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CRM Dynamics

publicado por Eduardo Medina Mendonça

CRM DynamicsNa busca cada vez mais incessante, de uma determinada tecnologia por parte das empresas, de um modo geral, que possibilite a redução de custos associado e um possível aumento de renda e/ou produtividade, existem no mercado diversos sistemas.

A Microsoft detentora da maioria dos softwares, aplicativos e de aplicações para o mercado e a indústria, uniu de forma inteligente a Gestão Corporativa, que a maioria das empresas busca hoje em dia, com o CRM, gerando um produto que é o Microsoft CRM Dynamics, da linha inovadora da companhia chamada Microsoft Dynamics, produtos dedicados a essas empresas, a que na minha humilde opinião tranquilamente atende e se adequa a qualquer empresa, comumente chamado de CRM (Customer Relationship Management – Gerenciamento de Relacionamento com o cliente), que nada mais é que um sistema integrado de gestão com foco no cliente.

CRM, criado na década de 90 para definir toda uma classe de produtos que automatizavam o relacionamento com o cliente. É uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa. O seu objetivo é estreitar o relacionamento entre o cliente e a empresa, trabalhando o marketing resultando na fidelização do cliente.

Devido a sua forma de trabalho com o foco no cliente, a maioria das empresas que atuam na área de “vendas” o utilizam muito, porém de forma errada, pois focam na força de vendas do sistema e esquecem que o resultado é a venda, o que se propõe é tratar o relacionamento com o cliente estreitando a distância entre o cliente final e a empresa que oferece o serviço e/ou produto, trabalhando o marketing, para que tenhamos no fim um ganho no número de vendas, com isso aumentando também a rentabilidade da empresa.

Com o CRM, podemos tratar informações não só no âmbito de marketing ou vendas como também de forma mais abrangente o gerenciamento e rastreabilidade de uma venda ou negociação de um determinado produto desde seu nascimento, (ideia, campanha de vendas, etc), até o destino, (a venda objetivamente), gerando relatórios diversos, notificações e avisos via email ou mesmo lembretes, a exemplo, de datas de aniversário de um pretenso cliente ou efetivo.

No ramo de seguros, por exemplo, temos várias empresas com soluções desenvolvidas, porém, até o momento nada se compara a ferramenta ao Microsoft CRM Dynamics, existem algumas empresas que prestam serviços a seguradoras no Brasil hoje, que usam a ferramenta, com customizações diversas, porém, estão longe não só do tratamento ideal, como também do uso potencial da qual a ferramenta possui.

O gerenciamento de informações através desta ferramenta no tratamento de clientes nos permite seccionar o público alvo, clientes, da seguinte forma: Clientes, os que de fato são fiéis a empresa e adquirem produtos periodicamente, de acordo com o fornecimento e/ou tratamento da forma de trabalho da mesma e os Clientes potenciais, que são aqueles que em algum momento tem ou tiveram algum tipo de relacionamento com a empresa, podem ter até comprado um produto a algum tempo ou pelo menos cotado algum preço com a empresa mas não chegou a efetuar a compra mas que podem vir a ser clientes em um futuro próximo seja por um novo produto ou um preço mais atrativo de um produto já existente.

Tudo depende e no caso supracitado de um tratamento de oportunidades de vendas e no caso de efetivação da mesma a um Cliente potencial o sistema CRM, transforma este ao qual foi efetuada a venda em Cliente não necessitando da interação do usuário ou de um DBA para fazer esta mudança.

Autor

Formado em análise de sistemas em 98, com pós não concluída em Redes em 1999, inglês intermediário, espanhol e italiano básicos, vivência levantando informações, identificar e documentar processos utilizando as melhores práticas de BPM, monitorando e elaborando análises indicando melhorias, gerando, gerenciando relatórios gerenciais para avaliações e considerações. Liderança e coordenação de equipes, elaboração de propostas e licitações com cálculos de pontos de função, atendimento a clientes e de sistemas e banco de dados, desenvolvimento e manutenção de sistemas em Microsoft CRM 2011 e geração de portal Intranet em Sharepoint 2013 com customizações em VS2012, base de dados SQL Server 2013. Manutenção de sistemas em Java, PHP ou Delphi, no INCA, com base de dados em Sql Server, Postgre ou Oracle, passando depois a gerar a nova intranet com Sharepoint 2010 e base Sql server 2010 com customizações em VS2012 em C#. Conhecimentos em gestão de BPM, gerenciamento integrado e em TI, melhores práticas em UML, na geração e elaboração de requisitos,manuais e demais documentações visando o negócios ou sistemas com proposta de melhorias diagramação, desenho de fluxos, cronogramas e documento de visão e aceite para entrega de projetos.

Eduardo Medina Mendonça

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