Mobile

Ξ Deixe um comentário

NFC – O que é? Por que seu Smartphone nunca mais será o mesmo?

publicado por Gledson Santos

NFC - O que é? Por que seu Smartphone nunca mais será o mesmo?Sem dúvida a expressão que diz: “O celular faz de tudo, inclusive chamadas.”, é cada vez mais verdadeiro.

Se você ainda não ouviu falar em NFC – Near Field Communication ou em português: Comunicação de Campo Próximo é bom começar a se familiarizar, pois cada vez mais escutaremos esse termo.

Trata-se de uma nova maneira de usar o seu smartphone, muito mais além do que chamadas, mensagens, uso de internet e jogos. O celular passa a ser usado como cartão de crédito, controle de acesso, bilhete eletrônico no transporte público, cupons, ticket ou crachás; sempre em uma distância não maior do que 4 cm.

O NFC é uma tecnologia que permite a comunicação sem fio em curto alcance entre celulares ou entre celular e outro dispositivo. Essa tecnologia deriva da tecnologia RFID – Identificação por Rádio Freqüência, aquele que faz uma cancela de um pedágio subir e liberar sua passagem após reconhecer que você é usuário cadastrado e no final do mês enviar a fatura com o número de vezes que você usou o serviço.

O fato das aplicações NFC poderem ser armazenadas em um SIM card (chip) de celular permite o uso em mais de 90% dos celulares do mundo, uma melhor segurança, a interoperabilidade entre diferentes aparelhos além das operadoras poderem fornecer o suporte aos usuários.

Apesar de existirem diversos testes, os que estão ganhando cada vez maiores investimentos são os relacionados com m-commerce ou m-payment. Sendo o cartão de crédito ainda restrito a uma faixa de renda, assim como ter uma conta bancária, pode fazer com que o uso do celular para pagamentos via NFC seja uma potencial incrível, visto que hoje em dia até as crianças possuem smartphones.

Um serviço altamente seguro e confiável, acessível e disponível a todos, trabalha em qualquer lugar, simples de usar, independente da operadora, aparelho ou sistema operacional fará com que sem dúvida essa seja a tecnologia do futuro.

Outro ponto e não menos importante: trata-se de uma tecnologia sustentável, pois substitui papel de tickets ou ingressos em papel ou até mesmo o plástico dos crachás de identificação. Basta um aplicativo NFC em seu celular com essa tecnologia no chip para você aproximar seu celular em uma catraca de um teatro ou até mesmo em um prédio comercial. A catraca reconhece sua compra ou sua identificação e libera sua entrada. Pode substituir o plástico dos cartões chaves de hotéis ou dos cartões de usuários de transporte, como ônibus e metrô.

Algumas aplicações não precisam sequer ter sinal das operadoras, pois uma vez que você já validou seu ticket comprado para algum teatro ou show, basta você aproximar o celular e validar sua compra ou passar na catraca, mesmo que sua operadora não funcione!

O grande problema no Brasil são as regulamentações e leis, e até onde vai o papel das operadoras e órgãos financeiros, como bancos e operadoras de cartões de crédito.

[Crédito da Imagem: NFC – ShutterStock]

Autor

Mais de 20 anos de experiência em Telecomunicações e Tecnologia atuando em diversas operadoras de Telecomunicações do mundo. Gerente de Negócios na Telefônica | Vivo e Consultor de TI na Legado Consultoria.

Gledson Santos

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes