Gestão do Conhecimento não é um assunto muito discutido nas empresas mais tradicionais, e todo conhecimento construído internamente acaba sendo passando de maneira informal, mas quando ocorre à perda de um funcionário antigo este conhecimento acaba se perdendo. As organizações não percebem que esta perda pode acarretar retrabalho e prejuízo financeiro, e a falta de informação, de forma indireta, pode abalar a conquista de novos mercados.
Com a implantação da Gestão do Conhecimento dentro da empresa é possível alavancar ativos intangíveis e transformá-los em informações intelectuais, gerando vantagens competitivas. A vantagem competitiva é o capital intelectual da empresa, ativos que só a organização pode ter. Daí, a necessidade de reter talentos e gerenciar o conhecimento dos profissionais. O indivíduo deixa de ser somente recurso e despesa, passa a ser a principal força intangível interna, combustível para a competitividade e inovação das organizações.
Assim é possível reduzir a redundância de atividades com base em conhecimento e ajudar a organização na inovação deste conhecimento. Aumentar o nível de competência dos funcionários, melhorando a produtividade e diminuindo a probabilidade de tomar decisões erradas.
A Gestão do Conhecimento deve ser adotada de forma que possa prever uma maior valorização do funcionário e a sua capacidade de gerar inovação, produtividade e inteligência para a organização.
Alguns passos importantes para introdução de cultura de Gestão do Conhecimento dentro da empresa:
O RH pode auxiliar e facilitar a implantação da Gestão do Conhecimento, promovendo a explicitação do conhecimento e mostrando como recuperar o conhecimento tácito transformando-o em conhecimento explícito.
A necessidade principal resume-se em definir pontos onde todo o conhecimento seja documentado, internet, intranet, portal que esteja disponível para toda a empresa e de fácil utilização.
Disponibilizar funcionários com um profundo conhecimento da empresa para liderar e integrar a equipe de implantação do projeto inicial e gerenciamento.
Pensando estrategicamente já é possível avaliar que o investimento em Gestão de Conhecimento vale à pena, ressaltando que ele não deve ser tratado como custo, mas como investimento, do mesmo modo que é feito com a Gestão de Qualidade.
Os principais resultados esperados ao se adotar a Gestão do Conhecimento dentro de uma organização é “evitar reinventar a roda” e reduzir a redundância das atividades baseadas em conhecimento. Ajudar a organização na contínua inovação de novo conhecimento, que posteriormente possa ser explorado e crie valor, aumentando o nível de competência dos funcionários.
Esses objetivos colaborarão no aprimoramento da produtividade, da inovação, na redução das probabilidades de tomar decisões erradas e, adicionalmente, eliminarão o problema de contar com poucos especialistas em diferentes funções dentro da organização.
Podemos destacar como objetivos estratégicos:
Para atingir os resultados esperados é necessário que o grupo responsável pela elaboração e implantação do projeto de Gestão do Conhecimento, além de conhecer bem a empresa, deve destacar as reais necessidades dos colaboradores, e como cada competência pode impactar no negócio e principalmente promover a integração das diversas áreas da empresa.
“A gestão do conhecimento é algo que todas as empresas terão de dominar se quiserem competir numa economia global” Ken Derr
[Crédito da Imagem: Gestão do Conhecimento – ShutterStock]
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