Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

SharePoint: eficiência nas empresas, gap no mercado de trabalho

publicado por Alcidino Meireles

SharePoint: eficiência nas empresas, gap no mercado de trabalhoO ganho de produtividade e otimização de processos é indiscutível quando falamos dessa ferramenta. Mas será que o mercado de TI o valoriza tanto quanto a indústria?

Imagine um produto que depende apenas de um navegador web para ser utilizado. Uma ferramenta altamente flexível, que além de agregar velocidade e otimizar a produtividade das operações corporativas, também permite a construção de aplicativos específicos a partir de sua própria estrutura. Esse é o SharePoint — lançado há quase 15 anos pela Microsoft —, e uma ferramenta que ganhou maior reconhecimento a partir de 2010. Para se ter uma ideia, tecnologias como JAVA ou .NET levam cerca de oito a nove horas no desenvolvimento de uma funcionalidade. No caso do SharePoint, esse tempo cai para menos de cinco horas.

Um detalhe muito valorizado na plataforma, que já está na versão 2013, é o seu conceito de colaboração, que permite às equipes se comunicar mais rapidamente, compartilhar processos, organizar dados importantes e gerenciar projetos de maneira mais assertiva e alinhada. O resultado dessas facilidades? Uma empresa mais competitiva e eficiente. Mas será que essa ‘queridinha do mercado’, ainda que bem aceita, tem encontrado um ambiente apto a lidar com as suas possibilidades? A resposta é não. Talvez ainda não esteja claro para formandos, profissionais de mercado, ou até para as instituições de ensino, o quanto o SharePoint pode auxiliar as companhias.

Mesmo com grandes qualidades e fácil usabilidade, o mercado ainda não dispõe de profissionais capacitados para trabalhar com SharePoint. Por ser uma ferramenta exclusivamente corporativa, ela não é, por exemplo, ensinada nos cursos de graduação em tecnologia. O que gera um gap para a indústria, ao mesmo tempo em que é uma grande oportunidade para quem deseja trabalhar com a plataforma.  Sabendo disso, o Grupo Meta, por iniciativa própria, capacita seus colaboradores e investe em certificações oficiais reconhecidas globalmente, para garantir que os projetos baseados na ferramenta sejam concluídos com qualidade por profissionais capacitados.

É importante destacar também que, além do ganho com a produtividade, o SharePoint possui grande capacidade de automação e rastreabilidade de processos e documentos, por isso, cada vez mais as empresas têm migrado os seus sistemas para a plataforma. E, reafirmando a previsão do Gartner de que em 2015 os gastos com TI no Brasil ultrapassarão os R$ 125 bilhões, cada vez mais o mercado vai continuar sua busca, e até capacitação de profissionais, para o desenvolvimento de projetos na plataforma. Fica a dica.

Autor

Alcidino Meireles é Gerente de Serviços do Grupo Meta, que há 24 anos atua no mercado de Consultoria e Serviços de TI, com foco no diagnóstico, criação e implementação de projetos que rentabilizem o negócio.

Alcidino Meireles

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes