Gestão de Pessoas

Ξ Deixe um comentário

Qual o tipo de líder eu quero ser?

publicado por Bruna Sampaio

Qual o tipo de líder eu quero ser?Olá!

Tudo bom com vocês?

Minha primeira colaboração para o site e vou iniciar falando sobre Motivação de Pessoas! Um dos assuntos pouco falado em nossa área, não?

No MBA tive pela primeira vez aula de gestão motivacional. Não sabia direito do que se tratava! rs Eu, chata como era, achei que seria um blá blá blá daqueles . Errei feio, errei feio, errei rude!!!

As aulas abordavam comportamento humano, motivação das pessoas em todos os setores da vida. O professor dava exemplos práticos em como costumamos agir em certas situações, e como nossa história pode mudar de cenário dependendo de como agimos uns com os outros. As aulas foram incríveis. O professor era incrível. Daqueles que deixa a sala toda interessada, sem dar um piu com o colega do lado e até mesmo sem dar aquela olhadinha no whatsapp. Puxa… a aula era boa mesmo, hein! Rs  Eu me interessei muito pelo assunto… Mudei totalmente minha visão. Parece óbvio, mas foi só aí que consegui enxergar a diferença que faz. Que todos querem isso, inclusive eu. Quem não gosta de ser bem tratado? Bem recebido? Todos!

Situações diversas eram colocadas em discussão na aula, mas claro que o foco era sempre o ambiente profissional. E sempre o porquê de tantas equipes desmotivadas. Alguém tem duvidas de qual era o principal fator? rs

Quem já teve um chefe mal humorado? Aquele que grita, fala mal, te olha com aquela cara de “quem não dormiu bem” e nunca ajuda? É complicado. A vontade de ir trabalhar vai aos poucos indo embora, cumprir os prazos e entregar com a máxima eficácia já não é tão importante e por aí vai.

Acho que todos que chegam a um cargo de liderança deveriam se questionar: Qual o tipo de líder eu quero ser?

Ser um bom motivador não é tarefa fácil. Há pessoas que são líderes natos e lidam com isso com bastante facilidade. Outras não.

Na área de TI é bem comum que pessoas maravilhosamente hábeis tecnicamente passem a liderar pessoas por ocasiões de promoção ou até mesmo por não ter quem o faça. Casos como esse, em sua maioria não são tão bem sucedidos como poderia. O líder, muitas vezes, faz como acha que tem que ser, dá o seu melhor (ou não), mas a coisa hora ou outra desanda. Equipe sem um líder de fato nunca é lá essas coisas. E é nessa hora que os problemas começam a surgir: Atrasos, faltas, insatisfação com o salário, atraso nas entregas, projetos com problemas e riscos, retrabalhos… É ladeira abaixo.

Achando que nada disso tem solução, pessoas são mandadas embora e o time muda. Pessoas novas vêm, e vêm motivadas! Emprego novo, gente nova… Uhuuu!!! Um mundo de oportunidades. O tempo passa, a rotina toma conta, o líder não é um motivador e eis que o ciclo se repete: Equipe desmotivada.

Mas como solucionar isso? Como dar a volta nesse ciclo repetitivo e fazer diferente?

Aí é que tá.

A cultura da área de TI te empurra para não dar a atenção merecida a esse ponto. Em geral os profissionais dão mais valor a certificações ou habilidades técnicas. Se a gestão de pessoas não é algo tão valorizado no mercado de consultorias (maioria dos empregadores de TI), não dá dinheiro, e poucos se interessam.

Quando chegar sua hora de liderar pessoas, olhe para dentro. Fazer essa autoanálise só lhe fará bem e te trará glórias. Ser líder de uma equipe motivada, que reclama pouco e faz muito é sempre um destaque e impulsionará sua carreira. Sem dúvidas.

Se perceber que não é sua praia e mesmo assim for assumir esse papel, faça um curso, leia sobre o assunto, busque colegas que sejam bons em motivação, faça aula de teatro, estude sobre psicologia e como funciona o comportamento no ambiente profissional. Dê o seu máximo.

Saiba que você está fazendo o seu melhor.

Eu já tive um líder motivador e posso falar que faz toda a diferença!

E você? Concorda comigo?

[Crédito da Imagem: Líder – ShutterStock]

Autor

Analista de Projetos, formada em Tecnologia da Informação e cursando MBA em Gestão de Processos e Projetos Organizacionais.

Bruna Sampaio

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes