Carreira

Ξ Deixe um comentário

Como manter a motivação em um ano de crise e de poucas contratações?

publicado por Alberto Parada

Como manter a motivação em um ano de crise e de poucas contratações?Como diria um famoso técnico de futebol: “Estar recebendo em dia, ter boas condições de trabalho, já são motivos suficientes para qualquer profissional permanecer motivado”.

Quem chegou ao mercado de trabalho há pouco tempo ainda não sentiu na pele a montanha russa do mercado brasileiro e suas infindáveis crises, situação natural para os que estão a mais tempo na labuta.

A motivação deve estar ligada ao seu momento de carreira, o que está fazendo e o que deseja fazer no futuro, ficar reclamando nunca foi um gerador de oportunidades, o que realmente faz a diferença é estar pronto para assumir novos desafios quando eles surgirem.

Esperar a crise passar para planejar ou investir na carreira é a pior opção, afinal nunca se sabe quando a crise vai terminar e muito menos os estragos que irão deixar. A única coisa comum no final de todas as crises é o surgimento de novas e excelentes oportunidades, e para aproveita-las é preciso ter sorte, afinal é assim que são considerados aqueles que se preparam para surfar na onda de prosperidade que surgem no meio e no final das crises.

Os sortudos, diferentes dos injustiçados, utilizam seu tempo independente do momento que passa o país para buscar a melhoria contínua de suas competências, frequentar cursos e especializações, procuram aumentar e consolidar sua rede de relacionamento com convívios saudáveis, produtivos e objetivos e não para falar mal da vida de alguém, da empresa ou reclamar do país.

Para quem ainda não sabe, a palavra sorte não tem nada a ver com o acaso ou oportunismo, ela é definida como a soma da competência com a oportunidade, e de maneira atemporal, ou seja, com ou sem crise aparecem e mudam a vida das pessoas sempre para melhor.

Outra boa maneira de se manter motivado é buscar dentro da empresa novas oportunidades de melhorar o ambiente, os processos, os serviços, contribuir para a redução de despesas que refletem diretamente no caixa da empresa. O que isso muda?

Uma maneira da empresa evitar cortes é garantir dinheiro para pagar a folha dos funcionários no final do mês e para isso não é necessário apenas a entrada de dinheiro, mas não gastar de maneira equivocada é fundamental, mesmo que o seu esforço não seja reconhecido você também é responsável.

A motivação não pode ser reflexo de influências externas, ela deve ser um estado de espírito em acreditar sempre que dias melhores virão, e que eles dependem fundamentalmente das nossas atitudes no hoje.

[Crédito da Imagem: Motivação – ShutterStock]

Autor

Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Alberto Parada

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes