Carreira

Ξ 1 comentário

Porque você se auto-sabota?

publicado por Rodrigo Pace de Barros
Porque você se auto-sabota?Todos gostamos de realizar coisas. Tudo ao nosso redor envolve a definição de objetivos e o caminho até o seu cumprimento. Todos nos imaginamos realizando estes objetivos. Bem, nem todos. Existem pessoas que, além de não enfrentarem estes desafios, não se imaginam obtendo sucesso, ou mesmo, inconscientemente, trabalham contra seus próprios propósitos.
Isso parece distante de nós, mas é só olharmos à nossa volta, ou mesmo, olhar para dentro de nós mesmos. A auto-sabotagem não se trata de um plano mirabolante visando estragar qualquer objetivo nobre ou produtivo que tenhamos. Ela se define, segundo a psicologia, também pelo comportamento repetitivo. Um exemplo: O seu colega de trabalho olha para você e diz: “Eu não consigo aprender inglês. Nenhum curso dá jeito em mim.”. A pergunta a ser feita neste caso será: “Então todos os cursos de inglês são ruins?”. A culpa não é do curso de inglês, mas sim de um comportamento que, provavelmente, não tem foco, disciplina e responsabilidade. E isso vale para tudo, não somente às aulas de inglês.
A identificação de coisas em sua vida que não te satisfaçam e se repetem mesmo com a sua insistência pode indicar um comportamento de auto-sabotagem. O que fazer então?
A conscientização é o primeiro passo. Não é vergonha ter essa consciência. Vergonha seria acreditar que ela te levará a algum lugar, seja na carreira ou na vida pessoal. Portanto, questione-se:
  • O que eu estou fazendo de errado?
  • O que eu aprendi ao identificar este ciclo de auto-sabotagem?
  • O que eu preciso fazer, de fato, para conseguir caminhar em direção ao meu objetivo?
  • O que farei para que eu não me auto-sabote novamente?
A consciência também passa pelo fato de que somos responsáveis pelos nossos atos e, inclusive, pelo atingimento de nossos objetivos. Colocar a culpa no professor de inglês, no livro ruim, na falta de tempo ou em qualquer outra coisa, é um sinal a ser considerado.
Motivacao
A máxima de “quem quer fazer, faz” é sempre válida, como mostra a imagem acima. Se estamos motivados, se temos foco, disciplina e assumimos a responsabilidade pelos nossos objetivos e seus resultados, a chance de atingirmos nossas metas é muito maior.
O autoconhecimento é fundamental para a nossa vida. Olhe para dentro de si mesmo e reflita: “Estou me auto-sabotando?”.
Vamos lá! Você consegue.
Fontes

[Crédito da Imagem: ShutterStock]

Autor

Rodrigo Pace de Barros, PMP Coach de Carreira Especialista em Profissionais de TI Possui 17 anos de experiência em projetos de Segurança de TI e ambientes de missão crítica em empresas de grande porte. Atua há 10 anos na Telefonica Vivo como especialista em Projetos de Segurança da Informação, compliances e certificações e, atualmente ocupa o cargo de consultor especialista de Pré-Vendas. É formado pela Unesp de São José do Rio Preto e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Colunista em diversos portais de TI e Gestão de carreiras, palestrante, instrutor e assessor de carreiras especializado em TI. Site: http://www.rodrigopace.com.br Criador do Desafio LinkedIn: www.desafiolinkedin.com.br Contato: rodrigo@rodrigopace.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/rodrigopace/ Facebook: https://www.facebook.com/rodrigopace.com.br Twitter: @RodrigoPaceDH

Rodrigo Pace de Barros

Comentários

1 Comment

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes