Carreira

Ξ Deixe um comentário

Por que grandes líderes pedem ajuda?

publicado por Danielle Ballester

Figura - Por que grandes líderes pedem ajuda?Pedir ajuda realmente não é algo confortável para muitas pessoas, talvez não seja para você também.

Crescemos com a ideia de que pedir ajuda é para os fracos. Sentimos até vergonha de tal, pois tememos demonstrar nossa vulnerabilidade.

O fato é que ninguém é perfeito, simplesmente somos o que somos, como diz uma pessoa que eu admiro muito: É O QUE É!

Por que estou falando sobre isso?

Porque simplesmente, ontem eu acordei e me vi diante de uma situação muito difícil. E quer saber, cansei de ser a forte. Assumi as minhas limitações, encarei o problema e a primeira ação que fiz foi pedir ajuda. E sabe como foi? Sem rodeios, direto ao assunto. Peguei o celular e teclei para uma grande amiga que mora na Itália e também é Coach: PRECISO DA TUA AJUDA!

Sabe qual foi a reação dela: “Ligue o skype e vamos conversar agora.”

E foi uma maravilha só. Conversar sobre um desafio, ter a perspectiva externa, poder falar, poder escutar, compartilhar, aprender, tudo isso só foi possível porque tomei uma atitude de pedir ajuda.

E não pense que foi fácil. E o que nos leva a resistir tanto?

CRENÇAS LIMITANTES!

E o que é isso afinal? São as coisas que acreditamos. Nem tudo é percebido pelos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar). Então, podemos dizer que também vemos o mundo através do que cremos.

E por que limitantes? Porque as crenças podem nos motivar como podem nos bloquear. As crenças limitantes são justamente as que nos bloqueiam, sugando nossa energia e impedindo nosso progresso.

Veja, muitas vezes subestimamos a ajuda dos outros, achando que a resposta ao pedir será um NÃO. E isso só existe no nosso pensamento, não é uma verdade, ainda não conseguimos ler a mente da outra pessoa para saber se ela vai ajudar ou não.

Veja algumas crenças limitantes que nos impedem de pedir ajuda:

  1. Se eu não fizer isso sozinho, os outros vão pensar que sou fraco.
  2. Se eu permitir que outros me ajudem vai parecer que estou perdendo controle da situação.
  3. Não vou pedir ajuda porque não quero incomodar ninguém.
  4. Eu sou o único que é capaz de fazer isso, e portanto é mais rápido fazer sozinho do que pedir para alguém fazer por mim.

Tem um dito popular assim: “Sozinho vou rápido, juntos vamos longe!”

As melhores ideias sempre vem quando trabalhamos juntos. Criamos melhor, temos resultados melhores do que sozinhos.

E o que grandes líderes fazem é justamente inspirar as pessoas através de suas limitações, mostrando como superaram e como você também pode superar.

E por que eles encorajam suas equipes a pedir ajuda?

  1. Porque quando você pede ajuda, a outra parte compartilha sua sabedoria, seus talentos. Você, ao mesmo tempo que aprende, também deixa-o brilhar.
  2. Você acaba confiando mais nos outros e isso estreita os laços de confiança.
  3. A velha lei da reciprocidade. É dando que se recebe, e você permite que a outra parte dê ajuda. Quem não se sente feliz em poder ajudar? E isto tem explicação científica: quando damos ou recebemos algo, liberamos ocitocina, um hormônio estimulante.
  4. Quando você pede ajuda, acaba declarando que você não é perfeito e isso é normal. Estamos sempre aprendendo e evoluindo.

Quer saber, estou muito feliz por não ser perfeita e por ter pedido ajuda. Aprendi muito com essa experiência.

Aceitar a realidade é extraordinário, e a realidade é uma só: somos seres humanos, e que aprendemos com nossas fraquezas.

Quem você vai ajudar ou pedir ajuda hoje?

Autor

Gerente de Projetos certificada pelo PMI® e Coach de Liderança e Produtividade, acredita que os sonhos podem ser realizados quando ACREDITAMOS. Basta somente definir o ESCOPO, elaborar o PLANO DE PROJETO e AGIR. Atua com Desenvolvimento de Sistemas há 11 anos, Professora Universitária nas áreas de Gerenciamento de Projetos e TI e cofundadora do IGNIÇÃO GP, um projeto que acredita no potencial humano e ajuda profissionais a ingressar e alavancar suas carreiras em gerenciamento de projetos.

Danielle Ballester

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes