Carreira

Ξ Deixe um comentário

Porque pessoas se atrasam?

publicado por Augusto Amaral Dutra

Figura - Porque pessoas se atrasam?Você se considera pontual com seus compromissos e obrigações? Caso tenha dificuldades em agir desta forma, o que o leva a ser assim?

Observe o comportamento daqueles que habitualmente costumam não respeitar horários e veja que são inúmeras as desculpas que se utilizam para justificar este modo de ser. E mais ainda, infelizmente em algumas delas esta atitude é recorrente.

O detalhe é que às vezes não é somente uma questão de irresponsabilidade ou desconsideração para com o compromisso ou tarefa, alguns atrasam por considerar chique. Pode isso? A pessoa se dispõe a se atrasar propositadamente, pois quer chegar quando todos já estão lá. Talvez uma necessidade de ser mais notado, um desejo de que outros percebam sua falta ou de sentir-se importante, etc.

Mas tudo é uma questão de viver exatamente da forma que aprendeu. Na vida, muito dos nossos hábitos são adquiridos por experiência e observação, principalmente no período da infância, pois é quando você tem sua mente aberta e disponível para o novo e com poucos conteúdos para o questionamento. Você apenas observa, repete e aprende.

A importância deste tipo de conduta, ser pontual, deve ser mais um dos inúmeros conteúdos de aprendizado da qual os pais são responsáveis. Deve-se ensinar principalmente que se você se atrasar, vai causar um prejuízo ou contratempo ao outro e que acima de tudo, atitudes como estas têm consequências.

Pode parecer exagero, mas quando você é pontual, está sendo integro consigo mesmo, com seus objetivos, com suas metas. Comportamentos como estes te levam a estar sempre se policiando para que suas ações estejam de acordo com o que planeja, de acordo com suas metas.

O contrário disso é alguém que chega sempre depois. E isso se estende para outras relações na sua vida. Chega depois para uma entrevista de emprego, chega atrasado para fazer uma prova na faculdade e assim não tem tempo para relaxar e se preparar emocionalmente para a tarefa. Faz tudo de ultima hora, pois está atrasado. Deixa sempre para depois, pois não tem o hábito de realizar as coisas no seu tempo correto. A vida passa e ele nem percebe, pois está lá atrás. Pode parecer preciosismo, mas observe que somos pessoas por inteiro onde nossos comportamentos são estendidos para todas as nossas relações. No fim somos o que somos em qualquer situação ou ambiente.

Para quem mora em uma metrópole como São Paulo, onde se vê obrigado a conviver com um transito caótico, a qualquer hora do dia e tem um compromisso do outro lado da cidade, existe uma infinidade de desculpas para se chegar atrasado. Mas será que procede? Pois se você mora em um lugar como este e sabe como as coisas aqui funcionam, torna-se difícil ter desculpas verdadeiramente coerentes. Então não tem outra solução, saia mais cedo. Tenha sempre em mente que imprevistos podem acontecer e se previna.

Já observou quantos jovens perdem um vestibular ou outro concurso qualquer, superimportante, por chegarem atrasados? É muito provável que haja nestes casos um mau planejamento do tempo de trajeto. E aí não tem desculpa, fica fora mesmo e perde a oportunidade.

Quando você é pontual demonstra ter responsabilidade. Confirmando então ser uma pessoa que se importa com o outro, que tem consideração por ele e que dá valor ao que foi acertado.

Nunca podemos nos esquecer de que nossos hábitos e costumes são vivenciados em todos os ambientes da qual participamos, sendo assim ser pontual somente nos habilitará para resultados positivos na nossa vida, seja no trabalho, na escola, no relacionamento social, seja onde for. Temos somente a ganhar.

Participação em uma reportagem sobre o tema Pontualidade x Atraso. 

[Crédito da Imagem: Atraso – ShutterStock]

Autor

Psicólogo Clinico, formado pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente atendendo em consultório particular (jovens, adultos e casais) e integrante da equipe dos profissionais do Instituto Evoluir, com atuação nas áreas de Psicologia, de Saúde, de Educação, Organizacional e de Práticas Complementares. Vivencia de mais de 30 anos na área corporativa em cargos de liderança nível gerencial. Graduado também em Administração de Empresas pela PUC-SP e Pós graduado em Marketing, pela ESPM. Fone (11) 9 9933 5486 e-mail: augustodutra@terra.com.br facebook – https://www.facebook.com/augusto.amaraldutra Blog - http://psicologiarenovada1.blogspot.com.br/

Augusto Amaral Dutra

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes