Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Cloud Printing (Impressão em Nuvem) – Uma solução inovadora para simplificar sua vida profissional e pessoal

publicado por Diego Salim De Oliveira

Cloud Printing (Impressão em Nuvem) – Uma solução inovadora para simplificar sua vida profissional e pessoalNo artigo anterior, intitulado “O céu não é mais o limite, e sim, a plataforma de lançamento! Seja bem-vindo à Era do Cloud Business!”, tratamos a respeito da “Era dos Negócios em Nuvem”, de como com a aplicação de diversos conceitos e tecnologias computacionais, seus negócios podem ser beneficiados, com aumento de produtividade, redução de custos e até mesmo a adoção de inovadores modelos de negócios.

No presente artigo, o objetivo é falar mais especificamente sobre outro novo conceito, ligado também a “Cloud Business” (Negócios em Nuvem), chamado de “Cloud Printing” (Impressão em Nuvem).

Mas, afinal, o que é Cloud Printing?
Cloud Printing é um conceito de “Print Anywhere” (Imprima em Qualquer Lugar, ou, Imprima a partir de Qualquer Lugar, em tradução livre). Um conceito que une diferentes tecnologias em soluções as quais permitem a Impressão em Nuvem, ou seja, a “Impressão a partir de Qualquer Lugar”.
Vamos exemplificar. Digamos que você seja um advogado, o qual trabalha para uma grande corporação multinacional ou que tem um pequeno escritório. Advogados costumam ter a necessidade de, em determinadas situações, levarem trabalho para casa, pois muitas vezes, têm um alto volume de trabalho e um curto prazo para realização, até mesmo em razão de muitas vezes os prazos serem pré-determinados por questões legais. Deste modo, você pode através da utilização de uma solução que suporte “Cloud Printing”, realizar a impressão de um novo contrato, uma nova petição, ou qualquer outro documento, a qualquer momento, independentemente de onde você estiver. Esteja você na praia com seu celular, no sítio com seu tablet, ou no aeroporto com seu notebook, você pode realizar a impressão imediata de um documento, utilizando, por exemplo, a impressora de seu escritório ou a impressora de sua casa, de forma que, ao chegar em sua residência ou seu escritório, os documentos já estarão prontos e impressos, cabendo a você apenas assiná-los, ganhando tempo e maior praticidade no seu dia a dia. Além disso, se, por exemplo, você for o advogado de uma empresa o qual apenas está redigindo um novo contrato para o Presidente de sua empresa assinar, você pode, por exemplo, mandar imprimir direto na impressora dele, ou da secretária dele, para que ele tenha acesso imediato para a assinatura do mesmo.

E os exemplos de utilização prática não param por aí. Pense em uma empresa, por exemplo, que trabalha com atendimento presencial aos clientes, em nível regional, nacional ou mesmo internacional. Mesmo nas pequenas sucursais (filiais), nas localidades mais remotas, as ordens de serviço podem ser automaticamente e instantaneamente impressas tão logo sejam emitidas, sem nenhuma necessidade de intervenção humana, sem que ninguém precise ficar checando no sistema quanto ao recebimento de ordens de serviço. Assim que a ordem for emitida pela central, ela será impressa na impressora local da sucursal e já estará pronta, disponível e visível para a equipe de atendimento. O técnico pode até mesmo estar tomando um café que verá a impressora imprimindo a ordem de serviço, ou, a verá já impressa assim que retornar, pronta para o atendimento.

Ou ainda, outras equipes as quais atuam distribuídas em diferentes localidades, seja em diferentes escritórios ou mesmo em regime de home office, sejam estas equipes compostas por vendedores, técnicos, advogados, contadores ou outros profissionais, certamente também poderão se beneficiar e muito.

Empresas ou departamentos os quais trabalham com documentos impressos, como relatórios gerenciais, documentos contábeis e qualquer outro tipo de documento, seja ele texto ou imagem, certamente podem se beneficiar e muito, com interessante aumento de produtividade, sem que isto gere significativos aumentos de custos. Em muitos casos, pode-se usar basicamente a estrutura a qual você já possui em sua casa ou local de trabalho, e mesmo que alguma adequação seja necessária, não se trata de nenhum projeto complexo ou de alto custo, existindo, por exemplo, diversos modelos de impressorasprontas para a nuvem”, a custos bastante acessíveis.

Existem diferentes soluções e formas de se implantar a Cloud Printing, mas, certamente vale a pena avaliar seus possíveis usos e vantagens de acordo com suas necessidades profissionais e até mesmo pessoais.

Vivemos em uma sociedade cada vez mais dinâmica e competitiva, onde ganhos de produtividade e até mesmo tecnologias que possibilitem maior comodidade, podem se tornar diferenciais que auxiliem nos negócios. Cada vez mais, as barreiras geográficas estão se rompendo, e se beneficiarão aqueles que tiverem a capacidade de se adaptar mais dinamicamente a estas mudanças.

[Crédito da Imagem: Coud Printing – ShutterStock]

Autor

• Profissional com 16 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, com conhecimentos e experiência adquiridos nas áreas Comercial, Canais, Parcerias, Produtos e Técnica. • MBA em Gestão Estratégica de Negócios (ESALQ/USP), Master in Information Technology (FIAP) com módulo internacional pela Singularity University, Pós-graduação em Administração (UNIP) e graduação em Tecnologia em Marketing (UNIP). • Sólida experiência na gestão de equipes multidisciplinares. • Liderança técnica e comercial de projetos estratégicos em clientes privados e públicos, incluindo experiência e conhecimento da Lei Federal 8.666/93. • Experiência em Tecnologia da Informação (TI), incluindo Soluções em Big Data Analytics, Nuvem (Cloud), Continuidade de Negócios, Recuperação de Desastres, Virtualização (de Servidores, Desktops, Aplicações e Armazenamento), Bancos de Dados, Redes (SAN, LAN e WAN), Arquivamento, Data Center, Monitoramento e Mascaramento de Dados. • Experiência em Segurança da Informação (SI), incluindo Cyber Intelligence, Anti-DDoS, Segurança Perimetral e de Redes, End Point Security, MDM (Mobile Device Management), DLP (Data Loss Prevention), entre outros temas. • Experiência em Telecomunicações, incluindo Fixas e Móveis. • Experiência em Automação, com foco em M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet of Things). • Domínio da Lei Geral de Proteção de Dados e das Resoluções 4658 e 3909 do Banco Central do Brasil. • Conhecimentos em Administração, Contabilidade, Gestão Tributária, Marketing e Direito (com foco em Direito Digital e legislação específica a respeito a respeito de Licitações e Contratos Públicos). LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/DiegoSalimDeOliveira

Diego Salim De Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes