Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Computação na nuvem vale a pena? Você já utilizou um SaaS?

publicado por Fábio Castro

Figura - Computação na nuvem vale a pena? Você já utilizou um SaaS?Talvez alguém não tenha percebido, mas a computação na nuvem já deixou de ser uma promessa e pouco a pouco foi passando a fazer parte do cotidiano de quase todo mundo que usa a internet. Só para dar um exemplo, a utilização de softwares gerenciadores de e-mail, como o Outlook, vem caindo drasticamente, na medida em que as pessoas vão ganhando mais confiança e utilizando cada vez mais plataformas como o Gmail e o Hotmail.

Se utilizando das vantagens resultantes da computação nas nuvens, o modelo de comercialização de softwares via SaaS (Software aa Service) facilita bastante a vida de  diversas empresas, no sentido de que ele minimiza os investimentos em infraestrutura e aumenta a velocidade de implantação.

O desenvolvimento de um software que será disponibilizado no formato de SaaS é o oposto do processo de construção de um software concebido sob demanda. A empresa que desenvolve o produto normalmente possui um conhecimento profundo sobre o tema, a ponto de definir quais serão as principais regras de negócio que serão utilizadas pelo sistema. E as empresas que o contratam se “aproveitam” desse knowhow.

Isso sem contar com a segurança na infraestrutura. Nada de servidores, bancos de dados locais, necessidade de backup local e de instalação do sistema em várias máquinas. O software SaaS naturalmente é acessado pelo browser e roda em todas as estações sem necessidade de configuração. Os dados são armazenados de forma segura em ambientes que foram feitos especialmente com essa finalidade.

Você que está lendo agora, seja sincero, possui uma rotina de backup realmente segura dos seus dados? Com redundância física e lógica, rotinas automáticas e profissionais especializados dedicados a esse fim? Ou você confia em um HD externo ou pendrive, para onde a sua base é copiada quando você lembra, a cada dia ou semana. Normalmente os usuários de sistemas não possuem capacitação técnica para saber o que é um backup seguro. E nem devem saber, seu negócio não é esse.

Uma das principais vantagens do SaaS é de profissionalizar a infraestrutura no que diz respeito à sua utilização. A maioria das empresas não possui uma equipe de TI dedicada. Normalmente possui uma pessoa que esporadicamente aparece para fazer uma instalação ou configuração. Ou seja, entregar a responsabilidade sobre um de seus ativos mais importantes, que são as informações referentes a toda a sua operação, a alguém que de fato não está comprometido com o seu negócio, realmente não parece uma boa ideia.

Então não existe nenhum problema? Se é que podemos chamar isso de problema, existe a necessidade de estar conectado à internet. Agora pare para pensar, o que fazemos hoje desconectados da internet? Mas tudo bem, ainda pode ser considerado uma limitação. Limitação essa que pode ser minimizada com mecanismos de backup do link. Em casos de emergência pode-se utilizar um meio de conexão alternativo, como um modem 3G ou um outro link com uma banda reduzida.

O que acontece de fato é que para a grande maioria dos clientes, as vantagens superam muito os possíveis problemas. Como nos exemplos que passei acima, do Gmail e do Hotmail. Quer informação mais importante que os nossos e-mails? Não tem mais caminho de volta. Sistemas operacionais, softwares dos mais diversos tipos, tudo está indo para a “nuvem”. E você, vai ficar parado ou também vai decolar?

[Crédito da Imagem: SaaS – ShutterStock]

Autor

Analista de sistemas, especializado em sistemas distribuídos, Co-Fundador do SimplesVet e da InActu Soluções Integradas.

Fábio Castro

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes