Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Maturidade em gerenciamento de projetos

publicado por Lilian Ramos

Maturidade em gerenciamento de projetosA crescente busca pela utilização do gerenciamento de projetos enquanto diferencial estratégico no mercado atual e, mais recentemente, a procura pelo gerenciamento de projetos formal e estruturado, como parte da estratégia competitiva da organização, associadas à popularização do termo maturidade, justificam o conceito de maturidade em gerenciamento de projetos e a existência dos modelos de maturidade em gerenciamento de projetos. Existem atualmente diversos modelos de maturidade no mercado. A maioria deles está alinhada a um guia de conhecimento, que é utilizado como medida comparativa na avaliação do nível de maturidade da organização, e classifica o estágio de maturidade da organização em cinco níveis. Difere dos demais o modelo Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®), proposto pelo Project Management Institute (2003). Ao invés de ser concebido como um modelo de níveis de maturidade tem como enfoque três elementos (conhecimento, avaliação e melhoria), através dos quais o modelo se auto-atribui a capacidade de vincular projetos à estratégia organizacional.

É importante compreender que todas as empresas atravessam seus próprios processos de maturidade, e que se trata de um processo que deve preceder a excelência. A curva do processo de aprendizado para a maturidade é medida em anos. As empresas comprometidas com a utilização da gestão de projetos poderão ter a sorte de atingir a maturidade em cerca de dois anos, enquanto uma empresa típica pode levar até cinco anos.

Em determinadas culturas, define-se a maturidade como cabelos brancos, calvície e idade. Em gestão de projetos, nada mais longe da realidade.

[Crédito da Imagem: Gerenciamento de Projetos – ShutterStock]

Autor

Possui graduação em Ciencias da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi (2003) e Pos Graduacao em Gestao de Projetos Estrategicos e Mestrado em Gestao. Consultora de gestao da empresa Noorden Group, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Projetos,Planejamento Estratégico e Conflito de interesses 15 anos de experiência profissional em empresas multinacionais nos segmentos bancários,telecomunicações,tecnologia da informação e industria petroquimica. 10 anos de experiencia em Gerenciamento de projetos,programas e portfólios em diversos segmentos. Implementação de escritório de Projetos (PMO) e modelos de Maturidade.Implantação,utilização e preparação de empresas para certificações CMMI,ITIL,Coibi,Six Sigma,OPM ,SOX,ISO Experiencia e coordenação de areas de PQA Process Quality Assurance. Ministração de aulas preparatórias para Certificação PMP e certificação Primavera Project Manager Enterprise,Clarity e EPM. Pesquisadora autorizada pelo CNPQ desde 2011**AUTORA DO LIVRO LIDANDO COM CONFLITO DE INTERESSES; editora All print/2010

Lilian Ramos

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes