Carreira

Ξ Deixe um comentário

Mexa-se, saia da zona de conforto

publicado por Carlos H

Figura - Mexa-se, saia da zona de confortoComeço esse artigo com uma afirmação aparentemente leviana, a “zona de conforto é ótima!”, pois conhecemos nosso ambiente, lidamos regularmente com as mesmas pessoas, e com processos que já estamos habituados. Na maioria das vezes, sabemos exatamente o que é preciso ser feito para entregarmos nossas demandas diárias, um cenário aparentemente confortável e seguro.

Mas o tempo é cruel, não importa o que aconteça, ele passa. Em paralelo com o tempo, as mudanças ocorrem, sejam elas por questões estratégicas do negócio, redução de custos, ganho de competitividade ou otimização de processos. E com isso, geralmente novas habilidades devem ser adquiridas para se adequar a essas mudanças, mudanças essas, nem sempre bem vistas por alguns profissionais.

Lembro-me de um amigo, que trabalhava na mesma empresa por mais de 10 anos, e nesse período, nunca havia sido promovido, reclamava que não era reconhecido, mas pouco fazia para demostrar suas habilidades e tampouco havia interesse em aprimorar seus conhecimentos. De repente, contrataram um recém-formado, que em um período curto de tempo, torna-se seu chefe, automaticamente meu amigo é tomado por sentimentos impuros, ira, raiva e inveja inundaram seu subconsciente. Nesse caso, você conseguiu identificar o que faltou a ele?

Entretanto, a afirmação no inicio do artigo se encaixa no perfil de alguns profissionais, pois existem vários aqueles que estão satisfeitos com seu atual quadro profissional, e não veem necessidade de prospectar novos desafios, alguns acreditam estarem em um cargo bem seguro, longe de qualquer instabilidade, outros, de forma pretensiosa se auto intitulam especialistas patriarcais, também temos, aqueles que se regozijam do tempo de carreira em uma determinada empresa. Nesses casos,a maioria procura manter a velha rotina e demostram barreiras em assimilar novas competências.

A zona de conforto é uma ameaça para carreira de qualquer profissional, pois o mercado de trabalho está em constante transformação, e nesse sentido, se faz necessário está alinhado com as novas tendências, tecnologias, formas de trabalho mais produtivas e estar atento a tudo aquilo que está acontecendo a sua volta. Agir como observador não é a melhor maneira para enfrentar um mercado tão dinâmico, também não irá garantir seu crescimento, menos ainda, a permanência em seu atual cargo por muito tempo.

Caso você não se enquadre nos exemplos acima, a seguir listo algumas dicas que podem lhe ajudar, confira!

  • Tenha um objetivo
    Foco é o principal ingrediente para obter sucesso profissional, ele nos mantém concentrado em nosso objetivo. Deve ser claro e tangível, e precisa estar intrínseco em nosso âmago, devendo nortear nossos passos, pois é o que nos motiva a continuar.
  • Tenha uma referência
    Procure um mentor, alguém que tenha experiência e skill técnico em sua área, geralmente alguém mais velho e com uma posição profissional reconhecida, não tenha vergonha nem receio de pedir feedback e orientações sobre suas escolhas, seja humilde e se coloque na posição de aprendiz, pois o papel do mentor é agregar a você conhecimentos e lhe indicar o caminho mais assertivo nas suas escolhas.
  • Faça Networking
    Manter bons contatos é essencial na vida profissional, procure participar de congressos, feiras e grupos de discussão onde possa compartilhar experiências com outras pessoas, não importando o nível hierárquico, comunique-se e procure se manter em evidência, isso faz toda diferença.
  • Invista em você
    Mesmo que já tenha se formado, busque conhecimento, cursos, formações e idiomas, sites especializados podem lhe ajudar. Desenvolva um plano de carreira e o divida em pequenas etapas. Pois aprender nunca é demais, e com toda certeza, você terá um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Zeca pagodinho, em uma canção proferia “deixe a vida me levar”, música essa cantada em coro por milhares, em contrapartida, eu te digo, seja o responsável pelo seu futuro, não o deixe na mão do tempo nem de ninguém, mudanças são importantes, e coisas boas acontecem quando saímos da nossa zona de conforto.

[Crédito da Imagem: Zona de Conforto – ShutterStock]

Autor

Profissional com mais de 17 anos de experiência em tecnologia. Gestor de Projetos, professor e evangelista de metodologias e boas práticas. ITIL EXPERT | PRINCE2 | PSM | PSPO | PMO-CP entre outras.

Carlos H

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes