Carreira

Ξ 1 comentário

E agora … Como lidar com a decepção?

publicado por Cricia Silva

Figura - E agora ... Como lidar com a decepção?Recentemente, fui convidada a participar de um processo seletivo em uma empresa renomada na área de TI, fiquei extremamente feliz pela oportunidade, me preparei da melhor forma possível, participei de todas etapas, fiquei encantadíssima pelo programa de estágio, e de verdade, eu esperava um resultado positivo. Aguardei ansiosamente, só então tive um e-mail de resposta informando que meu perfil não se encaixava na vaga. Foi um “balde de água fria”. E agora … Como lidar com as inúmeras vozes destrutivas em meu interior? Como lidar com a decepção de mais uma vez receber um Não?

Foi somente a a partir dessa experiência frustrante que passei a analisar várias frustrações que já tive ao longo de minha vida profissional. E fui fazendo uma análise mental dos aprendizados obtidos com cada derrota que já tive e fiquei me perguntando se tinha levado algumas lições para frente ou se tinha tropeçado mais uma vez no mesmo erro. E desta vez, tentei evitar reclamações, lástimas,tentei não deixar as minhas vozes auto destrutivas me derrubar, afinal, quem nunca se decepcionou?

Esta auto avaliação é tão importante quanto os nossos estudos técnicos ou científicos pois, é por meio delas que podemos traçar quais são as nossas maiores dificuldades, os maiores desafios, quais conhecimentos técnicos ainda não obtém e quais competências comportamentais precisamos desenvolver para atender os perfis pré-estabelecidos pelas empresas que temos nos candidatado. Além do mais, é por meio desta avaliação pessoal que podemos observar se estamos galgando para o caminho certo ou se estamos nos perdendo no meio do caminho. De repente, você não quer seguir a área de programação ou de consultoria por exemplo, mas está sempre se dedicando a áreas que não tem interesse, mas ainda assim, tem apostado seu tempo, dedicação e esforço a algo que não gosta.

Alguns devem estar indagando“Mas o profissional de TI tem que aprender de tudo um pouco”, particularmente eu concordo com esta afirmação mas discordo no fato que temos que sair atirando para todo lado até achar que tenha bastante interesse. Um profissional comprometido com sua carreira deve fazer um planejamento de sua carreira e traçar objetivos, metas, pretensões e planos, somente assim guiará seu cérebro ao caminho certo.

A minha mensagem hoje é para aqueles que estão buscando uma oportunidade para direcionar sua carreira. Não se desanime quando levar mais um NÃO, afinal, é somente por meio deste NÃO que obterá um SIM. Apesar de não ser evangélica existe uma passagem bíblica que admiro muito que se encontra no livro de Eclesiastes no capítulo 3:1 e diz “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Assim, se desta vez não deu certo continue tentando e a avaliando sua postura, conhecimentos técnicos, suas habilidades e sua comunicação. É sempre possível melhorar em algo então Não Desista.

[Crédito da Imagem – Decepção – ShutterStock]

Autor

Estudante de Gestão em Tecnologia da Informação na FATEC Dom Amaury Castanho em Itu. Atualmente sou Estagiária em Desenvolvimento de Software e Análise de processos e negócios - BPM na FATEC de Sorocaba.

Cricia Silva

Comentários

1 Comment

  • Não sabia outra forma de falar para você, mas a escrita correta é “discordo” e não “descordo” como você colocou no texto.

    No mais, excelente reflexão.
    Abraços.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes