TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Reinventando o email

publicado por Silvio Rocha

Tela IBM Verse

Atualmente vivemos no ambiente corporativo uma época de constantes mudanças, elas não são esporádicas, quase sempre são contínuas e acontecem numa velocidade que muitas vezes não estamos preparados para acompanhar.

Um dos recursos tecnológicos que sofreu poucas mudanças foi o Email. A maioria dos produtores deste tipo de software investiram em mudanças que pouco agregaram valor e por conta disso nos últimos anos criou-se um clima de acomodação.

Atualmente as empresas, independentes do porte anseiam por mais produtividade e buscam oportunidades de crescimento, assim a produtividade dos colaboradores é encarada como prioridade e são o centro das atenções. Este é o foco prioritário de suas Administrações.

Uma afirmação constante hoje nas empresas é: “As pessoas são o bem mais valioso de todas as organizações”. A mudança contínua de cenários econômicos força que as organizações sejam mais dependentes da informação do que nunca. Colaboradores são o bem mais precioso de uma empresa e representam o motor que pode alavancar a mesma para o crescimento ou não.

Os líderes das empresas estão conscientes de que um local de trabalho baseado em informações e rede social pode ser a resposta para encontrar rapidamente novas oportunidades de crescimento e ajustar o rumo. Nós no dia-a-dia, temos que trocar impressões, informações e outros dados com nossos colegas de trabalho e também com nossos clientes, para sermos mais produtivos e ágeis, e por fim, mais inovadores e transparentes.  Seu “Colaborador” agora é quem fará a diferença e criará o valor.

Ambiente de trabalho mais complexo

Algumas das características do atual mercado de trabalho:

  • Atualmente a força de trabalho está distribuída ao redor do globo
  • Necessita de processo mais rígidos de segurança
  • Deve prover Integração e Transparência no escritório, lar e em mobilidade
  • Com o advento das Redes Sociais estas práticas que são conhecidas em casa pelos colaboradores, devem ser implementadas no ambiente corporativo
  • As novas gerações sentem a sobrecarga de informações e tecnologias e priorizam aplicativos de trabalho mais fáceis de usar

Quando você se sentiu realmente produtivo no trabalho?

Diariamente somos pressionados por milhares de informações. Deixamos de fazer atividades e muitas vezes deixamos Mensagens sem resposta. Nosso universo é povoado por “Reuniões” que dominam nosso tempo e o efeito colateral é que os e-mails se acumulam. O resultado disso é que as Ferramentas de trabalho atuais já não são adequadas para o ambiente de trabalho de hoje e do futuro.

Em média um colaborador o trabalhador gasta 28% da sua carga horária gerenciando sua caixa de entrada no Email. Este tempo poderia ser recuperado se fossem adotadas ferramentas de colaboração social para a comunicação.

Qual seria o cenário ideal?

  1. Um local onde concentrar o tempo que temos disponível.
  2. Uma forma fácil de colaborar com as pessoas que são mais importantes para nós.
  3. Ter finalmente uma forma efetiva de controlar nosso tempo e retomarmos o controle do nosso dia.

Quem oferece estas características no Email?

Atualmente as principais empresas desenvolvedoras de Email oferecem de forma isolada algumas características, porém a maioria não atende a esta demanda. A IBM atenta a este nicho de mercado já vinha amadurecendo a ideia de transformar o IBM Notes numa verdadeira ferramenta de produtividade e agora apresenta a sua proposta, o IBM Verse. Vamos falar aqui algumas de suas inovações, porém não esgotaremos o assunto neste único Post.

O IBM Verse diferente do seu antecessor foi desenvolvido para o ambiente de nuvem, feito sob medida para dispositivos móveis e reforçado pelo Analytics e busca avançada IBM. A proposta dele é trabalhar para você e não você para ele.

Baseado em dados analíticos, o IBM Verse aprende com seu comportamento para se adaptar à sua forma de trabalho. E por ser uma solução de e-mail corporativa, também entende que você tem necessidades específicas de segurança e privacidade.

Outro ponto importante é a transparência, o produto tem que ser fácil de usar e para isso a maior parte da sua interface é orientada de forma que você tem intuição de como achar e executar uma determinada atividade, enfim menos confusão e mais clareza.

Email com menos SPAM e mais Transparência

É uma plataforma com visual mais leve, distante da confusão das pastas, contatos e mensagens desnecessárias. Juntando inteligência interna e design orientado ao usuário, o IBM Verse oferece uma forma rápida de gerenciar a comunicação empresarial entre diversas pessoas e dispositivos, além de contribuir com o fluxo de informação, focando no que é importante para você.

Email com Digital Workplace

Com a adição da ferramenta de Comunicação Social é possível aos usuários do IBM Verse superar a distância entre pessoas e informações. É o conjunto perfeito dos conceitos de Ferramenta Social e Mobilidade disponíveis na nuvem, isto faz do IBM Verse a plataforma adequada para compartilhamento de informações com colegas de trabalho, parceiros e clientes. Desta forma fica mais simples estar conectado, seguro e trabalhando de forma remota quando necessário.

Conclusão

Estamos realmente muito empolgados com a ferramenta de Email IBM Verse, mas por enquanto vamos deixar vocês com este pequeno Insight e em breve retornaremos com mais informações e analisando passo-a-passo cada uma das características inovadoras do produto.

Autor

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento/Comunicação Interna. Atuou em grandes empresas do segmento de TI. Atualmente é responsável pela área de Gestão de Conhecimento na Setesys, uma empresa Google Partner com ênfase na aquisição/ disseminação de conhecimento e concepção e desenvolvimento de soluções corporativas em Google Apps/Cloud Computing. Escreve no blog da Setesys sobre tecnologia, soluções corporativas, novidades da Google e Google Apps. Um dos membros do Google Business Group São Paulo e criador do Portal de EAD - Instituto Google Apps.

Silvio Rocha

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes