Redes & Telecom

Ξ Deixe um comentário

Confira os planos para redes wi-fi nas grandes cidades

publicado por Henrique Viera

Confira os planos para redes wi-fi nas grandes cidadesA Internet hoje em dia pode ser considerada tão ou mais importante para a população do que um telefone fixo, por exemplo. E dentro de alguns anos grandes estruturas estarão disponibilizando redes w-fi nas grandes cidades para que as pessoas fiquem conectadas o tempo inteiro, algo semelhante à instalação dos antigos telefones públicos.

Os planos no Brasil estão um pouco atrasados em relação ao resto do mundo. O País ainda caminha em direção à estabilização da velocidade de conexão na internet de banda larga nas casas das pessoas e nas grandes empresas, além da disponibilização de uma rede móvel mais robusta para os smartphones.

Mas em algumas cidades, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo, a população já pode experimentar alguns movimentos de parte das operadoras de telefonia móvel para o fornecimento de conexão wi-fi de qualidade para a população.

Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, já é possível ficar conectado na internet enquanto está na beira da praia, sem que a pessoa tenha que usar a sua rede móvel 3G ou 4G. A NET Rio disponibilizou alguns hotspots na orla de algumas das praias mais famosas da cidade, como Copacabana, Leblon e Ipanema. Alguns parques de São Paulo também contam com este tipo de cobertura.

Em aeroportos das grandes cidades também é possível encontrar pontos de conexão. A vivo fez uma série de parcerias para disponibilizar estes hotspots, juntamente com algumas outras empresas como a NET. Mas o grande investimento das empresas de telefonia móvel será realmente na expansão das redes 3G e 4G.

Mesmo caminhando lentamente em comparação a outros países do mundo, o próximo ano deverá ser de expansão nestas redes de cobertura wi-fi.

Outros países

Na Espanha, a capital Barcelona é uma das cidades que lidera as iniciativas para disponibilização de internet sem fio e de qualidade para a população. Diversos pontos de acesso foram disponibilizados em vias e espaços públicos.

França

Paris também criou um programa de WiFi livre para a população e para os turistas, sendo que o início das iniciativas foi o ano de 2007, o que tona a cidade bastante experiente neste segmento.

Finlândia

Outra cidade que pode ser considerada destaque na disponibilização e pontos de acesso gratuitos à internet para a população é Helsinque, na Finlândia. Esta é uma das regiões com maior índice de desenvolvimento humano do planeta. O número de famílias com acesso à internet nas suas casas superou o índice de 84% em 2011. Em 2006 a prefeitura iniciou o projeto de criação de uma rede WiFi gratuita, com hotspots sendo instalados em locais de acesso público, como bibliotecas, e grandes parques. O serviço também funciona em parceria com pontos comerciais da cidade.

[Crédito da Imagem: Wi-FI – ShutterStock]

Autor

22 anos, estudante de Comunicação Social na Belas Artes de SP, escrevo por prazer e eventualmente profissionalmente.

Henrique Viera

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes