Carreira

Ξ Deixe um comentário

Certificações para Gerentes de Projetos

publicado por Fábio Mourão

Figura - Certificações para Gerentes de ProjetosAtualmente as certificações se tornaram requisitos básicos nas seleções para contratação de Gerentes de Projetos, bem como para profissionais em todas as áreas de TI.

Um exemplo clássico desse contexto, são as Licitações que exigem profissionais certificados.

É fato que as certificações não determinam a competência do profissional, mas também é fato que diferenciam os profissionais certificados dos não certificados na hora da seleção do RH.

Na prática não quer dizer que um profissional certificado seja melhor que um não certificado e vice-versa.

Existem diversas certificações reconhecidas internacionalmente na área de Gestão de Projetos. Cada uma delas tem seu grau de dificuldade e exigência na hora de fazer o exame. Nesse artigo irei citar as certificações mais conhecidas para Gerentes de Projetos, pois são muitas certificações que existem hoje em dia.

Algumas certificações exigem experiência na área de Projetos, outras não. Algumas tem prazo de validade e precisam ser renovadas de tempos em tempos, outras não. Cada certificação tem a sua peculiaridade.

Hoje sem dúvida as certificações mais valorizadas mundialmente no mercado de trabalho para os Gestores de Projetos são as do PMI (Project Management Institute), que são baseadas nas melhores práticas do mercado. As três principais são:

  • CAPM (Certified Associate in Project Management)
  • PMP (Project Management Professional)
  • PMI-ACP (PMI Agile Certified Practitioner)

Existem outras certificações do PMI, além das citadas acima. No site http://brasil.pmi.org/  você encontra informações detalhadas de todas as certificações do PMI.

PRINCE (PRojects IN Controlled Environments) ou Projetos em Ambientes Controlados, é um método de gerenciamento de projetos que tem sido utilizado por padrão especialmente no Reino Unido e vem crescendo no mundo inteiro. Existem quatro níveis de certificações:

  • Prince2 Foundation
  • Prince2 Practitioner
  • Prince2 Professional
  • Prince2 Agile

No site http://www.apmg-international.com/br/ você encontra informações detalhadas de todas as certificações do APMG.

Uma outra instituição, não menos importante é o IPMA (International Project Management Association), que possui 4 níveis de certificações, dentre elas: 

  • IPMA-A (Certified Project Director)
  • IPMA-B (Certified Senior Project Manager)
  • IPMA-C (Certified Project Manager)
  • IPMA-D (Certified Project Management Associate)

No site http://www.ipmabrasil.org/ você encontra informações detalhadas de todas as certificações do IPMA.

As certificações baseadas em métodos Ágeis estão crescendo muito e existem várias instituições que disponibilizam essas certificações, dentre elas se destacam:

Por fim, uma ferramenta muito importante no planejamento de Projetos é o Microsoft Project, que é um dos mais utilizados no mercado. Existem outras ferramentas semelhantes. Abaixo o exame de certificação:

  • 74-343 – Managing Projects with Microsoft Project 2013

No site https://www.microsoft.com/learning/pt-br/exam-74-343.aspx  você encontra informações detalhadas sobre a certificação Microsoft Project 2013.

O importante é você ter uma visão de todas elas e utilizar o melhor de cada uma, podendo assim otimizar o gerenciamento dos seus projetos, trazendo os melhores resultados e benefícios para sua organização.

[Crédito da Imagem: Gerentes de Projetos – ShutterStock]

Autor

Fundador da ProjectStudy Treinamento e Consultoria, atua na área de Tecnologia há mais de 28 anos, prestando consultoria para empresas nacionais e multinacionais de todos os portes. Iniciou sua carreira com Desenvolvimento de Sistemas, passando pela área de Suporte e Infraestrutura de Servidores e Redes de Computadores. Nos últimos 15 anos vem se dedicando na área de Gestão de Projetos e Serviços de TI. É Palestrante, Autor, Consultor e Facilitador em metodologias ágeis e já participou como mentor do PMI-RIO, STARTUP WEEKEND e BNDES. Bacharel em Análise de Sistemas, com MBA em Gestão Empresarial ênfase em Tecnologia da Informação e Pós MBA em Gestão Executiva de Projetos, ambos pela FGV-RJ. Possui +50 certificações, dentre elas o PMP (Project Management Professional) pelo PMI – Project Management Institute, PSM-I (Professional Scrum Master) pela Scrum Org, PSPO-I (Professional Scrum Product Owner) pela Scrum Org, Management 3.0 pela Happy Melly, SAFe 4.5 Agilist pela Scaled Agile, HCMP (Human Change Management Professional) pela HuCMI – Human Change Management Institute, Professional Leader Coach pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching) entre outras. LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/fabiomourao/

Fábio Mourão

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes