em lhe dizer que o tempo das vacas gordas acabou, e o que a China está colhendo a crise do mercado imobiliário que ela mesmo plantou, com o governo financiando a bolha que agora estourou é o mesmo efeito que os EUA colheu a 4 anos atrás, e nós, no Brasil, ainda, estamos em situação privilegiada, porque pelo índice FIPEZAP, o valor médio dos imóveis anunciados subiu 4,4% em São Paulo nos últimos 12 meses.

CRISE no meu ponto de vista é OPORTUNIDADE.

Em 1982 Odil Gazes Filho, engenheiro, formado no Mackenzie, diante da recessão no Brasil, teve a ideia de abrir uma lanchonete, com um nome sugestivo, o Engenheiro Que Virou Suco. Histórias como esta mostra o nosso poder de superação.

Como diz Peter Drucker “Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou, uma decisão corajosa.”

Então deixe a crise de lado e busque a coragem para agir quando identificar as oportunidades que melhor se ajustem no teu perfil e foco profissional.

Mãos à obra.

Afinal todos temos um objetivo maior a buscar nesta vida, algo a ser realizado e que nos traz a certeza de que não será mais uma crise que atrapalhará o nosso plano de vida e carreira.

Sucesso, visão e oportunidades para todos.

[Crédito da Imagem: Crise – ShutterStock]

Autor

Fabio Bahia É formado em Administração com Especialização em Engenharia de Software. Possui MBA em Gestão da Qualidade de Projetos. Aos 7 anos de idade pediu um video game e ganhou um computador, ali iniciou na TI através de jogos em basic. Atualmente pesquisa Python, Big Data e Inteligência Artificial.

Fabio Bahia

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes