Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

SOLID – Teoria e Prática – Demo + Vídeo

publicado por Eduardo Pires

SOLID – Teoria e Prática. É com certeza um dos temas mais debatidos no ramo de OOP, aprenda cada um dos princípios e como aplicá-los.

Este é um artigo complementar ao Orientação a Objeto – SOLID, neste primeiro artigo eu apresentei teoricamente o conceito do SOLID e seus benefícios.

SOLID – Teoria e Prática

Recapitulando

SOLID é um acrônimo dos cinco primeiros princípios da programação orientada a objetos e design de código identificados por Robert C. Martin (ou Uncle Bob) por volta do ano 2000. O acrônimo SOLID foi introduzido por Michael Feathers, após observar que os cinco princípios poderiam se encaixar nesta palavra.

Os princípios SOLID deveriam ser aplicados por qualquer desenvolvedor, porém pouquíssimos profissionais preocupam-se em utilizá-los, para obtermos todos os reais benefícios da OOP é necessário atender aos 5 princípios do SOLID.

Lembrando também que além destes 5 princípios Uncle Bob também mapeou 3 outros princípios sobre Coesão e mais outros 3 sobre Acoplamento. Utilize este link para conhecê-los também.

SLIDES

VÍDEO (1h00)

* Assine meu canal no Youtube :)

SOURCE

Para visualizar o fonte e realizar o download do projeto clique aqui (GitHub)

Referências

Vamos continuar enriquecendo o assunto, poste aqui sua opinião ou dúvida.

Artigo postado originalmente em eduardopires.net.br

[Crédito da Imagem: SOLID – ShutterStock]

Autor

Eduardo Pires é Arquiteto de Sistemas, Desenvolvedor, Palestrante e Blogueiro. Atuando na área desde 2001 adquiriu experiência em projetos nacionais e internacionais. Atua como consultor independente prestando consultoria de Arquitetura, Desenvolvimento e ALM para empresas no Brasil. Possui as certificações MSP, MCPD, MCSA, PSD, ITIL V3 e escreve constantemente em seu site buscando dividir conhecimentos e contribuir para motivação de uma melhor formação técnica dos profissionais da área. falecom@eduardopires.net.br http://www.eduardopires.net.br

Eduardo Pires

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes