Big Data

Ξ Deixe um comentário

Articulista do TI Especialistas lança livro sobre Big Data

publicado por Augusto Vespermann

big-data-editora-brasportVivemos um mundo que gera cada vez mais dados, das mais variadas fontes e formatos. São cliques nas redes sociais, interações via smartphones, buscas na Web, transações com empresas…

Estas inúmeras fontes de dados nos permitem hoje pensar em aplicações que antes seriam impossíveis de serem desenvolvidas, pelo alto custo e pela complexidade envolvida. Vivemos e viveremos ainda mais essa complexidade em analisar estes eventos de forma a utilizar essas “deduções” analíticas na construção de novas ofertas de valor em produtos e serviços para nossos clientes. Para que tenhamos respostas claras para a questão acima, devemos estar atentos a fatores relevantes quando pensamos em processar e analisar esse “tsunami” de informações provenientes do Big Data. Qual a relevância do volume de informação? Como processar essas informações com a velocidade necessária, com que capacidade de processamento e com que latência? Qual a variedade de dados (textos, som, vídeo, estruturados) que pretendemos trabalhar? Qual a procedência e a veracidade desses dados? Se são sensitivos, qual seu “prazo de validade” ou nível de atualização?

O uso de Big Data já deixou sua marca na história e seus impactos e implicações na sociedade e no mundo dos negócios. As empresas que souberem aplicar Big Data corretamente terão uma vantagem competitiva perante aos seus concorrentes. A proposta do livro não é mergulhar na tecnologia, mas ajudar aos leitores executivos a este ainda longo caminho que temos pela frente.

Autor

Augusto Vespermann é fundador do Portal TI Especialistas, além de fundador e moderador de uma das maiores comunidades de tecnologia do LinkedIn, o TI Especialistas Brasil, com aproximadamente 85.000 membros. Tem experiência de 16 anos na análise desenvolvimento de sistemas web em várias linguagens de programação. Aficcionado por tecnologia e sempre atento às novidades do mercado. Twitter: @augustosvm LinkedIn: Augusto Vespermann

Augusto Vespermann

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes