Carreira

Ξ 1 comentário

10 dicas para ajudar na entrevista de emprego

publicado por Renato Luiz Cardoso

Figura - 10 dicas para ajudar na entrevista de empregoO mercado de trabalho está se tornando bastante exigente, em todas as áreas. Saber trabalhar em equipe, ser um profissional motivado, ou mesmo, apresentar conhecimento em diversas áreas não é mais um diferencial, mas, sim uma condição essencial para se candidatar a uma vaga. Tendo em mente que qualquer dica sempre ajuda, seguem abaixo dez dicas para uma boa entrevista.

  1. Pesquise sobre a empresaConheça a empresa antes da entrevista e aprenda o máximo possível sobre os seus produtos, serviços, e perfil de clientes. Conheça a concorrência da empresa e qual o nicho de mercado se enquadra. Você também deve saber sobre a cultura da empresa. Isso irá fornecer uma vantagem nas respostas e na compreensão das necessidades da empresa. Quanto mais você souber sobre a empresa e o que ela representa, melhores as chances que você na entrevista. Antes da Internet, este tipo de pesquisa era considerado muito difícil, mas, com a tecnologia atual isso não só se tornou possível, como essencial.
  2. Atenção aos detalhes
    Selecione corretamente o que vestir para a entrevista. Dependendo da indústria e do cargo pretendido, você deve ter muita atenção ao visual e principalmente aos detalhes. Mesmo se a empresa possui um ambiente casual tenha cuidado. Não há necessidade de exageros, mas uma vestimenta e aspecto asseado são essenciais. Acima de tudo: confiança. Se você se vestir de acordo, as pessoas vão corresponder.Recomendo que você assista ao vídeo: “Como alavancar as vendas usando o Poder da Comunicação” do Dr. Lair Ribeiro, disponível em:
  3. Esteja preparado
    Ter em mãos uma pasta contendo cópias extras do seu currículo, cópia de suas referências, pasta com seus certificados e diplomas (que comprovem suas qualificações), seu portfólio, cartão de visitas, papel para tomar notas, etc.
  4. Não se atrase
    Nunca chegar atrasado para uma entrevista. Leve em conta que você precisa de tempo extra para chegar ao local, estacionar (se utilizar de carro), etc. Recomenda-se estar no local ao menos dez minutos antes da entrevista.Recomendo que você assista ao vídeo: “A importância da pontualidade no trabalho”, disponível em:
  5. Demonstre entusiasmo
    Aperto de mão firme. Falar com voz confiante, mesmo se você se sentir instável.
  6. Ouça sua contraparte
    Escutar é muito importante. Tenha certeza de que você não está apenas ouvindo, mas também prestando atenção. Atente-se às entrelinhas, pois muitas vezes o que não é dito é tão importante quanto o que é falado.
  7. Responda corretamente às questões
    Será que você entendeu o que está sendo perguntado? Certifique-se de entender o que está sendo pedido, e obter mais esclarecimentos se não tiver certeza. Responda prontamente e seja honesto em suas respostas.Recomendo o vídeo: “Entrevista de Emprego – Perguntas e Respostas Mais Frequentes”, da PDK Consultoria, disponível em: .
  8. Use exemplos bem definidos
    Um bom exemplo de seu trabalho vale mais que dez histórias. Ensaie seus exemplos antes da entrevista. Use aqueles que destaquem seus sucessos.
  9. Faça perguntas
    Tenha, em mãos, perguntas para realizar no final da entrevista. Não deixe nada “no ar”. Muitos entrevistados não fazem perguntas e perdem a oportunidade de descobrir informações valiosas. Perguntas ao entrevistador indicam seu interesse na empresa.
  10. Acompanhamento
    Pode ser realizado através de e-mail ou telefone, é mais uma oportunidade para lembrar o entrevistador das características e benefícios que você oferece para o trabalho e empresa. Isso é conhecido como a ”entrevista de follow-up”.

É imprescindível que esteja bem e confiante. Uma forma de realizar isso é estar preparado para o melhor de sua capacidade. Não há nenhuma maneira de prever como será ou qual o resultado de uma entrevista, mas procure estudar e apresentar-se de forma positiva.

Para finalizar, recomendo o vídeo “Bola cheia x bola murcha”, do Professor e palestrante Daniel Godri, disponível em

[Crédito da Imagem: Entrevista – ShutterStock]

Autor

Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Salto/SP

Renato Luiz Cardoso

Comentários

1 Comment

  • Muito boa as dicas, confiança e firmeza é fundamental.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes