Sourcing na nuvem em relação ao outsourcing tradicional : 6 Diferenças
publicado por Alfredo Saad
No mundo cloud, a definição da estratégia de sourcing, assim como sua implementação, mostra características diversas em relação às observadas no caso do outsourcing tradicional.
O entendimento dessas diferenças e seu adequado tratamento são fatores determinantes para o sucesso da implantação da alternativa cloud na organização. Deve ser lembrado que as atividades de sourcing, dentre as quais se destacam a seleção do(s) provedor(es), a negociação do contrato e sua governança, se constituem num importante componente em tais implantações.
Discutiremos a seguir 6 características diferenciais da atividade de sourcing em ambos os casos, vistas abaixo:
Escopo do Contrato
Duração Contratual
Mercado de Provedores
Flexibilidade dos Termos e Condições Contratuais
Foco da Ação de TI
Mecanismos de Cobrança e Aferição de Qualidade
Cada uma destas características é detalhada em seguida para cada um dos casos:
ESCOPO DO CONTRATO
Outsourcing Tradicional : Estático
Poucas alterações de escopo ao longo da vida do contrato
Cenário compatível com modelo de negócios make & sell
Ciclo de revisão de requisitos contratuais : longo (meses / anos)
Eventual necessidade de alteração gera renegociações contratuais complexas
Cloud : Dinâmico
Ditado pelos requisitos mutantes dos negócios do cliente, principalmente aplicações em dispositivos móveis do tipo
customer-facing
mobilidade do funcionário
Cenário compatível com modelo de negócios sense & respond
Ciclo de revisão de requisitos contratuais : curto (horas / dias / semanas)
DURAÇÃO CONTRATUAL
Outsourcing Tradicional : Longa
Duração típica de 5 a 10 anos
Duração determinada pela depreciação dos assets dedicados ao cliente
Cloud : Curta
Duração típica de 1 a 2 anos
Períodos experimentais com projetos-piloto
MERCADO DE PROVEDORES
Outsourcing Tradicional : Pequeno número
Número restrito de provedores qualificados
Frequente adoção de um único provedor (sole sourcing)
Cloud : Grande número
Mercado fragmentado, imaturo, volátil e pouco transparente
Startups em muitos casos
Nichos especializados e inovadores
Riscos possíveis
Soluções não utilizando padrões abertos
Fusões e aquisições alterando estratégia do provedor
Falta de solidez financeira do provedor
Ênfase
Na definição de uma estratégia sólida de sourcing
Na gestão de múltiplos provedores, com foco na sua integração
Na compatibilidade entre serviços e aplicações dos diferentes provedores
FLEXIBILIDADE DOS TERMOS E CONDIÇÕES CONTRATUAIS
Outsourcing Tradicional : Baixa
Alternativas definidas antecipadamente em contrato
Necessidade de flexibilização não prevista implica em renegociação complexa
Cloud : Alta
Provisão contratual para alterações ágeis
Nos serviços
Nos volumes
Nos recursos
No escopo
FOCO DA AÇÃO DE TI
Outsourcing Tradicional : Redução de custos
Prioridade para a alocação eficiente dos recursos de TI
Cloud : Outcome para a corporação
Integração CIO – C-level da corporação visando
Minimizar time-to-market
Incrementar market-share
Atingir novos mercados
Maximizar receita e lucratividade / reduzir custos
Lançar produtos / serviços inovadores
MECANISMOS DE COBRANÇA E AFERIÇÃO DE QUALIDADE
Outsourcing Tradicional : Baseados no perfil técnico dos recursos
Cobrança baseada no volume dos serviços consumidos
Mecanismos de aferição de qualidade associados a deliverables técnicos pré-definidos não relacionados diretamente às atividades negociais do contratante
Cloud : Baseados em mecanismos de risco & recompensa
Compartilhamento de riscos, levando a mecanismos inovadores
Empirismo, transparência e parceria nas relações cliente-provedor
Mecanismos de cobrança e aferição de qualidade associados a funções negociais críticas do contratante
Alfredo Saad has been acting on IT area since 1970, taught more than 100 lectures in Brazil and abroad (USA, France, Portugal, Chile, Argentina & Uruguay).
He has been acting on IT Strategic Outsourcing Services area since 1997. He negotiated and managed, as Varig's IT Technology Manager, the contract signed with IBM (1997-2004). In 2006 he published the book "IT Services Outsourcing" (Brasport Publishing House). He managed (2006-2009), as an IBM Project Executive, the South American section of Michelin's global outsourcing contract. Risk Manager of all IBM Strategic Outsourcing contracts in Brazil (2009-2014). From March 2014 on, he has been acting as an independent consultant, lecturer and writer on IT Outsourcing as the principal of his own company, Saad Consulting.