Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

O estado da arte em data centers

publicado por Wilson Laia

FIgura - O estado da arte em data centersHá algum tempo discutimos sobre o velho e bom Mainframe, sobre a evolução do Hardware, do Software e do Processamento de Dados como um todo e seus precursores, além de falarmos sobre Application Modernization.

Um novo tema surge nos dias atuais com bastante intensidade, dado ao advento de Cloud Computing, IoT, das mídias sociais e do crescente aumento de dados por estas tecnologias gerados. Todos os dias, geramos milhares de Petabytes de dados (PB), crescendo a uma taxa de 40 vezes a população mundial.

Como vimos nos artigos anteriores a Área de TI tem uma longa e forte história, protagonizando uma evolução constante, permitindo avanços significativos em todos os segmentos de mercado, tendo grande aplicabilidade em cada setor da indústria de maneira contundente.

No entanto, mesmo com toda esta evolução, a essência prevalece e, no final, todo o aparato de TI está hospedado em Data Centers, que nada mais são do que a evolução dos antigos CPDs. E, em função de todo este crescimento a área de consultoria especializada em Data Centers é a área de TI que mais cresce no mundo e é hoje a área que mais gera negócios.

Assim, os Data Centers atuais são organismos extremamente complexos e devem atender as mais altas exigências de confiabilidade, segurança e disponibilidade possíveis. Para que tenhamos uma visão holística da complexidade dos Data Centers de hoje, eles são compostos de:

Prédio, Energia, No-Breaks, Geradores, Ar-Condicionado, Iluminação, Segurança Física e Lógica, Supressão e Prevenção de Incêndio, Cabeamento, Racks, Links de Telecomunicações, Servidores, Ativos de Rede, Piso Elevado, Forro e finalmente as Pessoas (Profissionais). Alguns países precisam, ainda, preocupar-se com o Isolamento Sísmico.

Considerando-se tal complexidade e atenta a esta evolução, recentemente a TECHXACT GROUP CORPORATION, sediada em Washington, DC, USA, e que é a maior especialista americana na área de consultoria em Data Centers, firmou uma parceria estratégica com a uma empresa de Campinas – SP, a DigiAge Technologies, e agora está presente no mercado Brasileiro através desta parceria.

Assim, já estão disponíveis no Brasil todos os serviços que eram oferecidos apenas nos Estados Unidos, os serviços de consultoria especializada em Data Centers.

Com o portfólio de serviços aportado pela TechXact no Brasil, suas referências, experiência e apoio, aumenta-se significativamente o leque de opções de serviços de TI de alta qualidade para o mercado Brasileiro.

Algumas das principais instituições e especialistas de elite de todo o mundo, utilizam os serviços da TechXact, tais como:

IBM, Google, Facebook, Microsoft, Oracle, eBay, CISCO, Amazon.com, Emerson, Boing, The World Bank, PayPal, Salesforce, AOL, Delta, Vantage Data Centers, ActivePower, IO Data Centers, Digital Realty, Eaton, Aramco, T5 Data Centers, Standard Charter, TD Bank, United Healthcare, Medicare, Chevron, Biogen, Towers Watson, Symantec, entre outros.

Abaixo listamos os serviços de Data Center disponibilizados, serviços estes concebidos para atender as mais altas exigências dos Data Centers atuais, tais serviços são utilizados e chancelados pelos players acima citados e por muitos outros ao redor mundo, e permitem a estas organizações entregar Soluções de infra-estrutura básica de Data Centers de maneira robusta, confiável, eficiente, segura, escalável, altamente disponível e com o menor custo de propriedade possível.

Serviços especializados de:

  • Consultoria em Data Center
  • Auditoria de Data Center
  • Engenharia & Desenho
  • Treinamento de DC Certificado
  • Documentação de DC
  • Teste & Comissionamento
  • Gerenciamento de Projeto
  • Disaster Recovery (DR)
  • Inspeções de Integridade de Site
  • ISO 20001 / ITSM
  • ISO 27001 / ISMS
  • Planejamento Verde (Green Planning)
  • Suporte & Manutenção

Estes serviços são baseados nos padrões do IDCA – International Data Center Authority. O IDCA é uma organização do Governo dos Estados Unidos, cujo objetivo é simplificar, estruturar, educar e dar direção ao setor de Data Centers. A principal missão da IDCA é auxiliar na padronização da abordagem, na seleção, design, viabilidade, operação e vários processos e metodologias de Data Center. Formado por veteranos da indústria de Data Centers que perceberam os problemas enfrentados pela indústria e decidiu fazer algo sobre isso, o IDCA tem perspicácia e identificou as lacunas e deficiências da indústria de Data Centers.

Fonte:

[Crédito da Imagem: Data Center – ShutterStock]

Autor

Executivo sênior da Área de TI com uma carreira de 41 anos na área, tendo atuado em grandes multinacionais, tais como: IBM Brasil, Software AG Brasil, Hildebrando Brasil, braço de TI do Grupo TELMEX, Case Brasil, Emerson e Beloit Industrial. Board Member - Board Club, Head of Projects - Agent of Industry 4.0 Prosperity and Development no IDCA - International Data Center Authority, atuando nas Iniciativas de Internacionalização Brasil-Portugal. Membro do Hard Core da Excelência Holding e do Sistema Excelência Holding. MBA em TI pela FGV, Pós-graduado Babson College-USA. Especialista em Data Centers com certificações do IDCA - International Data Center Authority. Certified DCM – Data Center Manager ® - IDCA – USA Certified DCE – Data Center Engineer ® - IDCA – USA Certified DCTP – Data Center Technology Professional ® - IDCA – USA Certified DCOS – Data Center Operations Specialist ® - IDCA – USA Certified DCOM – Data Center Operations Manager ® - IDCA – USA Certified DCIS – Data Center Infrastructure Specialist ® - IDCA – USA Certified DCES – Data Center Engineering Specialist ® - IDCA – USA Certified DCIE – Data Center Infrastructure Expert ® - IDCA – USA Possuí uma combinação única de Vendas, Tecnologia, Infraestrutura de TI (Mainframe, Unix, Linux, Windows), Consultoria (Serviços Profissionais ou Professional Services), suporte técnico, Redes no Brasil, América Latina, América do Norte e no mercado Europeu. A larga experiência na área de TI, lhe confere uma rara oportunidade de conhecer quase todos os segmentos desta área, inclusive em startups de empresas, garantindo uma navegabilidade em todas as plataformas e tecnologias vista em poucos profissionais, o que aliado ao conhecimento estratégico que envolve a área, o credencia a discorrer sobre vários assuntos pertinentes em TI.

Wilson Laia

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes