Carreira

Ξ Deixe um comentário

COBIT e ITIL na governança da TI corporativa

publicado por Marcondes

COBIT e ITIL na governança da TI corporativaVamos falar de Governança de TI e uma dúvida que aparece quando queremos seguir nossos estudos nesse caminho.

Governança de TI é o framework que garante o suporte da infra-estrutura de sua organização, facilitando a realização das estratégias e objetivos corporativos.

Podemos ver que no mercado quando se fala em governança de TI, vem logo na mente COBIT e ITIL, e qual a diferença entre eles?

Na verdade, dizem que eles são mais complementares do que concorrentes e eu concordo com isso.

COBIT concentra-se na definição, implementação, fiscalização, medição e melhoria dos controles para processos específicos, abarcando toda o ciclo de vida da TI e considerado no mercado o melhor modelo para a governança de TI.

ITIL fornece as definições de melhores práticas e critérios para operações de gestão e concentra-se principalmente na definição do funcional, atributos operacionais e organizacionais para as operações de gestão, tais como service support e service delivery

Existem outros frameworks de governança de TI, como o QuarterBack, Six Sigma, ISO 20000, BSC, etc.

O mercado atualmente é dominado por COBIT e ITIL, nada que diminua a importância de outros frameworks, claro.

Na minha opinião COBIT é o mais sistemático e completo. E se complementa muito bem com o ITIL.

Qual o seu objetivo?

Melhorar a qualidade e capacidade da governança do ciclo de vida da TI e implementar um sistema de controle para conformidade, então COBIT é o seu caminho.
Se você quer melhorar continuamente a eficiência das operações e qualidade de atendimento, pegue carona no ITIL.

O ideal é seguir os dois, afinal, como sabemos, não basta implementar apenas, temos que ter uma melhoria contínua em todos os processos e operações.

Isto é o que exige o mercado de hoje, eficiência extrema, operações com qualidade e uma visão ativa com performance em todo o ciclo de vida da TI em sua corporação, seja grande ou pequena.

Se tiver oportunidade e tempo, ter uma certificação COBIT e ITIL, é sempre bom; não apenas para o currículo; para seu crescimento e metodologia organizacional, as empresas hoje em dia utilizam e dependem cada vez mais da TI e a organização disto internamente é essencial para o crescimento não só da empresa como de seus profissionais, e não falo só dos profissionais de TI mas sim de todos os envolvidos na empresa.

Bom estudos!!!

[Crédito da Imagem: ITIL – ShutterStock]

Autor

IT Project Manager e Scrum Master. Google Project Management Certified, Scrum Master Certified, ITIL Foundation, Lean Six Sigma White Belt, com mais de 20 anos de experiência na área de TI, passou pelas empresas Itaú, Itautec, Unilever, Rhodia, Electrolux, Citibank, Credicard, entre outras

Marcondes

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes