Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

A importância da linguagem C e C++

publicado por Renato Luiz Cardoso

Figura - A importância da linguagem C e C++Como professor da disciplina de lógica de programação, procuro desenvolver com os alunos uma boa base teórica para que possam criar seus próprios códigos. Tenho utilizado bastante o compilador DEV C++ e ensinado aos alunos a programação em C++. A linguagem C++ tem regras de sintaxe muito similares ao Java, PHP e outras linguagens, o que facilita muito para o aluno “migrar” seus conhecimentos.

Durante as aulas, sempre surge uma pergunta: “Por que precisamos aprender linguagem C++?” Bom, escrevo aqui a resposta:

A linguagem C++ foi meu ponto de partida para aprender a programar computadores. É uma linguagem de fácil aprendizado e muito poderosa. Popular desde os anos 70 é bastante utilizada no meio acadêmico, principalmente pelo desempenho que apresenta, já que possui bibliotecas com capacidade de se comunicarem diretamente com o hardware.

Muitos estudantes que desejam começar a programar acabam utilizando interfaces complexas, com componentes que são arrastados para um formulário ou seguem tutoriais como se fosse um livro de receitas. Resultado: Conseguem montar um programa como se fosse um conjunto de blocos de Lego, mas não conseguem resolver problemas que envolvem uma lógica complexa.

Começar a desenvolver código usando linguagem C ou C++ permite compreender o funcionamento de estruturas complexas de forma clara e objetiva. A linguagem ensina o programador a ter cuidado com seu código, a estruturá-lo e organizá-lo e a tratar as variáveis com atenção.

Um programador que começa utilizando C ou C++ consegue construir um alicerce firme para sua carreira, independente da próxima linguagem que irá utilizar em seu trabalho ou que escolha estudar com maior profundidade.

Na Internet você encontrará muito material para começar a programar e inúmeros cursos, muitas vezes gratuitos. Então, o que está esperando? Comece a programar agora!

Abaixo, algumas dicas:

[Crédito da Imagem: Linguagem C – ShutterStock]

Autor

Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Salto/SP

Renato Luiz Cardoso

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes