Carreira

Ξ 3 comentários

Como deixar uma boa impressão na entrevista de emprego

publicado por Isabela Gayno

Figura - Como deixar uma boa impressão na entrevista de emprego39 segundos… um tempo muito curto, ou o suficiente para se sair bem em uma entrevista de emprego.

Sinceramente eu não tenho como precisar. Mas uma coisa é certo:

Foi sensacional!

Esse foi o tempo que eu levei para conseguir tirar da minha bolsa, um cartão de visita.

Eu queria trabalhar naquela empresa, gerenciar pessoas era tudo o que eu mais desejava. Estar ao lado de gigantes. Quem nunca sonhou?

Porém… eu não poderia imaginar que os minutos que corriam naquele relógio seriam o mais frustrante da minha vida.

Tudo que eu sempre tive como desafio, ser diferente e ter valor, estava lutando contra mim…

E aquela batalha, eu perdi!

Estávamos lá frente a frente… Eu e o diretor.

Eu tive medo, muito medo.

Para que você saiba como perder o medo de uma entrevista, primeiramente você deve saber que sentir medo de algo novo é normal, e cada pessoa lida de uma forma diferente com isso. E ter medo em uma entrevista, é importante que você saiba que não está sozinho nessa.

Existem diversas ações e técnicas que devem ser realizadas e aplicadas para se alcançar sucesso com em uma entrevista, e existem empresas especializadas para lhe ajudar neste trabalho. Mesmo assim você pode continuar inseguro, por pensar que você não é capaz. Esse medo é natural, afinal a sua marca é algo que você deve investir muito tempo e dinheiro.

Criar sua marca pessoal não é uma tarefa fácil, principalmente se você ainda não entende muito sobre o assunto. No último artigo falei sobre algumas estratégias que exigem muita dedicação, planejamento e atenção.

É realmente um grande desafio. E você sabe, quanto maior o desafio, maior a recompensa.

Então, eu sabia que estava diante de um grande desafio. Criei coragem, coloquei a mão na minha bolsa em busca do cartão de visitas.

O mais terrível é que muitas vezes, a maioria de nós não tem a mínima ideia de qual impressão que nos marca.

E a partir daqueles 39 segundos, um acontecimento mudaria para sempre a minha vida.

Neste curto tempo eu tive que lidar com 3 grandes obstáculos, simplesmente inimagináveis para uma entrevista de emprego.

Você conhece a Barbie moda e magia? Para aqueles que são pais, de meninas como eu, pode até imaginar toca-la e sentir o seu corpo sinuoso, foi assim que soube que ela estava dentro na minha bolsa, mas a sua beleza e seus saltos altos, me impediram de prosseguir, eu comecei a ficar nervosa. E o cartão era o meu Foco.

Continuei!

Ainda naquela bolsa, encontrei um controle remoto de helicóptero. Ora, imagina estar em um helicóptero e ter a visão do mundo lá do alto? Para aqueles que já tiveram a oportunidade de voar lá no alto, sabem o que esta imagem representa.

É uma visão sensacional. Sempre disse ao meu filho que o importante é sempre enxergar a vida por outros ângulos!

E ter o controle da situação então? Acreditem, se naquele momento eu tivesse poderes, com certeza utilizaria o controle para pausar aqueles segundos restantes.

Agora a história não acaba aqui. Aqui a história é terrível. Não é só Barbie moda magia e controle remoto. Não! Pense uma MONSTER HIGH, de pele suja, com sua bela aranha de estimação, que emite um som sonoro ao uivar. Sim meus caros leitores, ela simplesmente uivou como se fosse um animal dentro da minha bolsa. Normalmente o uivo de um animal não é sinal de sofrimento, e sim uma forma de demonstrar sua frustração.

Imaginou minha frustração?

Muito provável que sim!

E foi assim que eu tive certeza que a gestão da marca é peça fundamental para se sair bem! Ou não tão bem assim!

Se você tem feito o dever da gestão da sua marca, e estabelece os sinais correto na sua rede de relacionamentos, sua imagem refletira exatamente aquilo planeja.

Agora se você nunca pensou nisto, e nem avaliou sua imagem, e sempre achou que as pessoas deveriam gostar de você, Cuidado!

As descrições da marca pessoal é mais ou menos assim.

Uma moça engraçada, mãe de 3 filhos e profissional de TI- Disse o diretor.
Você poderia assinar o seu cv para que mostrar para minha esposa? Jamais imaginei que em 18 anos de tecnologia, conheceria uma moça engraçada, mãe de 3 filhos e profissional de TI.

“Uma moça engraçada, mãe de 3 filhos e profissional de TI”

E isto não é engraçado! Mas é muito importante!

Essa foi a marca dos 39 segundos que ficou. Que frustração a minha.

Nossa aparência é a nossa marca.

E a gente faz isto o tempo todo.

Você pode imaginar, quantas vezes ouvimos essa descrição das pessoas e sem conhecer, saímos repetindo, e multiplicando informação em nossa rede de relacionamento? Pode imaginar o poder deste efeito, sendo positivo ou negativo?

Somos descrente até acontecer com a gente.

E você sabe, seria muito estranho se encontrássemos na praia uma pessoa com seu terno e gravata andando de sapatos na areia. O que interessa é que avaliamos as pessoas da mesma forma que somos avaliados. Todos esses sinais formam sua imagem e você ficara conhecido por ela.

E a escolha é somente sua.

E porque toda essa história foi sensacional?

Porque passaram 3 anos e alguns meses e eu fui chamada para uma nova entrevista nesta empresa, com outro gestor.

E sabe o que foi diferente?

Desta vez houve planejamento, consegui fazer com que os olhos do gestor brilhassem antes mesmo de tentar marcar uma boa impressão, pois deixei claro a paixão pelos desafios, a motivação em buscar o melhor e a persistência para chegar no meu objetivo, utilizando uma breve carta de apresentação, simples, direta e em poucas palavras eficaz!

E lá estava eu, no meu primeiro dia de trabalho, ao lado de pessoas gigantes.

Por isso comece hoje, e agora!

E nunca deixe de refletir sobre isto enquanto não tiver uma visão clara de como deseja ser lembrado.

Avalie sua marca, ouça o que as pessoas pensam sobre você, busque se relacionar melhor, relembre todas as vezes que deixou passar oportunidades e aceitou um resultado ruim, acreditando que tinha que ser.

Aprenda e faça diferente!

Ponha atitude na sua vida.

De o primeiro passo, mas faça isto agora. Ainda dá tempo.

[Crédito da Imagem: Entrevista de Emprego – ShutterStock]

Autor

AgileCoach, Personal Branding Information Tecnology Consultora em desenvolvimento de Software, Instrutora, Palestrante e mais importante que todas anteriores “MÃE”. São algumas funções em crescimento ao longo de sua carreira. Master e Practitioner em PNL, possui MBA em Marketing Digital e Redes Sociais e Pós- Graduação em Engenharia de Software. Com mais de 15 anos de experiência, atuando 7 anos com agilidade e desafiada com o tema de engajamento e desenvolvimento de times, vivencia a liderança com foco em engajamento e desenvolvimento de pessoas, sempre favorecendo um ambiente criativo, cooperativo e comprometido para os resultados da empresa. Dedica-se àquilo que chama de efeito multiplicador, como escritora, autora, colunista do Ti Especialista, Portal Agile Momentum e blogueira no Projetos e Ti. “Conhecimento bom é conhecimento compartilhado” A pedido de alguns clientes e encantada pela biodiversidade dos comportamentos onde cada pessoa é única, exclusiva e singular. Idealizou o projeto I9suaimagem, atuando diretamente com executivos, startups e consultores que buscam compartilhar com o mundo sua habilidade única, e assim todos podem estar melhores em suas vidas.

Isabela Gayno

Comentários

3 Comments

  • Ótimo artigo. Parabéns Isabela!

    • É uma satisfação recebe-lo aqui!
      Não há crescimento que não seja acompanhado de muita dor.
      Só depende de como estamos preparados para lidar com isto!

      Abraços meu amigo! Isa

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes