Carreira

Ξ Deixe um comentário

Empreender é realmente um caminho válido?

publicado por Sidnei Oliveira

Figura - Empreender é realmente um caminho válido?Tenho observado diversas discussões vinculando o empreendedorismo ao jovem profissional, estabelecendo uma relação direta entre ambos os temas. Os principais argumentos são de que o jovem está mais disposto a “correr riscos” e, por ter mais intimidade com a tecnologia, possui mais facilidade em ter ideias diferentes e inovadoras. Além disso, por buscar mais intensamente uma relação de equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, está mais inclinado a ser dono do próprio negócio. Reforçam esses argumentos as constantes histórias de jovens empreendedores que alcançaram sucesso, fama e fortuna depois que tiveram uma ideia simples para um aplicativo.

Ok! Fatos reais e argumentos válidos, mas absolutamente parciais, afinal, raramente é assim que as coisas acontecem. Na verdade, em todas as histórias de empreendedores de sucesso, há muitos momentos de escolhas difíceis, com sacrifícios pessoais em nome dos compromissos profissionais e pressão por parte dos clientes – os donos do negócio indiretamente.

Como já tive um empreendimento na internet, que alcançou relativo sucesso, constantemente recebo solicitações de conselhos, contudo, fico decepcionado quando vejo um jovem empreendedor expor que sua primeira preocupação é de como irá levantar recursos financeiros para iniciar o seu negócio. Algumas vezes, imagino que esse tipo de questão é fruto de uma ilusão imatura, pois não consigo aceitar que alguém acredite que irá levantar recursos apenas apresentando uma ideia.

É muito poético imaginar que para ser empreendedor basta ter uma ideia “matadora” que surgirão investidores dispostos a apostar na aventura. Só que isso é falso! Um possível investidor quer retorno sobre o que investiu. Se for aposta de algum parente, haverá cobrança com a mesma energia que a de um grande fundo de investimento.

O verdadeiro empreendedor sabe que precisa acreditar no negócio e tem que ser o primeiro a colocar todos os seus recursos na iniciativa. Repito: TODOS OS SEUS RECURSOS. Não apenas o tempo para “tocar o negócio”. Digo isso pois vejo muitos pretensos empreendedores que somente consideram iniciar um negócio se tiverem um investimento que possibilite extrair uma renda estável, substituindo um possível salário que teriam em um emprego. Aliás, se esse é seu pensamento, sugiro que arrume um emprego, pois você não é um empreendedor ainda. Saiba que grande parte dos empreendedores iniciaram seus negócios ainda enquanto estavam empregados e usaram parte de seus salários como capital inicial.

Empreender é muito válido para qualquer pessoa, principalmente para os jovens que encontram um ambiente hostil nas empresas, contudo, é importante não ter ilusões. Ser dono do próprio negócio é um caminho muito mais complexo e que exigirá uma dose extra de determinação, persistência e, em muitos casos, até de obstinação e teimosia!

[Crédito da Imagem: Empreender – ShutterStock]

Autor

SIDNEI OLIVEIRA – MINI CV Consultor, Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y e Z, desenvolvimento de Jovens Talentos e Redes Sociais, tendo desenvolvido soluções em programas educacionais e comportamentais para mais de 35 mil profissionais em empresas como Vale do Rio Doce, Petrobras, Gerdau, Santander, TAM, Unimed entre outras. Formado em Marketing e Administração de Empresas, autor de vários livros sobre Liderança e Administração. É sócio-fundador da Kantu Educação Executiva, Vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental e membro do conselho de administração da Creditem Cartões de Crédito e e do Fórum de Líderes Empresariais. É também colunista com artigos publicados nos portais Exame.com, Catho Online, Click Carreira, Café Brasil e InformationWeek Brasil

Sidnei Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes