Mobile

Ξ Deixe um comentário

5 Ideias empreendedoras para Internet das Coisas

publicado por William Duarte

Figura - 5 Ideias empreendedoras para Internet das CoisasUma revolução tecnológica começou!

A internet das coisas promete conectar ainda mais um mundo já conectado pelas redes sociais e aplicativos móveis. Pensamos em como tudo estará daqui a uns anos, o que esperar da internet e das diversas maravilhas que estarão disponíveis?

A roupa que vestimos, os sapatos que usamos, os acessórios, o relógio e a pulseira. Tudo vai vir conectado. As “coisas” vão conversar entre si e vão entender como cada um é e passar as informações.

Imagine nunca mais perder a chave do carro pois a mesma será um dispositivo “inteligente”, ao ponto de saber sua localização e avisar ao seu Smartphone aonde ela está, o mesmo vale para sua carteira.

O que já chegou no Brasil e está disponível para consumo são os relógios inteligentes ou Smart Watch, com eles é possível ler seus e-mails, compromissos, previsão do tempo, isso tudo sem encostar no seu celular, além de é claro, ver a hora.

Você pode empreender e sair na frente enquanto esta revolução está acontecendo. Listei 5 ideias completamente possíveis para abrir a sua mente em 2015.

  1. Lista de compras online
    Imagine que sua geladeira, através dos códigos de barras dos produtos, saiba exatamente o que está disponível, se determinado produto está no prazo de validade para consumo e a quanto tempo você não o tira da geladeira. (aquela margarina que ficou no fundo da geladeira e não sai dali tem uma semana).Com o advento da internet das coisas, é possível que sua geladeira avise ao seu celular que determinado produto está para vencer o prazo de validade, ou até mesmo, sugerir que você o compre, melhor ainda, pode realizar um pedido através do cartão de crédito de um novo produto ou de uma gama de produtos, poupando-o de ter de ir até o mercado.
  2. Automóvel inteligente
    Ao entrar em um carro com essa tecnologia, uma câmera vai fazer o reconhecimento do rosto do motorista, a fim de oferecer informações sobre seu cotidiano, recomendar músicas e receber orientações para acionar o mapa com GPS. Se o sistema não reconhecer o motorista, envia uma foto em tempo real para o celular do dono do automóvel, evitando furtos.
  3. Triagem médica de urgência
    Quando um paciente chegar em uma emergência médica, poderá ter seus batimentos cardíacos, pressão arterial, sanguínea e temperatura, por exemplo aferidos por equipamentos interligados via Bluetooth que enviarão automaticamente as informações para o tablet/smartphone da enfermaria, facilitando a triagem médica de urgência.
  4. Localização indoor
    Que tal encontrar seu lugar entre 50.000 mil em um grande estádio de futebol, utilizando um mapa? Através de triangulação de redes Wi-Fi ou através da tecnologia dos beacons, melhor altBeacons. É possível navegar através de seu dispositivo por dentro de um lugar fechado sem conexão com internet, por exemplo, seu celular pode vibrar ao chegar próximo de seu lugar.
  5. Foi Gol ou não?
    Ainda na modalidade de esporte, uma inovação da internet das coisas é realmente saber quando aquele gol ocorreu ou não. Se o goleiro pegou em cima da linha ou se simplesmente o gol aconteceu. Embora seja perfeitamente possível, existe muita polêmica quanto a esta inovação. O que já está em uso é um sensor capaz de detectar a força do chute, a velocidade, a trajetória e a curva. Para isso, só é preciso conectar a bola antes via Bluetooth. Com o aplicativo, dá para testar várias jogadas. Todas as informações ficam guardadas e dá ainda pra comparar com outros jogadores.

Existem diversas outras aplicações, no próximo artigo irei apresentar como fazer para entrar no mundo da Internet das Coisas, passo-a-passo.

Autor

William Duarte é analista de sistemas na Nasajon Sistemas. Atualmente se especializou em tecnologias mobile, tendo atuado com sistemas híbridos desde 2005. Apaixonado por tecnologia é entusiasta da internet das coisas (IoT), "brincando" na horas vagas com drones, raspberry pi, beacons e outros gadgets. Atua também como consultor de varejo, tendo ministrado diversos cursos e consultorias como Oracle of America. É MVP da Embarcadero e Embarcadero Delphi Certified!

William Duarte

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes