Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Custos da Computação em Nuvem sob controle

publicado por Claudio Correa

Custos da Computação em Nuvem sob controleUma das principais razões do sucesso da Computação em Nuvem é o seu custo, uma vez que seus serviços são mais eficientes e mais baratos do que as implantações de infraestruturas tradicionais. Porém, na prática, custos menores ao longo do tempo de vida de uma implantação são menos importantes do que as empresas pagarem por aquilo que elas realmente utilizam. Custo baixo não é tudo. A nuvem deve ser vista como uma forma mais eficiente de consumir e pagar por recursos de computação.

No entanto, a realidade de custos de computação em nuvem tem freqüentemente impedido um orçamento preciso, algo que pode soar até contraditório, uma vez que o fator custo tem sido freqüentemente posto como um dos principais benefícios da nuvem.  Isso ocorre principalmente por que a forma de precificação pode ser complexa e dependente de múltiplos fatores, o que tem causado várias “surpresas” para os clientes no final do mês.

Mas é importante ressaltar que os fornecedores de nuvem não são desonestos sobre os seus preços, mas pagam o preço por implementarem modelos de billing e cobrança que são difíceis de se entender para quem não é especialista –  acabando por gerar uma falta de transparência que desagrada os usuários em geral.

A questão dos ambientes multi-nuvem

Já que parece ser inevitável escapar dessa complexidade dos provedores, muitas empresas estão optando por construir uma nuvem de componentes formados por diferentes fornecedores na tentativa de extrair o melhor de cada um. Mas essa estratégia multi-nuvem pode agravar o problema de preços, pois já é difícil manter o controle de custos em uma única plataforma, imagine de várias? Analisar os gastos de forma precisa e orçar em diversas plataformas em nuvem acaba se tornando mais uma dor de cabeça.

A chave para diminuir a confusão: Agregar

Muitas empresas  optam por ficar com um único fornecedor acreditando que assim reduzirão a complexidade e aumentarão a previsibilidade. Essa é uma opção válida, mas se opõe a muitos dos benefícios de um mercado cada vez mais dinâmico e imprevisível, pois àquelas que tentam enveredar pela utilização de vários provedores podem ter certas dificuldades. Combinar e mudar de fornecedores é ótimo na teoria, mas demanda tempo e esforço por parte das empresas. Este processo acaba se tornando mais um problema se não for feito de forma adequada ou por profissionais e empresas que já tenham domínio nesta transição.

Por isso, a agregação de todos os serviços em único lugar pode ser a saída e a forma de explorar os benefícios da computação em nuvem, principalmente quando o assunto é dinheiro. Gastos e investimentos mais precisos não são simplesmente uma questão de conveniência, mas sim uma oportunidade de criar ambientes sob medida para cada necessidade. Há facilidades quando os usuários  conseguem ver quanto gastam em seus ambientes em tempo real e além de tudo, possuem uma única fatura, sem confusões de pagamentos. Esse é o cenário próximo, onde ambientes multi-nuvem centralizados em uma só plataforma, capaz de oferecer a gestão não só dos recursos, mas também financeiro, será não só uma opção, mas uma estratégia fundamental para que as empresas possam se beneficiar realmente dos baixos custos da computação em nuvem.

[Crédito da imagem: Cloud Computing – ShutterStock]

Autor

Profissional com 14 anos de experiência nas áreas de Gestão de Serviços de TI, Marketing de Produtos e Cloud Computing. Atuou como Especialista de Sistemas na IBM e como Analista de Desenvolvimento de Produtos na Ativas Data Center. Morou na Califórnia/EUA (2013), onde participou de diversos programas de empreendedorismo, como o Venture Lab, da Universidade de Stanford. Consultor de Computação em Nuvem, é CEO e co-fundador da One Cloud (http://www.onecloudportal.com.br/), startup de Tecnologia, que atua como Cloud Service Broker (CSB), oferecendo uma plataforma agregadora de serviços que é capaz de realizar busca, centralização e gerenciamento de múltiplos ambientes de computação em nuvem. Linkedin: br.linkedin.com/in/claudiocastroc

Claudio Correa

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes