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Como utilizar a tecnologia no gerenciamento de equipes

publicado por Aline Roque

Figura - Como utilizar a tecnologia no gerenciamento de equipesUm dos maiores desafios para os profissionais que atuam na gestão de marketing e vendas é a realização de ações que dependem de equipes remotas, sem supervisão local. Seja para atendimento de vendas externas, participação em eventos, realização de pesquisas de campo, ou outros, o gestor se vê forçado a tomar decisões baseado nas informações que são geradas no campo e que, nem sempre, correspondem a verdade.

Quem nunca passou por uma situação de contratar a execução de uma blitz e descobrir seus materiais promocionais jogados numa lixeira qualquer? Ou de receber um relatório de vendas informando a ausência de um cliente, no mesmo dia que o cliente fez contato notificando que aguardava um vendedor que não apareceu? Também há os casos de pesquisas que são respondidas em lote por conta de uma única pessoa, apenas para garantir o mínimo cachê do dia.  

É triste, mas casos como esses (e inúmeros outros) acontecem todos os dias e comprometem toda a estratégia de negócios, o que afeta muito os resultados da organização.

Felizmente, a tecnologia pode ajudar a mudar essa realidade. Antes, apenas empresas de grande porte podiam se dar ao luxo de contar com recursos tecnológicos para gerenciar ações a distância. Atualmente, graças ao fenômeno da consumerização e ao desenvolvimento de soluções na nuvem, basta ter um smartphone para que mesmo as pequenas empresas possam utilizar a tecnologia.

Para tanto, é possível começar utilizando o smartphone para a coleta de fotos, assinaturas e outros métodos de registro que podem ser transferidos por e-mail. Há ainda a possibilidade de utilização de aplicativos empresariais. Muitos são disponibilizados de forma total ou parcialmente gratuita e se destinam a apoiar o gerenciamento de equipes em campo. Abaixo alguns exemplos:

  • Agendor
  • Voltada ao controle de processos comerciais, o agendor conta com sistema web colaborativo e aplicativos móveis, permitindo que os vendedores cadastrem informações que são atualizadas em tempo real. Disponível para dispositivos Android e iOS.  
  • Cloud4mobile
    Sistema de gerenciamento de dispositivos móveis empresariais (mobile device management). Além de gerenciar tudo o que pode ou não ser realizado através do dispositivo da empresa, como o uso de recursos e apps, por exemplo, permite o acompanhamento da localização em tempo real e através de histórico. Disponível para dispositivos Android.
  • Mobiltracker
    Sistema de rastreamento que permite acompanhamento da localização em tempo real e através de histórico, com recursos como cerca virtual e acompanhamento via portal web ou smartphones. Disponível para rastreadores veiculares, smartphones Android e iOS.

Essas ferramentas são alguns exemplos de soluções com versões gratuitas, mas existem muitos outros meios específicos para cada área, por exemplo, sistema de trade marketing, sistemas de automação de força de vendas, sistemas de CRM e outros que podem contribuir para a otimização das operações de empresas de todos os portes e segmentos. Existem ainda plataformas que permitem a criação dos próprios aplicativos. Se você é gestor de uma área de negócios, recomendo que converse com seus contatos de TI para analisar possibilidades. Sem dúvidas o custo de não fazer nada a respeito será muito maior do que o investimento necessário para estruturar um processo de controle.

[Crédito da Imagem: Gerenciamento de Pessoas – ShutterStock]

Autor

Entusiasta de novas tecnologias e inovação, profissional de marketing atuante na área de tecnologia da informação há mais de dez anos e redatora do blog Implantando Marketing desde 2011. Está sempre envolvida em eventos que unem tecnologia e marketing, tendo contribuído como palestrante do TDC Porto Alegre e do IMKT na Prática, dentre outros. Possui formação em Administração de Empresas pela Unisinos e Marketing pelo Senac, ambas em fase de conclusão.

Aline Roque

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